Netuno completa sua primeira órbita ao redor do Sol desde 1846

Por , em 19.08.2010

No dia 20 de agosto, Netuno estará no mesmo lugar em que foi descoberto, marcando a sua primeira volta ao redor do Sol desde 1846 – mostrando que seu ano dura 164 anos terrestres.

A descoberta de Netuno tem uma história interessante. Urano foi descoberto em 1781 por Sir William Herschel. Nessa época, astrônomos perceberam que o movimento de Urano não era exatamente o esperado, então eles começaram a suspeitar que houvesse outro planeta que estivesse influenciando seu campo gravitacional.

Em 1840, dois matemáticos calcularam exatamente a localização de Netuno a partir do movimento de Urano, mas não encontraram nenhum astrônomo disposto a procurar pelo seu planeta.

Finalmente, o astrônomo alemão Johan Galle, em 1846, resolveu procurar o planeta e encontrou uma pequena mancha azul-esverdeada que, mais tarde, seria batizada de Netuno. Ironicamente, Galle não foi o primeiro a observar o planeta. Na década de 1610 Galileu Galilei observou Netuno duas vezes, mas imaginou se tratar de uma estrela e não de um planeta.

Por um século, Netuno foi considerado o planeta mais afastado do Sol, até que Plutão foi descoberto, em1930. Agora, como Plutão não é mais considerado um planeta, Netuno tem a “honra” de ser o último da fila novamente.

Por causa de sua distância, Netuno não consegue ser visto a olho nu, como seu vizinho Urano (que pode parecer uma estrela diminuta). Mesmo com um telescópio amador, você veria apenas uma pequena esfera verde-azulada, como descreveu Galle. [MSNBC]

10 comentários

  • Ezio Jose:

    Legal! Uma gravidez para mulheres duraria 123 anos terrestre.

  • Ananias:

    Vo me muda pra la só assim não fasso aniversario tão seguido! heheheheeheeheh

  • Ivi Brasil:

    esse primeiro ano de netuno certamente tem algum destino astrológico. o que será? o que significa netuno na astrologia?

  • Dan:

    Rsrsrs, verdade né
    Parabens não vo estar aqui para ver seu proximo aniversário,
    Imagina uma vida em Netuno, acho que seria muito diferente o envelhecimento dos seres por lá

  • Marcos:

    He he he
    Bem criativos !!!
    Felipe, parabéns aí cara !
    Abraços

  • jean:

    todos q omentaram aqui nao vao ver o segundo aniversario desse planeta ^^ provavelmente meus filhos nem vaover tbm, ou veram quando ja estiverem bem velhinhos :O fica a responsabilidade de comemorar o niver de netuno para os nossos netos…

  • Jose Henrique:

    Bom, de uma coisa eu sei… Não queria trabalhar em Netuno… Imagine como seriam suas ferias “anuais”… isto é… Se você ainda estiver vivo pra desfruta-las…
    A vantagem que vc viveria e morreria com apenas um ano… hehe

  • Manu:

    Parabéns NETUNO, te vejo no próximo ano!!! 33 Milhões de Bjos.

  • Isaac Magalhães:

    Parabéns Netuno, fico muito feliz por viver e ver esse momento !! sei que não vou ver os seus outros aniversários, mas que esse seja o primeiro de muitos. (parece até que eu estou falando com o proprio netuno, UHSAUHASUhsauHSUAHuhsa.)

  • felipe:

    parabens netuno pelo seu primeiro aniversario.
    por conhecidencia 20 de agosto é meu aniversario também.

Deixe seu comentário!