Vídeo: Veja um buraco negro destroçar uma nuvem de gás

Por , em 19.07.2013

Enquanto se deslocava pela Via Láctea, uma nuvem de gás de origem desconhecida teve o azar de passar “perto” do buraco negro supermassivo que fica no centro da nossa galáxia, um encontro devidamente registrado por astrônomos do European Southern Observatory (ESO).

Quatro milhões de vezes mais massiva que o Sol, a nuvem de gás passou a uma distância de 25 bilhões de quilômetros do buraco negro – se chegasse um pouco mais perto, é provável que fosse completamente engolida. Ao invés disso, ela foi deformada e ganhou um formato alongado.

A dianteira da nuvem foi “esticada” por cerca de 160 bilhões de quilômetros em torno da órbita do buraco negro, e a força de atração fez com que ela atingisse a assustadora velocidade de 10 milhões de km/h (cerca de 1% da velocidade da luz).

Nos vídeos acima, você vê tanto as imagens reais quanto uma simulação feita por computador com base nos dados coletados pelos astrônomos – que precisaram de 20 horas de exposição e de um espectômetro infravermelho especial (SINFONI) para captar a fraca luz emitida pela nuvem.

Um artigo sobre a observação deve ser publicado em breve no periódico Astrophysical Journal.

[io9, ESO]