Netuno completa sua primeira órbita ao redor do Sol desde 1846

No dia 20 de agosto, Netuno estará no mesmo lugar em que foi descoberto, marcando a sua primeira volta ao redor do Sol desde 1846 – mostrando que seu ano dura 164 anos terrestres.

A descoberta de Netuno tem uma história interessante. Urano foi descoberto em 1781 por Sir William Herschel. Nessa época, astrônomos perceberam que o movimento de Urano não era exatamente o esperado, então eles começaram a suspeitar que houvesse outro planeta que estivesse influenciando seu campo gravitacional.

Em 1840, dois matemáticos calcularam exatamente a localização de Netuno a partir do movimento de Urano, mas não encontraram nenhum astrônomo disposto a procurar pelo seu planeta.

Finalmente, o astrônomo alemão Johan Galle, em 1846, resolveu procurar o planeta e encontrou uma pequena mancha azul-esverdeada que, mais tarde, seria batizada de Netuno. Ironicamente, Galle não foi o primeiro a observar o planeta. Na década de 1610 Galileu Galilei observou Netuno duas vezes, mas imaginou se tratar de uma estrela e não de um planeta.

Por um século, Netuno foi considerado o planeta mais afastado do Sol, até que Plutão foi descoberto, em1930. Agora, como Plutão não é mais considerado um planeta, Netuno tem a “honra” de ser o último da fila novamente.

Por causa de sua distância, Netuno não consegue ser visto a olho nu, como seu vizinho Urano (que pode parecer uma estrela diminuta). Mesmo com um telescópio amador, você veria apenas uma pequena esfera verde-azulada, como descreveu Galle. [MSNBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

10 respostas para “Netuno completa sua primeira órbita ao redor do Sol desde 1846”

  1. Rsrsrs, verdade né
    Parabens não vo estar aqui para ver seu proximo aniversário,
    Imagina uma vida em Netuno, acho que seria muito diferente o envelhecimento dos seres por lá

  2. todos q omentaram aqui nao vao ver o segundo aniversario desse planeta ^^ provavelmente meus filhos nem vaover tbm, ou veram quando ja estiverem bem velhinhos :O fica a responsabilidade de comemorar o niver de netuno para os nossos netos…

  3. Bom, de uma coisa eu sei… Não queria trabalhar em Netuno… Imagine como seriam suas ferias “anuais”… isto é… Se você ainda estiver vivo pra desfruta-las…
    A vantagem que vc viveria e morreria com apenas um ano… hehe

  4. Parabéns Netuno, fico muito feliz por viver e ver esse momento !! sei que não vou ver os seus outros aniversários, mas que esse seja o primeiro de muitos. (parece até que eu estou falando com o proprio netuno, UHSAUHASUhsauHSUAHuhsa.)

Deixe uma resposta