A China fechará 2mil fábricas para diminuir a poluição

Por , em 12.08.2010

O país quer reduzir os gastos de energia em 20% e, em um esforço para isso, o Ministro da Indústria chinês anunciou o nome de 2mil fábricas velhas e ineficientes que serão fechadas até o fim de setembro.

A lista inclui 762 fábricas de cimento, 279 fábricas de papel, 175 de ferro e 84 de couro. Já no começo de junho o Primeiro Ministro da China havia anunciado que tomaria medidas apropriadas para melhorar a situação dos gastos de energia e da poluição.

Apesar desse plano não resolver completamente os problemas ambientais chineses, é um importante passo para a meta da redução de 20% de gasto de energia. O uso de energia da China aumentou muito e o país está dependendo de importação de grandes quantidades de carvão e de petróleo para que sua indústria continue funcionando. Ambientalistas afirmam que o país também está emitindo a maior quantidade de gases “do efeito estufa” do que qualquer outro país.

De acordo com o Ministro da Indústria essas velhas fábricas serão fechadas por não serem mais tão eficientes. Ele declarou que a indústria chinesa deverá parar de se preocupar em ser “grande” e deverá se tornar “forte”.

Até agora o plano de energia chinês se mostrou eficiente – a eficiência de energia do país aumentou em 14%. Resta saber se os empresários ficarão felizes com o plano também. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!