A cobra com cauda em forma de aranha

Por , em 15.07.2013

Camuflada sobre rochas e areia, a Pseudocerastes urarachnoides deixa a ponta de sua cauda (que, como você pode ver na foto, tem um formato peculiar) à mostra, para atrair pássaros desavisados. Quando a ave percebe que se trata de uma armadilha, porém, já é tarde demais: em uma fração de segundo, o predador se transforma em presa.

Em 1968, o Museu de Campo de História Natural de Chicago (EUA) recebeu um exemplar dessa cobra, típica do Irã. Como não havia outra para comparar, não se sabia se a ponta da cauda era uma mutação, um tumor ou uma característica da espécie, que ficou praticamente esquecida por quase 40 anos.

A P. urarachnoides voltou aos holofotes da ciência em 2003, quando o pesquisador iraniano Hamid Bostanchi conseguiu capturar mais um exemplar. Uma análise rápida reforçou a ideia de que a peculiar ponta da cauda era uma característica própria da espécie – isso foi confirmado cinco anos mais tarde, quando outro cientista, Behzad Fathinia, conseguiu uma P. urarachnoides viva.

Para testar a utilidade da suposta isca, Fathinia colocou a cobra e uma galinha no mesmo ambiente. A cobra se manteve estática, movendo apenas a ponta da cauda. Para a infelicidade da ave, a estratégia da P. urarachnoides funcionou.

Contudo, a origem dessa formação permanece um mistério. Afinal, se tantas cobras conseguem sobreviver com “iscas” mais simples, por que teria surgido (e prosperado) uma versão mais complexa?[National Geographic]

• Jonas Andrade:

A ponta da cauda lembra uma lacraia, e não uma aranha.

• mizinha:

não basta ser só cobra tem que ser aranha tambem …. ¬¬

• grasisuperstar:

Pelo amor de Deus Guilherme, vamos falar de outro assunto????que medo!!!

• Markus Ethur:

Do latim…. “molheris-periguetis”

Há uma outra espécie que usa a mesma tática para abocanhar grandes presas que se deixam levar pelo movimenta da cauda:

É a “Putas piriguetis”

armadilha fantastíca dessa serpente

• Thamiris Medeiros:

Se a cauda e assim pra que ver a cara do bicho?
    Deve ser feia pra caramba hein?

• Janilson Lima:

Preste bem atenção na imagem: a ponta da cauda está ao lado da cabeça dela. Quando você perceber, será tarde demais….kkk