A criatura mais esquisita do mundo é mamífero, réptil e ave

Por , em 8.05.2008

Para descobrir as relações evolucionárias entre o ornitorrinco e os outros animais, os pesquisadores compararam o genoma de uma fêmea, que apelidaram de Glennie, com o dos humanos, rato, cães, opossums e galinhas. Estas últimas foram incluídas para representar os animais que botam ovos e, assim como répteis extintos, passaram muito de seu DNA para o ornitorrinco e outros mamíferos no curso da evolução.

Revista HypeScience

Com aproximadamente 2,2 bilhões de pares de base, o ornitorrinco tem cerca de dois terços do tamanho do genoma humano, os pesquisadores descobriram. Ele compartilha mais de 80% de seus genes com outros mamíferos.

Assim como os humanos eles carregam cromossomos X e Y. Mas diferentemente de nós, estes não são cromossomos sexuais. “Isso significa que nós podemos voltar no tempo em que nossos cromossomos sexuais eram apenas cromossomos comuns”, disse Jenny.

A pesquisa revelou que o animal possui 52 cromossomos, incluindo 10 cromossomos sexuais.

O genoma também incluía seções de DNA ligados a botar ovos e outros a lactação. Como os ornitorrincos não possuem mamilos os filhotes sugam o leite através da pele abdominal da mãe.

Outra esquisitice: Enquanto o animal nada ele mantém seus olhos, narinas e ouvidos fechados e seu bico funciona como uma antena detectando os fracos campos elétricos das presas ao redor. Mesmo assim o genoma do animal revela genes olfativos.

O estudo, que incluiu mais de cem cientistas ao redor do mundo foi financiado pelo National Human Genome Research Institute (NHGRI). [Fonte]

• Phyllipe Leen:

Já pensou se nós humanos tivessemos 50 cromossomos semelhante ao do ornitorrinco, seria uma bizarrice em tanto, botariamos ovos e voariamos! Asuhasuhasuh. Que louco!

• ELIAS DA COSTA ALMEIDA:

OLÁ, ESTOU DE VOLTA, BEM COM RELAÇÃO A O ORNITORRINCO ELE RALMENTE É UM DOS ANIMAIS MAIS ESQUESITOS DO MUNDO,AGORA EU PERGUNTO PARA O SITE;SE ELE TEM PÉ DE PATO COMO MOSTRA NA INLUTRAÇÃO PORQUE NÃO COLOCOU UM PATA AU INVEZ DE UMA GALINHA???…SERÁ QUE ELE TEM UM CROMOSOMO DE GALINHA OU DE PATO QUE DEFINE OS PÉS DELE???…ISSO EU GOSTARIA DE SABER.

• Julio Cezar da Silva:

Amigo, não precisa “gritar”, se é que me entende…

• ELIAS DA COSTA ALMEIDA:

SEMPRE GOSTEI DE CIÊNCIAS, POIS ESTOU NO LUGAR SERTO ESSE SITE TEM TUDO QUE EU PRECISO PARA ME TORNAR UM CIDADÃO INFORMADO…

• O Contrato Social:

ta serto

• Fernando Dickinson:

Sempre achei o ornitorrinco uma aberração da natureza…
    É muito estranha essa mistura de características diferentes em apenas um animal!

• KiM³:

Concordo com o Jasel. Saber que existe um animal como esse nos faz questionar o quanto a natureza é grande e poderosa.

• Micka:

O equidna também é um animal esquesito, é parecido com o ornitorrinco, mas, não “leva uma mistura tão grande”.

• jasel giavoni:

A existência de um animal com todas estas características faz pensar que a natureza é mesmo o livro mais excepcional que existe.
    Um livro no qual estão inscritas a flexibilidade, a diversidade, a liberdade, a imensa criatividade dos incontáveis processos da Criação.
    Outra reflexão sugestiva é que apenas 2 animais reunem as características apresentadas… penso que se fossem muitos não prestaríamos a devida atenção e não faríamos as descobertas já feitas!