A criatura mais esquisita do mundo é mamífero, réptil e ave

Por , em 8.05.2008

Revista HypeScience
O genoma do ornitorrinco é uma colcha de retalhos com características de mamíferos, aves e répteis. Crédito: Zina Deretsky, National Science Foundation.

O ornitorrinco possui pêlos como um mamífero, pés de pato como uma ave, põe ovos e possui veneno como um réptil. E o manual de instruções da natureza para este “esquisitão”, veja só, é igualmente uma confusão.

Pesquisadores acabaram de mapear o genoma de um ornitorrinco fêmea. A seqüência genética deste monotremado (classificação de ser vivo que pertence à ordem de mamíferos australianos que põem ovos) foi detalhada na edição de oito de maio da revista científica Nature.

“O ornitorrinco é um desmembramento muito antigo da árvore dos mamíferos, portanto a 166 milhões nós compartilhamos o nosso último ancestral com os ornitorrincos”, disse Jenny Graves, membro do estudo e gerente do Comparative Genomics Group na Universidade Nacional da Austrália. “E isso os coloca em algum lugar entre os mamíferos e répteis, pois eles ainda mantêm muitas características reptilianas que nós perdemos. Por exemplo: eles ainda põe ovos.”

“Portanto nós podemos usá-los para traçar as mudanças que ocorreram desde que deixamos de ser répteis: produção de pêlos e leite para dar nascimento direto à nossa prole.”

Este mamífero primitivo vive em tocas cavadas ao longo de córregos e rios nos quais captura sua comida, no leste da Austrália. Seu corpo plano e aerodinâmico possui 50 cm, com uma cauda na ponta que lembra uma raquete de pingue-pongue e quatro pés com membranas entre os dedos. O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um dos dois mamíferos — o outro é a equidna — que bota ovos. E diferente de qualquer outro mamífero, o ornitorrinco macho pode injetar veneno em outros animais e humanos através de uma espora que possui em ambas as patas taseiras. Continue lendo…

• Phyllipe Leen:

Já pensou se nós humanos tivessemos 50 cromossomos semelhante ao do ornitorrinco, seria uma bizarrice em tanto, botariamos ovos e voariamos! Asuhasuhasuh. Que louco!

• ELIAS DA COSTA ALMEIDA:

OLÁ, ESTOU DE VOLTA, BEM COM RELAÇÃO A O ORNITORRINCO ELE RALMENTE É UM DOS ANIMAIS MAIS ESQUESITOS DO MUNDO,AGORA EU PERGUNTO PARA O SITE;SE ELE TEM PÉ DE PATO COMO MOSTRA NA INLUTRAÇÃO PORQUE NÃO COLOCOU UM PATA AU INVEZ DE UMA GALINHA???…SERÁ QUE ELE TEM UM CROMOSOMO DE GALINHA OU DE PATO QUE DEFINE OS PÉS DELE???…ISSO EU GOSTARIA DE SABER.

• Julio Cezar da Silva:

Amigo, não precisa “gritar”, se é que me entende…

• ELIAS DA COSTA ALMEIDA:

SEMPRE GOSTEI DE CIÊNCIAS, POIS ESTOU NO LUGAR SERTO ESSE SITE TEM TUDO QUE EU PRECISO PARA ME TORNAR UM CIDADÃO INFORMADO…

• O Contrato Social:

ta serto

• Fernando Dickinson:

Sempre achei o ornitorrinco uma aberração da natureza…
    É muito estranha essa mistura de características diferentes em apenas um animal!

• KiM³:

Concordo com o Jasel. Saber que existe um animal como esse nos faz questionar o quanto a natureza é grande e poderosa.

• Micka:

O equidna também é um animal esquesito, é parecido com o ornitorrinco, mas, não “leva uma mistura tão grande”.

• jasel giavoni:

A existência de um animal com todas estas características faz pensar que a natureza é mesmo o livro mais excepcional que existe.
    Um livro no qual estão inscritas a flexibilidade, a diversidade, a liberdade, a imensa criatividade dos incontáveis processos da Criação.
    Outra reflexão sugestiva é que apenas 2 animais reunem as características apresentadas… penso que se fossem muitos não prestaríamos a devida atenção e não faríamos as descobertas já feitas!