Google está construindo uma máquina do tempo

Por , em 7.05.2010

Não, ela não irá transportar você para o passado assim que você digitar um ano em sua caixa de busca, mas permitirá que técnicos da Google pesquisem seu futuro.

O sistema se chama “Recorded Future” (algo como “registro futuro”) e ninguém tem muitas informações sobre a ferramenta ainda, mas já podemos adiantar que analistas financeiros e outros profissionais poderão ter acesso a projeções do mercado futuro.

O Google Recorded Future não é uma parte do Google, mas um investimento da empresa.

Ele funciona pesquisando a internet e coletando referências a eventos futuros, colocando-os em uma base de dados. Depois, um algoritmo analisa tudo e coloca as conclusões à disposição do usuário.

O usuário, por sua vez, pode usar três tabelas de pesquisa: “quem”, “o que” e “quando”.

Parece muito simples, mas, com a Google, é difícil prever o futuro. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Wesley C Paixão:

    Impossível…

    O futuro sempre muda!

  • Rodrigo Paim:

    Que é profecia, se não a história ao reverso?

    Analizar o passado e os fatores pré-existentes do presente, para prever um futuro aproximado, muito útil.

  • Pyxis Lynx:

    O futuro não existe, ele pode ser manipulado no presente, falou!

  • Jerah del Valle:

    Hhmmm…nao to com tempo para falar muito, mas como sou viciado em logica, enxergo isso de forma bastante simples ( na teoria, e claro ).

    Veja bem, se vc possui uma ferramenta que, por exemplo, registra, anaoisa, cataloga e compara todas as informacoes disponiveis na internet ( desde SEMPRE, passadas e atuais ), pode, sim, APROXIMAR acontecimentos futuros, porque, tirando “imprevistos absurdos””, os MESMOS FATORES IRAO PROVAVELMENTE LEVAR AO MESMO RESULTADO, saca ?

    Um exemplo bem idiota :

    1) Voce pega a historia do Fidel Castro ou do Arnold Schwarzenegger ou do Bush, etc. Desde a infancia, analisando TODOS OS DADOS possiveis e imaginarios. Fatores INTERNOS e EXTERNOS a ele. TUDO, enfim, que ( supostamente ) tiver na net sobre ele.

    2) Se vc conseguir catalogar e cruzar isso TUDO com outra pessoa qualquer que apresente os mesmos tracos de carater, a mesma educacao, resida num pais com o mesmo perfil politico, BLA, BLA, BLA, BLA ( ATENCAO, A IMPROBABILIDADE DA COISA E JUSTAMENTE A QUANTIDADE ABSURDA DE “BLA,BLA,BLA” A SER CONSIDERADA ), vc poderia dizer com uma “certeza” muito proxima QUEM SERIAM OS CANDIDATOS MAIS PROVAVEIS A SE TORNAREM O “PROXIMO FIDEL, ARNOLD, BUSH, etc”, saca ?

    Nao tem misterio. Basta parar de pensar em “gente” como almas, espiritos, etc, e comecar a pensar apenas como MATERIAL HUMANO. Vc tem os gens e tem o meio que cerca o individuo ( de onde, provavelmente, ate a ESPOSA E FILHOS dele surgirao ! )….JUNTA TUDO, CRUZA E “JA E”.

    Agora, quero ver e essa ferramenta REGISTRAR, PROCESSAR, CATALOGAR e CRUZAR TODOS OS DADOS EXISTENTES NA INTERNET ( de forma direta e indireta ) SOBRE UM ASSUNTO ESPECIFICO.

    Isso e que eu quero ver… 😉

    ( desculpem a pressa )

    • Israel Raizer Cruvinel:

      Já pensei sobre isso… se a gente puder ler os neurônios de alguém, com processamento suficiente poderemos prever o pensamento dessa pessoa

  • Jor-el:

    deu apenas para ficar na expectativa e ver o que realmente vai dar essa nova ferramenta do Google, porém se for igual o programa Webbot que varre a net em busca informações e acontecimentos futuros, então a internet está alcançando um patamar de nivel utópico, quando o assunto é pesquisa na nossa grande rede mundial; a WEB.

  • Moon:

    Heh. O que eles estão tentando criar é um “Demônio de Laplace” digital.
    Em teoria todos podemos prever o futuro já que ele é criado a partir de condições pré-existentes. O que esse tal “Recorded Future” fará será calcular variáveis de acontecimento para assim encontrar as chances de eventos acontecerem e assim, mostrar a opção mais correta de evento futuro.
    Todavia, como ele vai usar dados não-reais e sim informação contida na internet, um fonte não tão confiável diga-mos, as chances de darem certo são menores.
    Sobre o “Demônio de Laplace” ao qual me referi, ele é um experimento que foi concebido por Pierre Simob Laplace. Segundo esse experimento, dados a posição original de uma partícula, sua trajetória e velocidade é possível calcular onde ele estará em qualquer momento e assim prever reações futuras em larga escala. Claro que não existe computador nenhum capaz de calcular isso já que seriam necessários trilhões de operações matemáticas em frações de segundo para que o resultado fosse satisfatório.

  • igor souza:

    não entendi, como é possível prever o futuro? como disse o Fernando, ” falou muito e não disse nada”

  • @AtomicBlue:

    Vou deixar aqui claro, frente a determinados comentários impertinentes no site, que compreender uma matéria DEPENDE MUITO de quem a lê.
    Qual é o seu nível de conhecimento, instrução, raciocínio, pra compreender o que anda lendo?

    Atenção ao que eu disse, porque não estou dizendo que ninguém aqui deva ser bacharel em Física quântica pra compreender uma matéria sobre buracos de minhoca, ou em Ciência da Computação pra compreender a matéria acima.

  • Marcus:

    Chico Lobo: Apesar de Stephen Hawking falar inglês, acho que ele não seria burro o suficiente para escrever alcança com S

  • Ricardo Schirmer:

    Mais uma vez, concordo com o Fernando Sávio

  • Robert:

    concordo com o fernando.

  • Fernando Sávio:

    Falou tudo mas não disse nada…
    Vou esperar a notícia completa quando a google anunciar oficialmente esse novo recurso!

  • edison:

    tecnologia tem que estar alinhado com virtude humana= holo tecnovirtudinal humano. Equilibrio sistemico, integral e total da especie humana, agora!

  • Daniel:

    bacana…

  • Chico Lobo:

    So tenho a dizer que concordo com Stephen Hawking quando diz:
    QUANTO MAIS TECNOLOGIA UMA CIVILIZAÇÃO ALCANSA, MAIS PRÓXIMA DO SEU FIM ELA ESTÁ.

  • Gray:

    Me pareceu ser algo similar ao que empresas de cartões de crédito já fazem… De acordo com seu perfil de compras, é possível prever quem pode receber uma promoção, quem pode perder o emprego, se divorciar, e etc…E até com alguns anos de antecedência

    Com isso, podem liberar mais crédito para você, ou recusá-lo

  • Rap:

    Mas, e se os cálculos estiverem errados? Isso não poderia falir várias empresas?

  • António Toscano:

    Hum que interessante…

  • Carlos:

    Já existe um registro da Internet, The Internet Archive, conforme se pode ver em http://www.archive.org/web/web.php

    Nesse site, usando-se a WayBack machine, pode-se pesquisar Websites extintos e uma páginas antigas de qualquer local.

Deixe seu comentário!