A lâmpada que dura 20 anos

Por , em 1.05.2012

Quanto você estaria disposto a pagar por uma lâmpada incrível, que pode durar até 20 anos, e que, de quebra, vem com um design futurista?

Consumidores estadunidenses já podem se fazer essa mesma pergunta, já que essa lâmpada chegou recentemente às suas prateleiras.

Criada pela empresa holandesa Philips – que ganhou o concurso “Prêmio L” do congresso norte-americano para criar uma substituta para a lâmpada incandescente em 2007 –, a nova lâmpada é feita de LED e custará cerca de 60 dólares, ou 100 reais, aproximadamente.

Motivo? Vários governos já anunciaram a retirada do tradicional bulbo incandescente das prateleiras. A União Europeia, por exemplo, comprometeu-se a tirar o bulbo incandescente do mercado até o fim deste ano, pois ele desperdiça na forma de calor nada menos que 95% da energia que utiliza.

Por outro lado, a lâmpada fluorescente, que nasceu para assumir seu lugar, chega a gastar 80% menos energia, além de ter vida útil superior a 10 mil horas – contra apenas mil horas da incandescente.

Mas, apesar dessas vantagens, a lâmpada fluorescente contém substâncias tóxicas, como mercúrio e pó do fósforo, fato que dificulta seu descarte e ameaça o meio ambiente.

A nova heroína do pedaço

A lâmpada da Philips é a mais eficiente criada até hoje. Ela utiliza só 10 watts de energia e economiza o equivalente a oito dólares (R$ 14) por ano em eletricidade. E seu período de vida é impressionante: 30 vezes mais longo que o da incandescente.

O que pode a inviabilizar é o preço, que reflete a boa qualidade de seus componentes bastante caros, como chips, diodos, etc.

A corrida agora está em produzir lâmpadas que produzam 100 watts, segundo a Philips. E esse é um desafio e tanto, pois espremer vários LEDs em um pequeno espaço produzirá muito calor, que destruirá a lâmpada se ela não for devidamente resfriada. [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • CMagalha:

    Há aplicações especiais para as quais a lâmpada incandescente ainda é necessária.

    Tenho uma dentro da chaminé da churrasqueira para iluminar e facilitar a manipulação das carnes em dias de menos sol ou mesmo à noite.

    Uma lâmpada fluorescente fica escura, a fuligem adere em torno e é inútil após pouco tempo de uso.

    A incandescente dura muito tempo mesmo !

  • Renato Almeida:

    60 dolares = 100 reais ? la fora né aqui vai ser 300 reais ou mais .

Deixe seu comentário!