Luta com espadas longas: um incrível novo (velho) esporte

Por , em 20.09.2014

Se você é uma dessas pessoas que nem pisca quando vê uma luta com espadas em filmes de ficção, então talvez esse esporte chame sua atenção! E, digo mais: talvez seja perfeito para você. Chamado de luta com espadas longas, é o renascimento de uma antiga arte esquecida.

A luta com espadas longas

Essa modalidade pode ser o que a gente chama de novo-velho esporte. A arte marcial era bastante disseminada entre os europeus há muitos anos, e era chamada de HEMA. Ela incluía movimentos com vários tipos de espadas e é um esporte muito acessível.

Ao contrário do que você pode imaginar, a modalidade não requer o uso de trajes teatrais e armaduras em estilo medieval. Os praticantes usam roupas normais, com algumas proteções em lugares estratégicos, que se parecem com os aparatos dos lutadores de esgrima, por exemplo.

As lutas têm regras complexas e usam um sistema de pontuação baseado nas regras antigas da modalidade. Os competidores usam espadas de aço com lâminas não afiadas, para que sua segurança seja garantida. Afinal, a ideia é praticar um esporte e não transformar as lutas em uma partida de Mortal Kombat.

O que define uma luta?

Habilidade e técnica, especialmente no caso das lutas com espadas, são as variáveis que definem os resultados. Tamanho e força aqui não são um grande documento.

Tempo de luta

As lutas costumam ser rápidas e às vezes até brutais: a chave para a arte está em dar um golpe certeiro e evitar o contragolpe do adversário. No entanto, até mesmo os melhores lutadores acabam ganhando grandes hematomas, que exibem com certo orgulho. Isso com certeza é uma herança medieval da modalidade. [io9, NY Times]

E aí, se animou? Você também pode aprender luta medieval

Você também podem praticar os vários estilos de luta medieval:

Mais informações sobre a HEMA Brasil: http://goo.gl/OtSooY

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Guiarony Machado:

    Parabéns pela matéria! A modalidade em questão do vídeo se chama HEMA (“Artes Marciais Históricas Européias” abreviação de “Historical European Martial Arts” ou HEMA em inglês), e como presidente da HEMA Brasil fico feliz de ver material em português, muito obrigado!

    • Cesar Grossmann:

      Guiarony, onde é feito o treino de HEMA no Brasil? Há alguma página onde os locais de treino são listados? Existem eventos HEMA no Brasil?

      Obrigado pela sua participação!

    • Guiarony Machado:

      Olá Cesar obrigado pela sua mensagem, o site da HEMA Brasil está em construção mas na página do grupo esgrima medieval temos uma lista de interessados com pessoas pelo Brasil todo: https://www.facebook.com/groups/120153367352/
      Mais novidades em breve,
      Abraço!

  • Kabal Sorbus:

    Obrigado pela postagem. O esporte precisa de divulgação.

    HEMA é sigla de Historical European Martial Arts.
    É uma prática de reconstrução das técnicas marciais medievais e renascentistas da Europa a partir de manuais de luta da época (conhecidos como fechtbuchen), sendo a Espada Longa frequentemente abordada. A partir dos desenhos e / ou textos, as técnicas vão sendo reconstruídas por dedução e experimentação marcial baseadas em diferentes mestres e conhecimento biomecânico e marcial.

    • Matheus Matos:

      Gostei, porem as armas, são leves demais, quase não se usa o corpo no combate, você pode defender e atacar ao mesmo tempo sem esforço.

Deixe seu comentário!