A mais bizarra coluna vertebral em um mamífero

Por , em 31.07.2013

Desde sua descoberta, mais de 100 anos atrás, o Scutisorex somereni (o “musaranho herói”) tem espantado os cientistas com sua coluna vertebral estranha.

Ela tem mais vértebras que os mamíferos (10 a 11 vértebras lombares, contra 5 vértebras nos humanos, por exemplo) e são extremamente fortes – um homem de 60 kg pode subir sobre o bicho e ele não vai nem piscar. Entre os nativos africanos da região em que é encontrado, o musaranho tem papel especial; sua coluna e pele são usadas como talismã de proteção em guerras.

Mas o mistério que persistia era a evolução desta coluna: como foi que surgiu, e qual benefício traz para o animal? Os musaranhos comuns não tem uma coluna vertebral tão forte quanto a do herói, e a diferença tão extraordinária e sem uma espécie intermediária fez com que se formulasse a hipótese de que esta alteração tivesse surgido rapidamente, e teria sido importante em pouco tempo.

Como o musaranho era visto em regiões pantanosas com palmeiras, onde eram colhidos cocos, a maioria dos pesquisadores acreditava que a coluna tinha a função de proteger o animal da queda de cocos. Já o Dr. Lynn Robbins, que estudou a espécie nos anos 1970, tem uma hipótese diferente. Segundo ele, os musaranhos podem usar a forte coluna vertebral como alavanca para separar as folhas da palmeira e chegar à base das mesmas, e comer os vermes que se escondem ali.

A descoberta de uma nova espécie de musaranho, com apenas 8 vértebras lombares, pode ser o elo que faltava para os biólogos desenharem a evolução do “musaranho herói”. A análise molecular provou que a nova espécie é parente do musaranho herói, o que dá esperança a Robbins e outros cientistas de desvendarem a evolução do herói.

Mas o novo musaranho descoberto também mostra uma outra coisa importante, segundo Robbins. “As pessoas costumam achar que a era das descobertas já terminou, que talvez venhamos a descobrir novas espécies de bactérias, mas que em se tratando de mamíferos e vertebrados, já descobrimos tudo que há para descobrir. Mas este não é o caso. Estamos descobrindo novas espécies o tempo todo”. [LiveScience, Running Ponnies, BBC, The Life You and I Never Knew, The Lord Geekington]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Samuel Junior:

    A resposta da tua afirmação Givanildo se chama Teoria da Evolução, uma das teorias mais bem documentadas, estudadas, comprovadas, provadas e criadas até hoje pela ciência.
    Duvida? Só mostrar que a Teoria da Evolução é errada e seu nome ecoará por toda a história humana.

    • mwcarval:

      Concordo com o Samuel, apesar de ainda estarmos distantes de todas as respostas sobre a evolução, a unica coisa q me deixa em certo grau desconfiado, se tratando da teoria da evolução e até mesmo da propria ciência atual, é a forma como alguns pesquisadores e cientistas manipulam ou inventam informações para comprovar suas ideias, se criou uma certa “religiosidade” no meio cientifico q me dá comichão, mas, tenho convicção que sempre a “real” ciência prevalecera.

    • Marcelo Ribeiro:

      A teoria da evolução tem 150 de acúmulo de evidências. Sim, alguns cientistas podem ser charlatões, podem fraudar suas pesquisas, mas em algum momento eles são desmascarados, pois a ciência se auto-regula. Nada é aceito como verdade absoluta e todo e qualquer resultado está aberto a ser reproduzido.

  • Givanildo Calixto:

    Deus é muito criativo e poderoso!!!
    Não há como tanta ‘inteligência’ ter-se feita por si mesma. Isso é loucura.

Deixe seu comentário!