A Mona Lisa revela mais segredos
Cientistas aplicaram raios-X na famosa pintura de Da Vinci para entender melhor o sombreamento da obra de arte.
A obra-prima de Leonardo Da Vinci foi investigada por Philippe Walter, que descreveu as camadas ultra-finas de tinta usadas para fazer a transição sutil da luz para a escuridão no quadro.
As informações ajudam especialistas a entenderem melhor a técnica do “sfumato” que Da Vinci e outros pintores renascentistas usavam para produzir tons delicados de sombra em suas telas.
O raio-X foi necessário porque as pinceladas usadas na Mona Lisa não deixam rastros de sua técnica que sejam visíveis à olho nu. A equipe de Walter usou o raio XRF, que é uma técnica não destrutiva e, além de tudo, torna desnecessária a remoção de amostras da tela.
Não só a Mona Lisa foi investigada, mas também outros nove retratos produzidos por Da Vinci. Pela análise ficou claro que o artista era capaz de dar pinceladas de apenas poucos micrômetros de grossura, fazendo que todas as suas pinturas não passem de 30 micrômetros de espessura – mostrando a técnica incrível que ele possuía.
O estudo foi feito dentro do Museu do Louvre, onde a Mona Lisa é armazenada. [BBC]
5 comentários
Essa mulher com cara de peidei é horrível. Talvez a grande importancia realmente esteja na tecnica utilizada para pintura, porque o negocio é feio.
da Vinci usava seu proprio auto retrato para fazer rostos humano,jesus ,monalisa e outros .
li em um livro que o nome mona liva vem dos nomes dos deuses Amon e Isis(L’ISA), ele era homosexual por isso suas obras tem um pouco do masculino e do feminino, a mona lisa é o seu auto-retrato feminino
Falando da grossura das camdas das pinceladas de Da Vinci, gostaria que vocês pudessesm melhorar a cor e o tamanho da fonte dos textos. A cor não ajuda e a fonte é muito pequena. Nas técnicas de ambietnação de sites isto é um problema. Quanto ao artigo, Da Vinci sempre nos surpreendeu por suas técnicas e seus conceitos que estão muitos anos além de sua era. Até hoje, feitos como o da sua pintura não são reproduzidos em exatidão e em qualidade técnica.
Noticia relevante esta acho desinteressante e até mesmo enfadonha..