A origem do Twitter

Por , em 17.05.2011

Você sabe como surgiu o Twitter? Antes da rede social ser pública, era apenas uma espécie de “AIM” (AOL Instant Messenger, popular software de mensagens instantâneas da AOL) no pager de seu fundador, Jack Dorsey.

Jack Dorsey tinha uma paixão por mensagens instantâneas. Ele até lançou um software chamado D-Net, em 1999. Ele também adorava ler os status de seus amigos no AOL Instant Messenger, e um belo dia quis combinar os dois.

A ideia de Jack era que ele gostava de ver as atualizações de status dos amigos, mas também gostava muito de ter a opção de estar “distante”, fazendo algo longe do teclado. Um software de mensagens instantâneas não permitia isso.

Na época, Jack tinha um pager RIM 850, o primeiro dispositivo com e-mail. Ele programou um sistema no qual poderia mandar um e-mail com seu status para qualquer lugar, que, para sua surpresa, funcionou. Ele também podia, em um intervalo regular, ver sua lista de amigos e obter as atualizações enviadas para o seu endereço de email.

Apesar da ideia ser muito legal, o número de pessoas em 2001 que tinham dispositivos móveis do tipo era mínimo. A hora não era certa para tal “revolução”. Já em 2006, quando ele estava trabalhando para Evan Williams no Odeo, Jack ressuscitou sua ideia.

Ele combinou os aspectos de cronograma do “LiveJournal” com as atualizações de status dos softwares de mensagem instantânea, mais o conceito de envio geral à distância, e… O resto você já conhece. Nasceu o Twitter.[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • José Luís:

    Na minha opinião, o uso que dão ao Twitter é tão ruim quanto o que dão ao Tumblr.

  • Pensador®:

    Twitter é para quem não tem o que fazer. Não vejo utilidade nesta coisa.

Deixe seu comentário!