Criado material que parece desafiar as leis da física

Por , em 20.06.2013

Anos de pesquisa resultaram em um estranho tipo de material que, sob pressão, se expande ao invés de se contrair. “É como apertar uma pedra e formar uma esponja gigante”, compara a química Karena Chapman, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Submetendo uma amostra de cianeto de zinco a pressões de 0,9 a 1,8 gigapascal (9 mil ou 18 mil vezes a pressão atmosférica a nível do mar), Chapman e sua equipe conseguiram tornar o material poroso.

O método altera o arranjo molecular do material, o que permite um controle maior de sua densidade e da absorção e liberação de substâncias. Agora, a equipe pretende testá-lo em outros materiais. “Essa descoberta contra-intuitiva poderá dobrar o número de materiais porosos disponíveis, o que irá aumentar seu uso em fármacos, no recolhimento de poluentes, e na separação de materiais e catálise”.[SpaceMart, Journal of the American Chemical Society]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • franklucca:

    Seia otimo na area da construção. Principalmente em ambientes de grande pressão ou gravidade. Economizaria material e poderia ainda agregar outros beneficios composto algum material inteligente por exemplo.

  • Antonio J Santos:

    Este material parece ter grande número de aplicações principalmente em industrias aeroespaciais e subaquaticas, pois até hoje não temos nenhuma estação de pesquisas (que se saiba) submarina!!!

  • Halter Egoo:

    Bom.

  • Agatha Silva:

    Seria bom saber quais seriam as utilidades para esse material curioso.

  • Natan Bittencourt:

    Desafiando as leis da termologia

  • Andre Luis:

    Material interessante, mas bem esquisito!

Deixe seu comentário!