A parte leste da China tem o ar mais poluído do mundo

Por , em 28.09.2010

Cientistas canadenses desenvolveram um mapa mundial de poluição do ar, coletando dados de satélites, e descobriram que a parte leste da China, onde fica a maior concentração industrial do país, tem o ar com a menor qualidade do mundo.

Os cientistas da Universidade de Halifax construíram então esse mapa, cujas cores variam de acordo com a densidade de partículas do ar de cada região. Azul representa as áreas pouco poluídas. Os amarelos e os vermelhos as áreas com maior concentração de poluentes. Como você pode ver o vermelho mais forte localiza-se na China.

Apesar dos dados usados para a construção do mapa serem de 2006, pesquisas mostram que a qualidade do ar da China só vem declinando desde então. Um estudo que analisou a área da Foz do Rio Yangtze mostrou que, pela região ter se industrializado muito rapidamente e ter uma enorme densidade populacional, a área passou por mudanças drásticas na sua atmosfera.

Como todos sabem, vários problemas decorrem da falta de qualidade de ar – tudo porque as partículas finas de poluição entram em nosso organismo e vão parar nas nossas vias respiratórias, causando bronquite, asma, doenças cardiovasculares, entre outras. Através desses estudos a China deve se preparar para salvar seus habitantes dessas doenças e criar políticas ambientais que reduzam a poluição nas áreas industriais.

Lógico que isso iria contra os interesses econômicos imediatos do país mas, a longo prazo, essa mudança se tornaria necessária até mesmo na produção industrial, já que, se isso não for feito, os recursos naturais e humanos da China serão esgotados. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • yahoo lixo:

    Se o mundo fizer o mesmo que a Inglaterra, proibir o uso de carros a gasolina e a diesel, a poluição irá diminuir.

    • Cesar Grossmann:

      Da última vez que eu vi, a Inglaterra não tinha proibido o uso de carros a gasolina e a diesel.

  • Marcos Soares:

    Falam que o EUA é um dos maiores poluidores… vejo o mapa azul sobre eles o.O’

  • Manuel Bravo:

    Dá para ver no mapa que existem paises que poluem o ar
    de outros paises, como é o caso da China…

  • anonimo:

    Será que é porque a china é comuninsta? e se o Brasil se tornar comunista também ,e ai?

    • yahoo lixo:

      Claro que não..
      1º A China deixou de ser comunista há anos! As indústrias capitalistas que cooperam com a poluição do ar.
      2º O modo de governo atual do Brasil é parecido com o da China, então já era para o Brasil estar como ela, se essa é a sua teoria.

  • Daniel:

    por isso que deviam ter uma ordem mundial pra reduzir a população aos pouco ate ficar unas 5 bilhões, que ja e o bastante…

    • yahoo lixo:

      Não precisa nem de uma nova ordem mundial para reduzir a população. Isso já aconteceu nas antigas ordens mundiais, e acontece todos os dias.

    • Cesar Grossmann:

      Em geral, basta melhorar as condições de vida das mulheres para a fertilidade média cair. Educação, liberdade, saúde, e a mulher passa a escolher quantos e quando quer ter filhos. Funcionou em países desenvolvidos.

  • Pedro Marinho:

    De fato, as maiores cidades do mundo estão ‘azul da cor do mar’. @WHY

  • Hugo:

    Brian, se for isso essa reportagem e esse mapa nao quer dizer nada do mesmo jeito. Assim esse seria um mapa de ar com mais partículas, que poder não ser exatamente poluição.

    Na China também tem o deserto de Gobi e em Beijing tem tempestades de areia vinda do deserto toda primavera. Então nesse mapa Beijing seria considerada mais poluída do que realmente é. Continua sems er confiável.

  • Felipe:

    Este é um dos preços que se paga por ter um crescimento econ. de mais de 10% ao ano por um longo período!

  • Lucas:

    coitados…

  • brian:

    Hugo, observe com mais calma… esqueça a materia e faça uma analise. Quanto mais particulas no ar, mais sujo ele é. o lance do deserto do saara pode ser apenas poeira.

  • Hugo:

    “cujas cores variam de acordo com a densidade de partículas do ar de cada região”. Eu acho que o ar ser denso não indica exatamente poluição. Nesse mapa, os EUA está azulzinho, assim como o Brasil com suas mais de 200 milhões de cabeça de gado. Enquanto isso o deserto do Saara, onde a industrialização e o povoamento beira o zero, possui o segundo ar mais “poluído” do mundo.

    Meia confusa essa reportagem.

Deixe seu comentário!