A verdade sobre 12 mitos relacionados à saúde

Por , em 12.09.2010

Ditados populares, ensinamentos das nossas mães, coisas que vemos em filmes, enfim, há uma gama de mitos sobre saúde que nos espantam. Será que os truques que conhecemos funcionam? Será que é verdade que não podemos nadar depois de comer? Confira a lista.

Mito 1: você não deve cortar a casca do pão, porque ela é cheia de vitaminas

Em 2002, pesquisadores descobriram que no processo de cozimento do pão, ele produz um novo tipo de antioxidante que combate o câncer que é oito vezes mais abundante na casca do que no miolo. Ainda assim, é mais importante comer um pão de trigo integral inteiro, com ou sem a casca, porque é cheio de nutrientes, como fibras. Procure por essa característica nos pães que comprar.

Mito 2: Se você sair com o cabelo molhado, vai pegar um resfriado

Você vai sentir frio, mas com certeza estará saudável. Uma pesquisa sobre o assunto descobriu que um grupo que ficou com o cabelo molhado não pegou mais resfriado do que o grupo que estava seco. Conclusão: a sensação de frio não afeta o sistema imunológico.

Mito 3: se você ficar vesgo de propósito, seus olhos vão ficar desse jeito para sempre

Segundo os médicos, não há nenhum dano no olho se você ficar vesgo voluntariamente. Mas se você perceber que seu filho está fazendo muito isso (quando não está imitando um personagem de desenho animado), ele pode ter problemas de visão e é bom consultar um médico.

Mito 4: se estiver resfriado, coma, e se estiver com febre, passe fome

Na verdade, em ambos os casos, coma e beba, e beba um pouco mais. Ficar hidratado é a coisa mais importante, porque as pessoas perdem muito líquido quando estão doentes. Não há nenhuma necessidade especial para bebidas que contenham eletrólitos (como Gatorade), a menos que você esteja gravemente desidratado por causa de vômitos ou diarréia.

Mito 5: se você engolir chiclete, ele vai ficar no seu estômago por sete anos

Como acontece com a maioria de objetos não alimentares que as crianças engolem, o chiclete é transportado por líquidos através do trato intestinal, e dentro de alguns dias é liberado. E mesmo que ele não se quebre facilmente no sistema digestivo, provavelmente não vai nem causar uma dor de estômago.

Mito 6: Maçã é bom pra saúde

Um punhado de mirtilos é mais eficiente em manter o médico afastado do que as maçãs, pois é rico em antioxidantes e fibras. Mas o certo mesmo é comer uma variedade de frutas e verduras para prevenir muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão arterial alta e diabetes.

Mito 7: Você perde 75% do calor do seu corpo através de sua cabeça

Segundo especialistas, essa ideia deve ter saído com base no tamanho da cabeça de uma criança, que é uma percentagem muito maior do total do corpo do que uma cabeça de adulto. Os bebês devem sim, ter as cabeças cobertas no frio. Já para um adulto, o valor é mais para 10%. O calor escapa a partir de qualquer área exposta (pés, braços, mãos), então colocar um chapéu não é mais importante do que por luvas.

Mito 8: Para se livrar dos soluços, alguém tem que te assustar

A maioria da sabedoria popular sobre soluços, como prender a respiração ou beber um copo de água de ponta cabeça, não foi clinicamente comprovada como eficaz. Entretanto, em 1971 foi publicada uma pesquisa que dizia que tomar uma colher de chá de açúcar branco granulado ajudava. Dá pra tentar em casa.

Mito 9: Comer peixe te deixa mais inteligente

Para crianças de até três ou quatro anos, este é verdadeiramente o caso. Os peixes, especialmente os oleosos, como salmão, são cheios de ácidos graxos ômega-3, incluindo DHA (ácido docosahexaenóico). O DHA é particularmente benéfico nos dois primeiros anos de vida para o desenvolvimento do cérebro, cognição, e acuidade visual. Se não gostar de peixes, pode obter ômega-3 de abacates, nozes e óleo de canola.

Mito 10: Você não deve nadar por uma hora depois de comer

Depois que você come, seu sangue flui mais para o sistema digestivo e para longe dos músculos. A ideia é que se você se exercita vigorosamente logo depois de comer, a falta de sangue faz com que você não tenha força nos músculos e se afogue. Mas isso não vai acontecer. Você pode ter menos energia para se exercitar, mas isso não deve atrapalhar a sua capacidade de nadar.

Mito 11: Toda criança precisa de vitamina diariamente

A verdade é que as crianças que são exclusivamente amamentadas durante o primeiro ano devem tomar um suplemento de vitamina D. Depois disso, um multivitamínico não vai machucar ninguém, mas muitos especialistas dizem que mesmo se a criança já não come mais de tudo, não é preciso forçar as vitaminas. Mesmo as crianças extremamente exigentes com comida crescem normalmente.

Mito 12: Leite quente ajuda a adormecer

O leite contém pequenas quantidades de triptofano (também presente nos perus), mas você teria que beber galões para obter um efeito sonífero. O que é eficaz é uma rotina que ajude as crianças a desacelerar. E se um copo de leite morno é parte do processo, ele pode ter um efeito placebo, independentemente da ciência. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

26 comentários

  • Angelo Barbosa:

    A nossa Liberdade de expressão nunca é a mesma coisa que a Liberdade de expressão dos outros!!!… honestidade, seriedade e coerência, é reconhecer aos outros o direito ao contraditório.
    Faz o que eu digo… não faças o que eu faço!!!

    Ângelo barbosa

  • Francisco Junior:

    Discordo do 9, não é mito da certo mesmo, talvez esteja relacionado ao efeito placebo.

  • marcossfarias:

    E manga com leite! hahahaha eu fiz minha avó experimentar depois dos 65 anos de idade dela, e olha que interessante, A GENTE NAO MORREU! Mas eu já sabia sobre a historia dos escravos…

  • Angelo Barbosa:

    Neste artigo sobre os “doze (12)mitos relacionados à saúde” no Mito9 existe uma afirmação muito grave “tomar óleo de CANOLA para obter Omega3 é a mesma coisa que dizer para tomar veneno.
    Esperava um pouco mais do hypeSience.
    Muito cuidado com o que publicam e dizem.

    • Dani Carter:

      Onde esta dizendo que deve-se tomar óleo de canola????
      Eu li:”Se não gostar de peixes, pode obter ômega-3 de abacates, nozes e óleo de canola.”
      Obter não necessariamente está mandando alguém beber óleo.Qual mãe em sã consciência daria todos os dias uma colher de óleo de canola para o filho??Pode-se obter o omega-3 simplesmente substituindo o óleo de soja pelo o de canola no preparo dos alimentos no dia a dia.
      Muito cuidado ao ler algum artigo.Certifique-se que sua interpretação esteja correta antes de comentar.

  • Gracy:

    O Pedro Russia é maluco: “O certo não é combater a febre, que se trata de um dos mais eficientes meios de defesa do organismo humano” – claro que a gente tem que combater a febre, assim como a infecção que está causando a febre… De resto, achei interessante os 10 mitos. Tem coisas que nossas avós tinham razão, e hoje, muita gente quer derrubar, daí tantas doenças tem reaparecido!

  • Luciene:

    Qdo era criança, diziam q se engolisse um chiclete, ele enrolaria nas tripas e a pessoa morreria, mas graças a Deus ainda estou aqui. Qto ao soluço, bebo 9 goles de água contando de trás para a frente e dá resultado sempre. Nadar depois de comer? Perdi um amigo assim, teve congestão. Muito perigoso.

  • Noel Gomes:

    Nossa alimentação fará a nossa medicina. Muitas pessoas perdem muito tempo com entretenimento vazio, passam a vida inteira se alimentando mal por falta de conhecimento, depois que aparecem as doenças elas ficam se lamentando como se não tivessem culpa. Conhecimento é tudo. Parabéns ao hipescience por distribuir este conhecimento tão relevante.

  • Diego:

    O N° 10 não é mito não, é verdade.
    Não vá para piscina antes de 2 ou 3 horas após a refeição.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    O leite materno contém todos os nutrientes que a criança precisa para se desenvolver no primeiro ano de vida.

  • Denilce Scharf:

    Achei muito bom,principalmente a do chiclete a minha filha vive
    engolindo,agora fiko tranquila
    kkkkkkkkkkkkkk

  • Miguelito:

    Maravilhosa matéria, me gustó muito mesmo.
    Pescado, pan, nadar, vitaminas, tudo faz bem; leite para chicos, para adultos un buen vinho, ou esa delícia de suco de uva, que solo se encontra en Brasil.

  • Ana cAROLINA:

    Jaapass Adoreei

  • Elizabeth:

    Talvez o ítem 10 não seja exatamente um mito. Sei de vários casos de caimbra em pessoas que foram nadar após o almoço e um um conhecido que morreu por causa disso.

  • Diego:

    Uma hr vcs falam q comer peixe ajuda na memória, outra dizem q não…

  • Fátima Rocha:

    Pequenos lapsos:
    1 – “…Ainda assim, é mais importante comer um pão de trigo integral inteiro, com ou sem a casca, porque é cheio de nutrientes, como fibras.” E ácido fítico também.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_f%C3%ADtico
    9 – O abacate, nozes e canola não substituem o peixe como excelente alimento para o cérebro, já que para além do Ómega3, o peixe possui ainda outros elementos essenciais como o fósforo e a vitamina D.
    10 – É a primeira vez na vida que oiço dizer que o conselho para não nadar depois da refeição é devido à menor energia. Sempre ouvi este conselho, e tem razão de ser, mas é por este motivo: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_f%C3%ADtico
    12 – O triptofano (precursor da serotonina)de um copo de leite não será suficiente para ajudar a adormecer alguém com problemas de insónia crónicos ou já habituado a suporíferos, mas poderá ser suficiente para ajudar quem tem um problema de insónia pontual.

  • Tania:

    Meu filho não gosta de comer pão com casca. Acho chato ficar descascando o pão. Vou mostrar a matéria para ele e espero que mude de idéia.

  • Dalton:

    Em relação ao Mito 8, a estimulação do Nervo Vago pode eliminar os soluços. Para estimular o nervo vago de forma simples pressione com os polegares a área superior da cavidade ocular bem junto ao topo do nariz. Uma respiração ofegante forte e rápida pode consertar também o problema. http://www.cccastelo.com.br/solucos.htm

  • Paulo:

    Comer e ir nadar, ou tomar banho de piscina, pode dar uma congestão.

  • Ingrid:

    as foto dos japas! adorei

    • lsaude:

      Não são Japas, são Chinas…

  • MAX:

    Realmente interessante, mas a foto do casal se assustando e impagavel, sensacional.Valeu!!

  • claudemir da silva:

    alguns mitos explicavel gostei da matéria

  • Eduardo:

    Excelente! Minha mãe me fazia beber leite toda noite para eu dormir bem e não adiantava nada. Eu ficava ligado em 220v. Na verdade, aquela rotina só serviu para me deixar com raiva daquela história de “toma aqui um copo duplo de leite, moleque!” – Esse artigo atrasou uns 28 anos. Vou mostrar pra ela. kkk 🙂

  • Maria Aparecida Ferreira:

    muito boas. Amei!

  • Pedro Rússia:

    “Se estiver com febre passe fome”, não é um mito, mas sim, o mesmo tipo de estratégia usada pelo “Pedro o grande” da Rússia, que conseguiu derrotar o Napoleão…
    Ao se desfazer dos nutrientes, o organismo dificulta que o inimigo possa se alimentar.
    Atenção:
    O certo não é combater a febre, que se trata de um dos mais eficientes meios de defesa do organismo humano, mas sim, proteger o cérebro usando para isso um ventilador, direcionado para a cabeça do doente.

Deixe seu comentário!