Mesmo? Ácaro piora as alergias

Por , em 27.05.2008

A maioria das pessoas que sofrem de alergias respiratórias ou asma sabe dos riscos causados pelo ácaro. Há muito tempo se afirma que estes animais de estimação microscópicos são a causa mais comum de sintomas alérgicos.

Revista HypeScience

Mas não é isto o que mostram os estudos. Cientistas repetidamente mostram que vários métodos físicos e químicos para controlar o ácaro como sprays e capas impermeáveis para camas pouco ajudam a prevenir as alergias. Se elas funcionam, é apenas um dos diversos passos dados para reduzir as alergias domésticas.

Uma análise de vários estudos publicada em 2008, por exemplo, investigou 54 estudos, escolhidos aleatoriamente, que comparavam várias medidas de controle de ácaro com intervenções placebo ou nenhuma intervenção, em pessoas com asma. Foi descoberto que as medidas de controle não tiveram resultados significativos. Um estudo de 2007 acompanhou 126 pacientes com asma, alguns dos quais foram treinados para usar medidas de controle como capas impermeáveis para a cama e outros que utilizaram intervenções placebo. Depois de dois anos os cientistas descobriram que ambos os grupos não mostraram diferenças no uso de inaladores ou redução nos sintomas como tosse e chiado no peito.

Estes e outros estudos sugerem que as pessoas com alergias e asma teriam bons resultados se confiarem em programas amplos de intervenção como lavar as roupas, lençóis e cobertores freqüentemente, usar ar condicionado ao invés de umidificadores e limitar absolutamente a exposição a alergênicos como a fumaça e odores fortes.

CONCLUSÃO

As pesquisas sugerem que controlar os ácaros apenas pode não prevenir alergias. [Fonte]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Felipe:

    Eu gostaria de saber se aqueles aparelinhos chamados “esterilér” (me esqueci a grafia correta) são realmente eficientes no combate aos ácaros. Tenho rinite e desde pequeno sempre tive um aparelho desses no meu quarto, mas nunca notei diferença.

  • Lucas:

    Ótimo artigo! ^^

Deixe seu comentário!