Mistério sobre o Atlântico: O que ocorreu no Vôo da Air France

Por , em 2.06.2009

Resolver o mistério do desaparecimento do Air France 447 é desafiador pois não há radar, nem testemunhas. Mas mistérios similares foram resolvidos no nas duas últimas décadas, graças a investigações marinhas.

O avião, seus 228 passageiros e tripulação foi perdido sobre o Oceano Atlântico durante um vôo Rio – Paris no domingo à noite, no meio de uma tempestade. Nenhum aviso de socorro foi recebido. A única dica de problemas foi uma notificação automática de falha elétrica e falta da pressão na cabide, transmitida via rádio para uma estação de monitoramento.

Imagens de satélite indicam que fortes tempestades estavam ocorrendo na zona tropical onde o avião estava voando – tempestades que o avião não poderia ter desviado. O avião pode ter caído ao ser atingido por um relâmpago (ou raio), ou por extrema turbulência e vento, ou falha de equipamento, ou uma combinação destes fatores, o que não é incomum.

Apesar de relâmpagos terem sido listados como os maiores suspeitos, ninguém sabe com certeza, porque as autoridades ainda não localizaram os destroços – muito menos dados que podem resolver o mistério.

Bill Voss, o presidente e chefe executivo da Fundação de Segurança no Vôo com base em Virginia, EUA, disse que o avião foi projetado para suportar choques. Voss afirma que raios não são incomuns, mas não é comum que derrubem aviões. Apesar disso, acredita que há uma grande chance de encontrar o avião. Mas não será fácil, baseado na telemetria. Assumindo que as equipes de resgate observem os destroços, eles terão de ser resgatados do fundo do mar. E não há muitas companias que fazem esse tipo de trabalho. [MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • luiz gustavo:

    ESSE ACIDENTE NINGUEM VAI SER RESPONSABILIZADO POR QUE NÃO SE SABE AO CERTO O QUE ACONTECEU REALMENTE.NA MINHA OPINIÃO TEMPESTADES PODEM DERRUBAR UMA AERONAVE DE GRANDE PORTE IGUAL AQUELA SIM TOMARA QUE NAO ACONTEÇA MAIS TRAGÉDIAS IGUAL A ESSA DO DIA 31 DE MAIO DE 2009 QUE FICOU MARCADA NA AVIAÇÃO MUNDIAL COMO UM FATO NEGATIVO.BOA NOITE.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Georges, concordo com voce. Aliás, a Airbus já tinha tido acidentes por conta da automação excessiva de suas aeronaves.
    Teve um numa feira aeronáutica que foi causado exatamente porque os pilotos não puderam retomar o controle da aeronave após uma manobra que o software avaliou de maneira errada e não permitiu o controle manual. Pode ter sido algo assim com o vôo da Air France.
    Abraços

  • iury:

    kara isso de abduzir é uma bobeira , porem acreditando em estra terrestres
    aconteceu uma pane nos motores e todos morreram deps do avião ter caido

  • Brenda:

    Na minha opinião, esse aviao foi abduzido porque ate agora não foram encontrados destroços do avião e ao que tudo indica ele foi abduzido !!
    🙁

  • felipe:

    esse aviao e seus tripulantes foram abduzidos
    nao sera achado destroços isso so vai ocorrer se quizerem abafar o caso, para nao haver um caos mundial!!!!
    nao ha explicaçao logica para oque aconteceu a verdade um dia aparecera!!!
    =DD

  • georges le brun de vielmond:

    Parece que foi a tecnologia avançada que derrubou o 330 . Os três computadores entraram em conflito e a tripulação foi impedida de retomar o controle do avião. Nesse caso não adianta ter 3 computadores nem dispor de circuitos dobrados ou triplicados…………….salvo melhor juizo!

  • Delton Luiz Martins:

    O pouco que estudei sobre segurança aeronautica, apenas me confirma que esta aeronave foi derrubada por um raio ou coisa parecida, apesar do grandes analistas aeronauticos não acreditarem nisso. Os comandantes foram pegos de surpresa e nada puderam fazer, pois o que tudo indica os comandos da aeronave foram todos subitamente desligados e a aeronave embicou de uma altura de 11 mil metros a grande velocidade, caindo no mar. Não dando tempo para nada, até por que os comandantes devem ter desfalecidos logo no inicio, junto com uma parte da tripulação e passageiros, devido ao choque eletrico.

  • Carolina Freitas:

    O desaparecimento desse avião pode ter ocorrido pelo mal tempo, porem acredito que somente um raio não pode derrubar um avião pois a ocorrência desse tipo acontecem com freqüência, mas é uma possibilidade que pode não ser descartada, poderia acorrer uma pane elétrica, ou ate mesmo o mal tempo com ventos e chuvas fortes.
    Mas acredito que irão encontrar sim o avião para verificarmos o real motivo desse misterioso desaparecimento.

Deixe seu comentário!