Acidente no laboratório revela que criaturas do mar profundo podem se fundir em um ser só

Por , em 8.10.2024
Pesquisadores conseguiram, pela primeira vez, unir os corpos de águas-vivas pente-de-crista (Mnemiopsis leidyi) que estavam feridas. A surpreendente habilidade dessas criaturas foi descoberta por acaso pela equipe. (Na imagem, um único espécime em seu habitat natural.) (Crédito da imagem: Alamy)

Imagine que, ao se machucar, duas pessoas pudessem se unir como peças de um quebra-cabeça, formando um corpo único. Embora isso soe como ficção científica, uma descoberta no fundo do oceano mostrou que essa é a realidade para algumas criaturas marinhas. Pesquisadores se depararam por acaso com um comportamento inédito em águas-vivas de pente verrugosas (Mnemiopsis leidyi): quando feridas, esses organismos gelatinosos se fundem, combinando seus sistemas nervosos e estômagos, transformando-se em uma única e imensa entidade.

O Encontro Inesperado no Tanque

A descoberta aconteceu em um cenário improvável: durante um estudo rotineiro em laboratório, cientistas notaram que uma água-viva parecia ter desaparecido de um tanque. No entanto, ao inspecionarem o que restava, perceberam que uma das criaturas remanescentes estava surpreendentemente maior. O mistério foi resolvido ao perceberem que não se tratava de um indivíduo enorme, mas de dois seres entrelaçados, sem divisões visíveis entre eles. Essa fusão parecia uma estratégia de sobrevivência que havia passado despercebida pelos estudiosos até então.

Os cientistas, curiosos com o fenômeno, decidiram testar se essa união poderia ser induzida de forma intencional. Eles removeram pequenos pedaços de 20 águas-vivas e colocaram os fragmentos próximos uns dos outros. Resultado? Nove pares se fundiram completamente, como se seus corpos se tornassem massa de modelar capaz de assumir uma nova forma.

Fusão Rápida: Quando a Ciência Supera a Ficção

O processo de fusão era surpreendentemente rápido. Dentro de 24 horas, as criaturas já haviam se combinado por completo. Em apenas duas horas, seus sistemas nervosos já atuavam em sincronia, reagindo como se fossem uma única entidade. Esse fenômeno é possível graças aos neurônios únicos das águas-vivas de pente, que se conectam de maneira distinta dos de outros animais, quase como cabos de rede que se unem para transmitir dados sem interrupções.

Os pesquisadores testaram como funcionavam os sistemas nervosos das águas-vivas pente-de-crista fundidas, cutucando-as em diferentes partes de seus corpos unidos. As células nervosas dos pares estavam sincronizadas em seus corpos após apenas algumas horas de fusão adequada. (Crédito da imagem: Mariana Rodriguez-Santiago)

Para verificar se a fusão era realmente profunda, os pesquisadores alimentaram as águas-vivas com camarões fluorescentes. O alimento viajava pelos dois estômagos, comprovando que suas funções digestivas também estavam integradas. É como se dois amigos, ao se machucarem, decidissem não apenas compartilhar suas mentes, mas também o almoço, com cada pedaço de comida passando por ambos.

As Criaturas que Iluminam o Abismo

As águas-vivas de pente, ou ctenóforos, são uma classe peculiar de seres marinhos, conhecidos por suas formas gelatinosas e habilidade de emitir luz. Parecem saídas de um filme de ficção científica, com corpos translúcidos que brilham no escuro. Elas pertencem a um grupo de mais de 100 espécies, muitas vezes vistas como parentes distantes e ancestrais dos seres humanos. Vivendo nas profundezas do oceano, onde a luz do sol não alcança, essas criaturas se tornaram verdadeiros holofotes vivos, adaptando-se ao seu ambiente sombrio.

Um Truque Raro nas Profundezas

Os cientistas acreditam que a fusão entre essas águas-vivas é extremamente rara na natureza. Em mar aberto, ferimentos acontecem, mas encontrar outra água-viva ferida por perto é como tentar achar uma agulha no palheiro oceânico. Além disso, essas criaturas têm uma habilidade única de regenerar partes do corpo e até reverter o processo de envelhecimento, o que as torna praticamente imortais sob certas condições. Esse superpoder regenerativo torna a fusão uma última cartada, usada em situações específicas.

Mesmo com a raridade desse fenômeno, ele representa uma adaptação fascinante para enfrentar os desafios do ambiente marinho. Na natureza, a sobrevivência é uma dança de estratégias, e a fusão pode ser um passo único nesse balé evolutivo.

Quando Dois Corações Batem Como Um

Ao observarem a fusão das águas-vivas, os cientistas perceberam que, apesar de funcionarem como um único organismo, essas “entidades unidas” não poderiam ser classificadas como um só ser. Cada um dos indivíduos ainda mantinha seu próprio DNA, como se fossem dois gêmeos siameses dividindo um só corpo. E, por mais que nadassem em sincronia e reagissem juntos aos estímulos, essa peculiar união não poderia ser transmitida para a próxima geração.

Esse comportamento nunca havia sido documentado em qualquer outra espécie, tornando a descoberta uma janela para os mistérios ainda ocultos no fundo do mar. O estudo, publicado em 7 de outubro na revista Current Biology, sugere que outras espécies de ctenóforos, como a Bolinopsis mikado, possam ser estudadas em breve para verificar se também possuem essa habilidade intrigante.

A Sobrevivência do Mais Adaptável

A natureza nunca deixa de surpreender, mostrando que a sobrevivência pode assumir formas que desafiariam até mesmo os escritores de ficção científica mais criativos. Em um ambiente inóspito e desafiador como o oceano profundo, as águas-vivas de pente encontraram uma forma de unir forças, literalmente, ao se machucarem. Mesmo sem a certeza de que essa fusão lhes traria vantagem em situações cotidianas, elas provam que, no jogo da evolução, estar preparado para o inesperado é sempre um trunfo.

No final, as águas-vivas de pente talvez sejam um lembrete de que, na natureza, o improvável não apenas acontece — ele brilha, se ilumina e nada por aí, desafiando nossos entendimentos mais básicos sobre o que significa ser um ser vivo.