,

Agora é possível montar sua mão robótica em casa

Por , em 14.05.2013

Esta é uma prótese como nenhuma outra: ela é o resultado do sonho do carpinteiro sul-africano Richard Van As, que perdeu os dedos em um acidente. Descontente com as próteses que o mercado oferecia, ele resolver fazer sua própria prótese, e, para isto, voltou-se para as impressoras 3D.

Com a ajuda de Ivan Owen, projetista de acessórios e bonecos robóticos, os dois trabalharam por vários meses, trocando desenhos e anotações até conseguir um projeto que funcionava. Faltava uma impressora 3D.

A empresa nova-iorquina MakerBot ouviu falar do projeto e ficou tocada e inspirada o suficiente para doar duas impressoras do novo modelo MakerBot2. Graças a sua generosidade, a dupla conseguiu criar protótipos rapidamente e, em pouco tempo, a Robohand se tornou uma realidade. A um custo de US$ 150 (cerca de R$ 300), ela é bastante competitiva no mercado de próteses e está mudando a vida das pessoas.

Apesar de inicialmente projetada para amputados, a invenção serve para todos tipos de casos. Em particular, ela está ajudando crianças que sofrem da síndrome da banda amniótica, que acontece quando membros ou partes do corpo do feto ficam presos em fibras amnióticas no útero, acarretando amputações congênitas ou desenvolvimento limitado dos membros.

Crianças nascidas sem dedos podem experimentar segurar algo pela primeira vez graças à Robohand, como pode ser visto no vídeo abaixo.

E, como se isto não bastasse, Richard fez upload dos arquivos e manuais da Robohand gratuitamente no Thingiverse. Modelos tanto para a mão direita e esquerda estão disponíveis para download. O projeto continua, mesmo sem ter capital. Atualmente, o financiamento é feito por “crowdfunding”. Se você quiser colaborar, pode visitar a página do site Indiegogo para fazer uma doação.[Fine Print NYC]

robohand-16 robohand-17 robohand-15 robohand-14 robohand-13 robohand-8 robohand-9 robohand-10 robohand-11 robohand-12 robohand-6 robohand-5 robohand-4 robohand-1 robohand-3

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • grasisuperstar:

    Impressionante essa sequencia de fotos.

  • Arthur Lins:

    As impressoras 3D serão uma grande tendencia do mercado no futuro. Imaginem poder imprimir em sua casa um produto que você acabou de comprar. Hoje parece ser incrível, mas em pouco tempo será tão comum como a internet é para a maioria de nós. Só acho que as empresas de frete não curtirão isso.

  • Je:

    Pois é Falcone, quem assistiu Profissão perigo – MacGyver, essas coisas não são tão novidades;digo o ato de improvisar.
    É isso.

  • Sergio U Manes:

    Excelente postagem Cesar. Essa foi um serviço, Parabéns.

  • Regis Olivetti:

    Isso é bom de ver. Se víssemos mais exemplos como este na TV, seria melhor para todos, ao invés de programas sobre crimes.

  • Thiago Alexandre Dos Santos:

    Nem todo humano é idiota o bastante para pensar só em criar armas com estas impressoras….
    Esta ai a prova que a humanidade ainda tem salvação.

  • Rogério Silfar:

    impressionante essa tecnologia de impressão 3D e essa mão robótica. Tecnologia ajudando a humanidade. Pena que já tou velho e já perto de morrer e não vou conseguir ver a evolução total dessas coisas, mas num futuro não muito próximo essa e outras tecnologias vão ser coisa de cinema.

  • Falcone Big:

    Não demora um grupo de palhaços fazer campanha contra as impressoras 3D, por causa daquele “””Gênio””” que teve a infeliz ideia de imprimir uma “arma” e postar na Internet. Infeliz, por que qualquer um sabe que ele imprimiu partes irrelevantes da arma, e que com um cano de ferro uma ratoeira podemos fabricar uma arma.

    Para quem não se lembra: http://videos.r7.com/homem-inventa-armadilha-e-bandido-acaba-morto-em-formosa-go-/idmedia/4e1f5080b51ad77fc6d41ad1.html

    Ou seja não é necessário uma tecnologia revolucionária para fabricar meios de matar, para isso já é suficiente a índole humana.

    • Cesar Grossmann:

      Acho que as impressoras 3D chegaram para ficar. Tem um princípio jurídico que diz que o abuso não impede o uso, e acho que é o que vai vingar aí: não importa que existam abusos, o uso não será proibido.

    • Tiagoljr Jesus:

      Lembrando que toda invenção pode ser usada tanto para o bem quanto mau como a dinamite e a energia nuclear.Depende do ser humano que a utilizara.

    • Falcone Big:

      Cesar, concordo contigo plenamente, tanto que já estou quase terminado a minha. E pra imprimir partes da próxima versão… =)

Deixe seu comentário!