Água-viva robótica ganha vida [vídeo]

Por , em 25.07.2012

A água-viva que você confere no vídeo não é tão viva assim. Apesar de se parecer muito com o animal marinho, a criatura semelhante a uma flor com oito pétalas é a primeira água-viva artificial. Cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, criaram o experimento a partir de silicone e células do coração de um rato. O resultado do processo se deu quando a criatura foi colocada em um tanque com material de alta condutividade elétrica.

• Água viva robótica tira energia da água podendo se locomover eternamente

A invenção foi batizada de “Medusoid” (ou, aportuguesando, Medusoide), e funciona como uma bomba biológica natural que trabalha de maneira similar ao coração humano. Embora seja uma água-viva do ponto de vista morfológico, a criatura híbrida é um rato do ponto de vista genético.

Coração artificial

O experimento não foi feito apenas para dar “vida” a um pedaço de silicone. A medusa artificial pode ajudar a estudar algumas leis fundamentais das bombas musculares. No futuro, essas pesquisas poderão ajudar na busca por corações humanos artificiais. Sem dúvidas uma boa notícia para pessoas que sofrem com problemas cardíacos.

O próximo passo será construir uma Medusoide a partir de células cardíacas humanas. A equipe de cientistas também planeja recriar o experimento com outras criaturas marinhas. [NewScience/Veja]

• heitor4:

“O capeta existe!”O hipescience esqueceu de falar como a Água-viva robótica funciona, se alguém souber me responda.