Durante um passeio no parque, pânico momentâneo: uma águia tentou “sequestrar” uma criança! Felizmente, a ave, mesmo com toda a sua força, não conseguiu carregar sua presa. O episódio foi filmado e gerou uma repercussão gigantesca na internet (dois dias depois, já tem quase 17 milhões de visualizações) e… é falso.
Um dia após a publicação do vídeo, o Centre NAD (sigla em inglês para “Centro Nacional de Animação e Design”, onde os autores estudam), de Montreal (Canadá), publicou um pronunciamento oficial afirmando que o vídeo é um trote, ou uma brincadeira. Os autores usaram um software de animação 3D para criar a águia e juntaram com uma filmagem real do parque, dando a impressão de que o ataque realmente ocorreu.
Em entrevista ao site LiveScience, um especialista em aves afirmou que o vídeo de fato parecia um “trote elaborado”, por causa da aparência, do som e do comportamento não natural da águia. Como nem todo mundo é especialista no assunto, o vídeo enganou muita gente.
Seja como for, não é a primeira (e dificilmente será a última) vez em que animação 3D é usada para criar um trote. Em março deste ano, por exemplo, um holandês publicou um vídeo em que ele próprio aparecia voando graças a um enorme par de asas (o vídeo alcançou mais de 7 milhões de acessos). Pouca gente espera ver bons efeitos especiais em filmes de baixo orçamento, e por isso muitos acabam acreditando que vídeos como o da águia ou do homem voador são reais.
Em texto encaminhado ao Centro NAD, Jamie Durrant, da organização BirdWatch Ireland, alertou para o risco que o vídeo da águia pode trazer: a ideia de que o animal representaria risco para humanos (e, em especial, para crianças) poderia motivar sua caça. “Em muitos países há projetos para reintroduzir águias grandes que foram localmente extintas por causa de perseguição”, aponta Durrant. Embora a águia dourada seja forte o suficiente para atacar humanos, ela normalmente não nos enxerga como presas.
Sejamos sinceros, porém: não seria interessante se pudéssemos treinar águias para transportar pessoas, como aparece nos filmes de O Senhor dos Anéis?[YouTube] [LiveScience]