Especialistas afirmam que vídeo do homem voando como pássaro é falso

Por , em 23.03.2012

O HypeScience postou ontem um vídeo do homem que conseguiu voar como um pássaro, batendo os braços. Muitos se perguntaram: seria isso real mesmo? Não há consenso, mas especialistas em imagens computadorizadas, da empresa de George Lucas, dizem que o vídeo não passa de uma bela montagem.

Ryan Martin, diretor técnico da Industrial Light & Magic, um dos braços da Lucasfilms, comentou o vídeo, assim como outros 11 integrantes do grupo. “Eu não vejo nenhum problema visual muito grande, o que é esperado quando a qualidade é tão ruim. Mas isso é a primeira coisa que me faz contestar a autenticidade. Eles conseguem fabricar algo assim, mas não investem em um equipamento de vídeo, nem em um tripé? Outro grande problema que vejo é a estabilidade da sua cabeça durante o voo. Tente manter ela assim enquanto balança seus braços, ligados a uma asa gigante”, diz.

Mesmo assim, Martin não conseguiu ver problemas visuais maiores que indicassem a falsidade. Por isso pediu para outros integrantes da empresa analisarem o vídeo.

“Sem dúvidas, falso”, foi o que disseram. Um empregado da empresa que também é piloto comentou que a câmera parece muito estranha. “Eu sei que quando estou voando em um avião, eu não olho para frente sempre. E também, a única maneira que os humanos conseguiram sair sozinhos do chão foi com arranjos de bicicletas pra aumentar a velocidade. As pernas são muito mais fortes que os braços”, disse.

Física ruim, câmera balançando com foco ruim (que é sempre uma boa disfarçada) e cabeça firme demais para alguém batendo os braços são os motivos que levam os especialistas a crer que o vídeo é falso. “Se você ver os vídeos postados em http://www.humanbirdwings.net/my-recent-videos/, ele fala sobre os motores que ajudam no voo, então ele não está voando por conta própria. Se é falso, é uma falsidade muito bem elaborada, porque está sendo construída há meses”, comentou um deles.

“Eu vejo constantemente asas deltas voando, e isso não parece certo para mim. O movimento das asas e a física me parecem estranhos. O tecido da asa me parece falso. É muito rígido, parece ser computadorizado”, afirmou outro integrante da empresa.

Outros acreditam que, sem dúvidas, há alguma fonte de energia envolvida nesse voo. O mais eficiente meio de transporte para humanos parece ser um sistema com asas fixo. Você consegue bons resultados com uma estrutura de asas e um motor fraco. As asas no vídeo com certeza não oferecem a aerodinâmica para sustentar 80 quilogramas no ar, segundo os comentaristas.

“O maior propósito da cauda em um pássaro ou avião é a reação ao movimento. Se você conseguisse diminuir seu peso para 20 quilogramas com as asas, ainda assim você ia sair rolando. A configuração do vídeo é certa para uma enganação”, disse um deles.

Segundo Martin, “a prova da falsidade vem de outro vídeo dos rapazes”. A 1:45 do vídeo, você pode ver um pequeno quadrado preto no tecido. Agora, sem interromper o vídeo, a câmera vai para baixo e para cima novamente. Quando vemos a imagem novamente, ela é alterada graficamente.

Ao 0:18, as sombras dos três homens dão outra pista. A sombra à direita da tela, por exemplo, foi criada usando uma articulação do próprio homem, então animada graficamente para aparecer na asa. Veja como a trajetória da sombra parece um ‘moonwalk’ incongruente com o movimento do homem.

Com essas informações, parece que as pessoas que aparecem correndo foram gravadas separadamente, e depois adicionadas ao vídeo. É uma ótima farsa, sem dúvidas. Mas não teria como durar muito, certo? [GizModo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

38 comentários

  • Fabio Paganini:

    ao menos hoje em dia provar que algo é falso está muito mais rápido que a decadas atrás.
    Até hoje se fala sobre veracidade e falsidade da pisada do homem na lua, daqueles ETs russos e etc.

  • Rafael:

    Sengundo o vídeo acima é impocivel sair do chão batendo as asas pois elas não tem uma boa articulação ao retornar ao impunso, ela tem que retornar a posição inicial com as asas fechadas e não abertas, e alem disso tem que haver uma boa formação física e energia suficiente para vencer o peso do ar que é esercido sobre as asas ao impunciona-las prara retirar o corpo do chão.

  • John jones:

    ta na cara que isso e falso!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Maurício:

    Quando era criança, vi um filme em que a maravilhosa Ursula Andress voava melhor e ainda tinha uma sacola onde guardava até mesmo sua mobília completa: Mary Poppins. Passava-se no século 19. Para voar, antigo desejo do homem, tem que comer pouco, ter ossos leves e, principalmente, ter asas. E não vale “redbull”.

  • TIRIRICA:

    Se isso é voar???????? Com meu guarda chuva já fiz isso varias vezes.

  • yendis:

    Não vi absolutamente nada de interessante nesse vídeo.
    PERDA DE TEMPO E SEGUNDOS ESPERANDO POR ALGO QUE NEM COMEÇOU.
    Achei que teríamos realmente um vôo.

  • Danilo Morães:

    Da pra ver que é falso só pela coloração da asa quando a câmera volta a focar na asa. Ela volta mais brilhante, com cores artificiais. O camarada também desce o braço menos conforme corre, mas a asa continua fazendo o mesmo trabalho.

  • fernando dahm:

    A lenda casa bem com a farsa ,Icaro também voou.

  • Emerson:

    Uma questão me chama a atenção: Por que os outros caras saem correndo para trás? não há razão para isto. Pelo menos eu não vejo. Deve ter alguma coisa armada mesmo.

  • Jobson:

    Bom observei na grama marcar de pneus como se housse ocorrido tração, devem ter usado uma linha de nylon para empinhar tipo uma pipa. Realmente ele subiu muito rápido.

  • orip:

    Fiquei duvidando devido altura em pc distancia.

  • Gilberto M.:

    É relativamente fácil não cair nessa armadilha de vídeos falsos. Trataria-se de um feito fora do comum. Basta segurar a ansiedade e esperar um pouco para ver se alguma agência (séria) de notícias remete alguma nota. Se nenhuma destas fizer isso, boas chances de ser falso. A Hype caiu no velho conto do vigário, mas tem porque se envergonhar. Isso acontece.

  • Dellanno David:

    Que óptimo! Fizeram a retratação de inmediato!
    Porreiro! Atentem-se para vindouras publicações embasadas em conhecimento de senso comum!
    ;D

    • Jonatas:

      O que é “Porreiro”?

    • Linuxuser:

      Termo xulo?

    • Caio:

      Do dicionário Aurélio, para quem não sabe:

      Porreiro
      Adj. Lus. Pop.
      1. Afável, simples e prestativo.
      2. Muito bonito; lindo.
      3. Bom, excelente.

      [Sin. bras., nas acepç. 2 e 3: porreta, caceteiro.]

  • Janser:

    Pois é, o cara teria que chamar a imprensa para provar que voou de verdade, aí sim não haveria tanta gente desconfiada. Santos Dumont chamou o público e a imprensa da época para provar seu feito. Para a imprensa isso é um furo de reportagem. Então esse holandês deveria pensar seriamente nisso!

    • Cesar Crash:

      Santos Dumont não fez grande coisa, já haviam voado com o “mais pesado que o ar” antes dele.

    • gargwlas:

      ok.. mas toda aerodinamica usadas nos avioes de hoje segue o modelo de dumont (airelons e etc)

    • Cesar Crash:

      A aerodinâmica nos aviões “modernos de hoje” são o acúmulo dos diversos modelos criados por diversos inventores ao longo das décadas.

  • leoncio:

    se nao fala eu acreditaria

  • Pedro Ornellas:

    Então ele fez isso para ‘ver como as redes sociais se comportam’? Queria provar que as pessoas acreditam em tudo que veem por aí e saem repassando de forma irresponsável, acrescentando detalhes para dar credibilidade? Tá na cara que não. Isso já tá mais que provado com milhares de exemplos. A credulidade ingênua das pessoas também é evidente na forma como se prestam a ser enganadas por ‘pastores’ que as exploram financeiramente. O que o sujeito queria era se auto promover. E conseguiu.

  • Lelo:

    Mesmo o video sendo falso, ou mesmo ele tendo conseguido voar, é possivel ouvir um zumbido quando começa a bater os braços. parece uma pequena turbina ou ventuinha.

    • Jadson:

      Acho que o “zumbido” vem dos ditos motores que ajudam no bater das asas. Dá uma olhada no site dele que tem os vídeos desses motores.

    • Lelo:

      Realmente, no video que mostra o projeto da maquina, são mostrados as baterias, motores, caixas de redução com engrenagens e correntes e uma caixa demicrocontrole.
      O humano não teria força nos braços sozinho para voar

  • Arley:

    Caramba!!!!!!!!! O cara não derramou uma gota de suor mesmo depois de bater asas naquele teco-teco. achei que ele iria literalmente levantar voo. Existe doido pra tudo, até pagar um macaco desse na net.
    O vida cruel.

  • alx:

    MAIS Q É ENGRAÇADO ELE BATENDO OS BRAÇOS COMO ASAS ISSO É KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! MAIS É OBVIO QUE AKILO LA NUNCA IRIA SUBIR SO COM AQUILO, FALA SERIO. PIOR QUE TEM QUEM ACREDITE!

  • Glauco Mega_X:

    alguém duvida q é fake as sombras não batem a iluminação do resto da filmagem

  • octavio:

    “Suspeitei desde o princípio…”

    (Chapolin Colorado)

  • JHR:

    Muita ciência e pouca sabedoria. Este é o paradoxo de nossa época.

  • tuttygualberto:

    Que pena, eu já estava juntando dinheiro p/ comprar uma asa destas. hehehe!

    • Jadson:

      Éramos dois!! KKK

  • Cesar Crash:

    Eu fiquei sabendo desse lance do homem pássaro pelo E-farsas.
    Lá, não diz nada sobre não haver consenso, tem até um vídeo com o produtor: http://www.e-farsas.com/descubra-a-verdade-sobre-o-video-do-homem-voador.html

  • Gustavo:

    Cara, eu não precisei nem de 1min pra ver que isso era falso. E olha que eu não consultei nenhum especialista em efeitos especiais de Hollywood.

  • Austregon:

    Hoje em dia não se pode crer em mais nada!

  • Jonatas:

    Parabéns pela correção a tempo. Eu acreditei que o holandês voador era real e procurei buscar comprovar veracidade no fato, me enganei…

  • Espectro:

    Mas o próprio Jarno Smeets (que na verdade se chama Floris Kaayk) já confirmou que o vídeo é fake. De acordo com o autor o video faz parte de um documentário “how to fool the internet with an obviously fake video” (como fazer de boba a internet com um vídeo obviamente falso).
    Parece que vocês cairam nessa…rs

Deixe seu comentário!