Um homem pode voar como pássaro batendo seus braços?

Por , em 21.03.2012

ATUALIZAÇÃO: Apesar de ser uma belíssima idéia o vídeo é falso, trata-se se um hoax.

Desde os primórdios da humanidade, o homem ansiava por ser capaz de voar como os pássaros. E conseguiu, através do intermédio de asa delta, balões, aviões e helicópteros, além de outros equipamentos.

Mas não se pode dizer que podemos de fato imitar os pássaros, voando no mesmo sistema de bater asas que eles adotam. Ou melhor, talvez sim. Um engenheiro holandês, Jarno Smeets, diz ser o primeiro ser humano a obter esta façanha. Esse vídeo mostra sua realização:

Aficionado por máquinas voadoras, ele inaugurou um projeto chamado “Human Bird Wings” (“asas de pássaro humanas”). Desde agosto de 2011, ele tem se preparado para uma empreitada que, conforme mostra o vídeo, parece ter resultado em sucesso na última semana.

Muitos especialistas têm dito que esse vídeo é falso. Se for verdade, ele supostamente conseguiu sobrevoar um parque por alguns minutos usando um par de asas artificial (feitas com vela de windsurf), que era movido exclusivamente com o seu bater de braços, sem nenhuma força mecânica. O holandês voador partiu do chão, correu alguns metros e voou. Em seu blog, ele mostra como projetou os primeiros desenhos, como elaborou seu sistema de navegação, e como construiu o modelo definitivo de seu par de asas. O que você acha? Verdade ou mentira? [HumanWingBirds]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

71 comentários

  • Ezequiel Junior:

    Acredito que seja possivel, pois aves voam. Não somos aves. mas tambem nao somos peixes, e nadamos. Acredito que cientistas so não voaram ainda pq querem inventar as asas num dia e voar no outro. Até os filhotes de aves levam semanas para aprender a voar. O ser humano que imitar corretamente as proporções entre peso, tamanho das asas poderá depois de bastante treino voar sim. Se eu tivesse recursos apostaria nessa idéia. pois se até um aviao que pesa toneladas voou…

    • Cesar Grossmann:

      “querem inventar as asas num dia e voar no outro.” Hã? De onde saiu isso?

  • Tibulace:

    Bem, apenas mais um espertalhão. Bem diferente, de um quase conterrâneo, um austríaco que construiu, há mais de 200 anos, a mais leve aeronave do mundo,feita em papel, duas asas compostas de 3500 linguetas de papel cada uma, que se ABRIAM quando o usuário LEVANTAVA as asas e se FECHAVAM, formando uma asa inteiriça,gerando sustentação aerodinâmica, quando ele as BAIXAVA.O movimento de subir e descer, ” batendo” as asas, era feito por uma simples barra metálica, o inventor queria evitar o PESO e COMPLEXIDADE inerente a todo mecanismo oscilatório.Cedo ele verificou, que a FORÇA HUMANA era INSUFICIENTE.Passou a fazer vôos, atrelado a um balão de hidrogênio, com carga de gás INSUFICIENTE para fazê-lo decolar.Foi bem sucedido, em atrair as atenções do público, até o dia em que esse relojoeiro de Viena, tentou decolar e não consegui, apesar de todos os seus esforços.Apanhou da turba enfurecida, que destruiu a sua aeronave e escreveu uma placa:” Vende-se arado sem cavalos, próprio para arar a terra”.

  • giuan:

    Meio estranho até porque o corpo humano não tem aéro dinâmica para isso para nós podermos fazer teriamos que ter uma bolsa de ar em nosso pulmões coisa que nãi é possível, se ei tiver errado me corrijam.

  • junior:

    afs, vcs não virão os outros 14 videos antes desses?,ele nao usa a força física de seus braços e sim 2 motores elétricos que fazem as asas bater.ta duvidando? olha la os videos!!!

    • junior:

      voltei aqui pra desminti o que eu mesmo disse,re olhei o vídeo e percebi muitas diferenças gráficas e credito 100% que vídeo e falso.vlw e ate mais

  • antonio:

    Ora ,pq ele não repete o voo ? Afinal foi um grande feito !
    Bastaria ele repetir umas 3 vezes …

  • telmo flores:

    ahahhahha, por aqui as aves voam para o norte no inverno…quáquáquáquá, que palhaçada, eu também quero voar, eu acredito nisto, por que não? é bom sonhar e a simples perspectiva de voar me faz bem, deixa o inventor em paz, muito legal mesmo….quáquáquáqá

  • Andhros:

    No entanto já existe um robô pássaro! Pra quem ainda não viu:
    http://www.ted.com/talks/a_robot_that_flies_like_a_bird.html

    • Carlos:

      Obrigado, Andhros, pelo vídeo!
      Muito bonito o pássaro robot, apresentado pelo seu inventor, em um auditório lotado, tendo, inclusive, sobrevoado duas vezes, graciosamente sobre ele e muito aplaudido!
      Muito bom! Vou repassar para os meus contatos.
      Obrigado!

  • D. R.:

    Realmente era fake! Mas não culpo o Hypescience já que outros sites também divulgaram e, realmente, o truque foi muito bem feito; além disso, o cara ficou oito meses enrolando o pessoal no YouTube, comprando equipamentos e tal. Mesmo porque, hoje em dia a computação está tão avançada que fica difícil saber o que é ou não real!

    Mas gostei da idéia; quem sabe um dia eu tente fazer uma dessas de verdade!

  • Jonatas:

    O cara não é engenheiro, é artista e usou computação gráfica, assim até eu voo. Foi uma pesquisa pra ver “como as redes sociais se comportariam”, eu chamo mais de pegadinha internacional, mas tudo vale desde o pássaro Galvão…

    Não foi dessa vez, mas esse feito ainda vai ocorrer, aposto nisso. Um dia nasce outro Leonardo da Vinci…

  • Dellanno David:

    Estou um pouco descontente com o sítio HYPESCIENCE, pois não se deve publicar uma notícia como verdadeira sem embasamento científico de fato. Isto deixa algumas pessoas desconcertadas e a sentirem-se extremamente calhaus…
    Mais credibilidade nas notícias!

    • Gustavo Marinho:

      Em momento algum o SITE (SÍTIO) AFIRMOU que era verdadeiro, mas que o pretenso engenheiro AFIRMAVA ter conseguido. Mais atenção, ao ler e criticar.

  • Wesley:

    Pronto o proprio cara admitiu que o video é fake e que nem o nome usado por ele era real

    http://www.youtube.com/watch?v=OESwdRb48jM&feature=player_embedded#!

  • Wesley:

    Mais indicios de que é fake

    procuraram informações sobre esse cara, e descobriram que ele não estudou na faculdade, como consta em seu perfil no likedin e no face. Ninguém com seu nome frequentou a tal faculdade.

    a empresa onde ele diz ter trabalhado tbm negou que alguem com seu nome tenha trabalhado lá.

    http://www.wired.com/wiredscience/2012/03/human-bird-wings-hoax/

  • washington marden andalecio:

    Eu não acredito, tem algum truque, mas é bem legal se fosse verdade!!!

  • Jonatas:

    Entrar no site desse doido, pegar os dados e ver se repetimos o feito. Algum engenheiro ou aventureiro aqui do Hype se habilita? já tenho até o lugar em mente…
    Esse aqui, venta bastante nessa época do ano.

    • Elton:

      Foi desmentido, é fake mesmo!

    • Jonatas:

      Eu voarei mesmo assim, vou invocar os espíritos de Santos Dumont, Leonardo Da Vinci e Dédalus (o inventor das asas de ícarus).
      hehehe

    • Carlos:

      Muito dez esses canions, Jonatas! Será que alguém se habilita a “voar” sobre eles? rsrsrs!

  • Janser Maciel Mansur:

    Emocionante! Santos Dumont, de onde estiver, deve estar congratulando este holandês…

  • Tony:

    É realmente incrível, quem sabe futuramente quando o projeto estiver mais desenvolvido possa até mesmo ser considerado como um esporte.:D

    • Carlos:

      Qual esporte? Só se for o de falsificar vídeos!

  • Andhros:

    Não sei o que é mais divertido, ver vídeo ou ler os comentários.

    Se tivesse um “quiz” agora mesmo, daria nisso:

    1) O homem construiu um foguete, saiu da terra, navegou no espaço, andou na lua e depois voltou pra terra ileso?
    YES! OF COURSE!

    2) O homem construiu uma asa movida a FORÇA HUMANA e MECANISMOS ELETRÔNICOS e voou por alguns momentos?
    FAKE! NO, NO, NO!

    • josuca:

      eu me emocionei,foi o momento mais lindo que ja vi na minha vida,esse jovem rapaz esta de parabens,ele fez o que a muito tempo,desde que o mundo é mundo outros não conseguiram,quisera u esta perto para ver esse triunfo do homen sobre a maquina,ou seja,ele só usou os recursos humanos e conseguiu o que outro jamais conseguiu fazer.parabens holandes

    • Guilherme:

      Excelente!

    • Wesley:

      o proprio cara admitiu que é fake num programa de televisão

      ele usou até um nome falso

      video

      http://www.youtube.com/watch?v=OESwdRb48jM&feature=player_embedded#!

    • Andhros:

      Pode até ser sim, mas o que importa é que é possível, pelo menos pra mim.

  • Jonatas:

    Mais informações:

    Para ter sucesso em seu voo, Smeets utilizou asas enormes, de 17 m², segundo o site do projeto. O problema é que ele não era forte o suficiente para movê-las de forma eficiente; assim, a solução foi usar um mecanismo que pudesse dar força extra para ele, de forma semelhante a um exoesqueleto.
    Controlar todo o sistema era outro desafio. Por isso, o engenheiro desenvolveu um programa próprio, que combina os acelerômetros de dois Wii Remotes e um HTC Wildfire S para manter o voo estável.
    (…)
    Fonte: TecMundo

    • Guilherme:

      Pratico vôo livre a dezenove anos e kitesurf onze.
      Alias, as asas desse cara são as velas de um kitesurf sligshot – e não velas de windsurf.
      Tenho certeza de que esse vôo é impossível.
      O Anheguera poderia ter o peso similar ao nosso mas certamente boa parte da sua fisiologia seria dedicada ao vôo.
      Evidências de que é mais uma pegadinha: http://gizmodo.com/5895235/cgi-expert%C2%AD%C2%ADs-say-flying-bird-man-is%C2%AD-fake

    • Wesley:

      Ah tá, se ele usou algo para dar empulso, pode ser real. Mas um humano nunca consiguirá, sem ajuda de propulsão, alçar voo como os passaros.

    • Jonatas:

      vento provavelmente, bem mais do que sua breve corrida.

    • D. R.:

      Agora entendi!

      Então, ele usou dois motores elétricos ligados a acelerômetros do Wii para acompanhar o movimento de seus braços, multiplicando a força dos mesmos. De modo que, quando ele desce os braços, os motores giram num sentido para ajudar as asas a descerem também; e quando ele sobe os braços, os motores giram no sentido contrário para ajudar as asas a subirem também.

      Neste caso, ele não está usando apenas a força dos braços! Só gostaria de saber o quanto que esses motores multiplicam a sua força e se um atleta bem treinado poderia voar sem a ajuda de motores.

  • Jonatas:

    Que bando de críticos que não sabem o que falar nesse site. A experiência ta ali e foi filmada, é real. Basta ver o tamanho da envergadura das asas deve ser uns oito metros, ele não voou como um pássaro, voou como um Anhanguera. O Anhanguera é um pterossauro que voou nos céus de onde hoje é o Brasil na época dos dinossauros. Ele tinha um peso próximo ao do ser humano e voava muito bem.
    Uma envergadura especializada pode tirar um homem do chão da mesma forma. Não sei como não fizeram isso antes, não é tão absurdo que precise ser falsificado, é fisicamente possível.

    • D. R.:

      Concordo com o Jonatas; como já disse antes, acho que ele usa o princípio da ressonância para não fazer muito esforço. Além disso, no Youtube têm vários vídeos do projeto; onde ele usa um engenhoso sistema eletrônico para conseguir replicar com perfeição o movimento das asas de um pássaro de verdade. Mesmo assim, não deixa de ser um feito incrível! E é estranho mesmo nunca ninguém ter conseguido isso antes; mesmo porque, muitos perderam a vida tentando fazê-lo!

    • Wesley:

      Ao que eu sei sobre os grandes pterossauros e grandes aves como o condor e o albatroz, eles não conseguem alçar voo se não tiverem muita velocidade.

      o condor, e supõe-se os grandes pterossauros, vivem/viviam em lugares montanhosos pois assim poderiam usar as correntes de ar ascendentes para planar, ele não conseguem alçar voo batendo as asas.

      o albatroz, grows, flamingos precisam alcançar certa velocidade para alçar voo.

      no video, na hora que ele está “decolando”, dá pra ver que sua velocidade não é tão grande. Além disso dá pra ver claramente que essa parte foi editada.

      a planagem pode ser real, mas a decolagem é fake.

    • Jonatas:

      Os pteros eram diferentes das aves. As aves possuem os membros posteriores transformados em asas, enquanto as alas dos pteros eram membranas fortes conectadas do braços às pernas. Essa enorme envergadura era própria para alçar voo com pouco esforço, o vento entrava por baixo e o animal atirava-se por cima e com poucas batidas de asa voava. Nem correria nem salto de alturas, bastava abrir as asas e o ar já os tirava do chão. Os pteros eram mais eficientes em alçar voo e planar que as aves de hoje, mas as aves de hoje são muito mais eficientes no controlo aéreo.
      Bom, é mais ou menos assim que entendo, cabe a um especialista nos dar uma luz exata sobre essa questão.

    • Dellanno David:

      Bela teoria, mas o vídeo é falso. O vôo ocorreu devido a uma série de enquadramentos por computação gráfica, e não por uma exibição ao ar livre factual (de factum). Confira o link para saber a verdade:

      http://www.e-farsas.com/descubra-a-verdade-sobre-o-video-do-homem-voador.html

      Pensei que o Hypescience fosse um site comprometido com a verdade científica, e não de boatos oriundos do conhecimento de obscuridade, como os vídeos virais…

  • alceu:

    ele tomou red bull

  • Edmar:

    Não se animem, isto é falso!
    Fruto de um caráter abandidado que engana, finge e mente!
    Deveria dar cadeia por isto.
    Informações falsas.
    Enganar a fé pública.
    Conscientemente e desavergonhadamente.
    Infelizmente estamos contaminados,
    nos acostumamos com isto
    a maioria das pessoas já são assim.
    Até gostamos …
    E queremos combater a corrupção …
    Sem mérito.

    • Jonatas:

      É mais fácil acreditar que tudo é falso ou impossível do que acreditar na capacidade da engenhosidade humana.
      É esse pensamento que diferencia o comodismo da inovação, e uma pessoa comum de um inventor.

  • Jaime:

    infelizmente parece que o video é de uma campanha viral… é tanta coisa fake na internet que cada dia eu perco mais fé nas coisas “sobrenaturais” e incomuns.

  • D. R.:

    Parece fake; mas, provavelmente, é verdade! Talvez ele conseguiu tal feito pelo efeito de ressonância (o mesmo capaz de quebrar uma taça de cristal ou derrubar uma ponte). Dá para ver que a asa é formada por uma vara rígida com as pontas flexíveis; e ele a balança com os braços na sua mesma frequência de oscilação; o que não exige tanto esforço!

  • Fernando dahm:

    Como podem esquecer de Ícaro? Com penas coladas com cera em forma de asas e ao voar aproximou-se do sol e o calor fez derreter a cera e ele despencou no espaço.O simbolo da antiga VARIG.Tudo é passado mas são ideias tentadas,e por acaso este foi feliz e não se atirou pelo penhasco para ganhar alturas ,se deu certo ótimo ,que seja aperfeiçoado.

    • Rogério:

      Ícaro é mitologia. Minha opinião é de que haja preparo físico para voar num treco desses. Mas a iniciativa foi legal.

  • Caio:

    A inventividade humana é infinita! E a descrença que se faz presente em mentes alienadas, não nos permite aceitar um sucesso como este. Parabéns, Jarno Smeets!

  • Denilson:

    “CGI Experts Say Flying Bird Man Is Fake (Update 2)”

    http://gizmodo.com/the-bird-man/

  • Carlos:

    Tem que tomar muito toddy …

  • Ícaro:

    Isso vai dar merda. Experiência própria.

  • Jailson:

    Sera que é verdade ?

    • Carlos Pommer:

      Falso. O ser humano não tem força para isso

    • helio:

      a asa tem uma Armacao de metal ou alguma fibra, e tem um mecanismo pra ajudar o cara a “bater” as asas, vc nao foi no site antes de falar ne? rsrs

    • Raimundo Jr:

      Como físico estou cético.

  • Luis:

    Pessoal.. infelizmente é fake!
    A asa não gera nenhuma sustentação (não infla) e na filmagem lateral o movimento ficou artificial..

    • helio:

      como a asa nao tem sustentacao? rsrs
      vc nao assistiu o video e nem viu o site dele ne? a asa tem uma Armacao de metal ou alguma fibra, e tem um mecanismo pra ajudar o cara a “bater” as asas

  • Wesley:

    fake!

    o corpo dele só ficaria esticado se estivesse a uma velocidade muito grande, na velocidade que ele está as pernas deveriam estar penduradas.

    além disso, na hora que ele está “levantando voo” dá pra ver que houve um pouco de computação grafica…

    • Raphael:

      Quando se plana, a aceleração escalar é mantida, apenas muda-se a direção vetorial. Logo é normal ele ter ficado “esticado”.

    • Jonatas:

      Ele fez 300 km/h ao planar, é o suficiente.

    • Wesley:

      mas o corpo dele fica esticado logo após ele “alçar voo”

      e como as asas estão sustentadas nos braços dele, o centro de gravidade faria ele ficar na vertical durante a “subida”

    • Jonatas:

      Ele estica o próprio corpo por necessidade de impulso e para cortar o ar, evitar o atrito que o traria de volta ao chão. Ficou assim por esforço próprio no começo, não por velocidade, mas para ganha-la, e também ganhar altitude.

  • Renato:

    seria bom se pudesse adaptar um mecanismo acoplado nessas asas pra poder pedalar assim nao ia cansar facilmente

  • marcos Pedroso:

    Truco!

  • Gustavo:

    Ainda não é 1º de Abril.

  • Rone100theone:

    Fiquei emocionado ao ver o vídeo. No final o cara que fez a façanha parece emocionado também. Afinal é algo que muitas pessoas buscavam à séculos, muitas inclusive perderam a vida se jogando de morros, e tudo mais. Parece algo banal, mas mostra que o ser humano quando tem oportunidade, tempo e talento, supera seus aparentes limites físicos e de engenhosidade. Quem fera todos tivessem um dia estas oportunidades pra criar coisas pra melhorar a vida de todos e também pra nos comover de certa forma…

  • Elton:

    Quando li o título, respirei fundo e pensei, mais um título… challenger accepted!!

    • Cristiano Albano:

      Que legal, agora vou poder viajar pro Sul no inverno.

    • Carlos Pommer:

      No Brasil você vai ficar com mais frio ainda se fizer isso. É tudo mentira.

    • João:

      Se você for uma ave no hemisfério norte isto faz sentido, mas por aqui as aves migratórias voam para o Norte no inverno.

Deixe seu comentário!