Alcoólatras em recuperação devem evitar bares? Tudo depende da genética

Por , em 28.07.2010

Segundo pesquisas, são seus genes que determinam se você vai, ou não, imitar o comportamento dos outros em relação à bebida.

Um estudo mostra que o gene de um receptor (dopamina D4, ou DRD4 para os íntimos) podem influenciar a sua sensibilidade sobre o consumo de álcool dos outros. O gene já foi associado em outras pesquisas a um comportamento ávido por novidades e ao consumo de chocolate e de cocaína.

Em um estudo conduzido no Instituto de Ciência Comportamental da Holanda, pesquisadores descobriram que os participantes que tinham uma versão distinta do gene DRD4 bebiam mais quando em contato com outras pessoas que bebiam bastante.

Na pesquisa os cientistas construíram um bar no laboratório – tudo em nome da ciência. Eles fizeram os participantes analisaram comerciais em pares e, durante a análise, eles tinham um intervalo no qual poderiam esperar no bar. Na verdade, os comerciais eram só fachada para que os voluntários não percebessem que o verdadeiro estudo estava no bar.

E o par de cada participante era, na verdade, uma pessoa que estava trabalhando com os cientistas. Esses “agentes disfarçados” recebiam instruções de quanta bebida deveriam tomar no bar e os cientistas observavam a cena para descobrir se o participante acompanhava o agente na quantidade de drinks.

Uma análise genética revelou que os voluntários que acompanharam os agentes em vários drinks tinham uma versão diferenciada do gene DRD4, conhecida como “sétimo alelo repetido”, enquanto os outros voluntários não apresentavam essa alteração.

Segundo Helle Larsen, uma das autoras do estudo, isso pode significar que alcoólatras com essa diferença genética teriam mais dificuldade para se recuperar, principalmente em companhia de pessoas que estejam bebendo.

Essa diferença genética pode ser prejudicial agora, mas os pesquisadores sugerem que ela era uma vantagem apresentada por alguns de nossos ancestrais. Eles deveriam arriscar e padronizar seu comportamento de acordo com outros para encontrar comida e abrigo. [Life’s Little Mysteries]