Alguém filmou um polvo mudando de cor enquanto dormia (e talvez sonhava) e é espetacular

Por , em 27.09.2019

Talvez você já saiba que alguns polvos são capazes de mudar de cor. Eles normalmente fazem isso como camuflagem, reagindo a condições de seu ambiente, por exemplo, para se esconderem de predadores ou surpreenderem presas.

Mas essa, aparentemente, não é a única situação em que esses animais acionam suas habilidades camaleônicas.

O vídeo abaixo vai te deixar de boca aberta. Ele foi retirado do documentário “Octopus: Making Contact”, que estreará no canal americano PBS em 2 de outubro, e mostra um polvo mudando de cor enquanto dorme.

A filmagem

O documentário é narrado pelo biólogo marinho Dr. David Scheel, professor da Universidade Alaska Pacific em Anchorage, no Alasca, e exibe Heidi, o polvo fêmea que ele criou.

Na filmagem, Heidi mostra toda a sua inteligência, resolvendo quebra-cabeças, usando ferramentas e conseguindo escapar de espaços pequenos. Ela também parece reconhecer rostos e ficar feliz na presença dos humanos que cuidam dela.

Embora não seja especializado em sono animal, Scheel disse ao portal The Bored Panda que está familiarizado com o assunto. “Parece que muitos animais, e talvez todos os animais com sistema nervoso, precisam dormir. O sono foi observado, por exemplo, em duas espécies diferentes de água-viva, que obviamente não são peixes, mas animais invertebrados cnidários relacionados a corais e anêmonas”, explicou.

Ao contrário de nós, os polvos não têm um cérebro centralizado. Em vez disso, possuem vários “cérebros”, com feixes de neurônios distribuídos por seus membros.

“O sono pode ser reconhecido comportamentalmente, e estudos descobriram que tanto os polvos quanto os chocos têm comportamentos que satisfazem a definição de sono: tornam-se inativos e menos responsivos a perturbações, mas podem ser despertados. Após um período de privação do sono, eles dormem mais para recuperar o atraso. E seus cérebros estão ativos durante esses comportamentos de sono”, afirmou Scheel ao The Bored Panda.

Sonhando?

No vídeo, Scheel tenta adivinhar sobre o que Heidi estaria sonhando. Claro, não podemos saber se ela estava mesmo sonhando, mas é engraçado como seus padrões de cores mudam enquanto ela dorme.

Scheel supõe que, no sonho, Heidi tenha visto uma presa, um caranguejo, e começado a mudar um pouco de cor. Depois, ao sair do fundo do mar, ela fica totalmente escura. Mais tarde, exibe um padrão de camuflagem, e poderia estar comendo o caranguejo enquanto tenta passar despercebida pelo ambiente. “Se ela está sonhando, esse é o sonho!”, brinca no vídeo.

É uma ideia fascinante, não é mesmo? Eu sei que meu dia começou melhor com a imagem de um polvo dormindo, sonhando e se colorindo. [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (20 votos, média: 4,90 de 5)

Deixe seu comentário!