Algumas pessoas conseguem provocar um ruído nos ouvidos tensionando um músculo

Por , em 2.03.2020

A maioria das pessoas provavelmente não tem ideia do que estou falando, mas, ao que tudo indica, alguns de nós são capazes de contrair voluntariamente o músculo tensor do tímpano, um músculo da audição, provocando um ruído estrondoso no ouvido.

Caso você não tenha essa habilidade aparentemente inútil, pode ter uma noção de como seria esse ruído ao bocejar com vontade –o músculo do tímpano se contrai e você pode reparar em um barulho como um mini trovão se formando.

O papel do músculo tensor do tímpano

O som produzido pela contração voluntária desse músculo não é exatamente uma nova descoberta; já foi descrito pelo fisiologista Johannes Müller em 1842, por exemplo, no texto “Elementos da Fisiologia”, Volume 2.

O tensor do tímpano desempenha papéis importantes na audição. Quando você ouve um som, seu tímpano vibra. Esse som, por sua vez, é transferido para uma série de ossos – martelo, bigorna e estribo – que transmitem ondas sonoras para o ouvido interno.

O músculo tensor do tímpano está conectado ao martelo. Quando ele se contrai, afasta o martelo do tímpano, o que tensiona a membrana timpânica, limitando sua capacidade de vibrar e amortecendo as vibrações transmitidas pelo ouvido interno. Essa contração do tímpano é reflexiva, em resposta a sons altos – os cientistas pensam que protege as células do ouvido interno de danos.

Os pesquisadores também pensam que o músculo tenha outras duas funções – mascarar sons de baixa frequência, o que permite que a gente escute melhor sons de alta frequência, bem como se contrair levemente em resposta a sons gerados pelo corpo, como mastigar, tossir, falar e bocejar, para impedir que fiquemos surdos por nossos próprios barulhos.

Divertido ou assustador?

Se você não consegue contrair esse músculo por vontade própria, não fique tão chateado. Nem sempre é uma experiência divertida; também pode ser assustadora.

Um estudo de 2013, por exemplo, relatou o caso de um homem de 27 anos que foi ao médico reclamando de “zumbido bilateral” nos ouvidos. Foi quando ele descobriu que estava voluntariamente contraindo ambos os seus músculos tensores do tímpano e, portanto, não precisava se preocupar com o barulho ribombante. [ScienceAlert]

5 comentários

  • Lucas Eduardo:

    Hehe, faço direto, principalmente quando tá muito barulhento

  • Cássio Hilário:

    E eu que achava que era normal isso com todo mundo…
    A cada dia descubro o quão aberração eu sou…

  • Cesar Grossmann:

    Acho que é meu caso. Mas eu tenho a impressão de estar movimentando músculos no fundo da boca, onde começa a garganta. De qualquer forma, o ruído pode ser descrito como um… rufar de tambores? Rimbombar? Mas não é muito alto, não. Talvez não seja a mesma coisa…

    • Evandro Júnior:

      Os meus parecem ser fracos, pois eu não consigo mantê-los contraídos por muito tempo, no máximo uns 10 segundos.

    • Cesar Grossmann:

      Eu faço estes barulhos por dois ou três segundos. É incômodo.

Deixe seu comentário!