Algumas pessoas nunca esquecem um rosto

Por , em 20.05.2009

Um novo estudo constatou que algumas pessoas tem a extraordinária habilidade de lembrar da face de pessoas que conheceram há muitos anos atrás, mesmo que apenas de passagem.

Socialmente falando, essa capacidade pode trazer alguns constrangimentos. Geralmente estas pessoas reconhecem muito mais os outros do que são reconhecidos. Então é normal que compensem isto fingindo que também não reconhecem alguém que conheceram de passagem, para evitar que seja atribuído a isso uma importância maior do que realmente tem.

Os “super-reconhecedores”, como são conhecidos, podem lembrar de pessoas que compraram na mesma loja que eles há dois meses atrás, sem nem ao menos terem falado com elas.

Esta descoberta pode ser útil em tribunais, onde uma pessoa que foi testemunha ocular pode ser mais ou menos confiável de acordo com as suas diferentes habilidaes de reconhecer outras pessoas.

O pesquisador Richard Russel do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard diz que há uma grande variedade dentro desta habilidade. Entre os super-reconhecedores podem haver aqueles que reconhecem de forma normal ou desordenada. Isso indica que há um espectro de habilidades diferentes dentro do fato de apenas reconhecer faces.

Pessoas de culturas diferentes, têm diferentes características dentro de sua habilidade recognitiva. Enquanto os ocidentais se concentram em detalhes individuais, os asiáticos tendem a focar em como os detalhes se relacionam. Muitas vezes os super-reconhecedores podem reconhecer outros apesar de algumas mudanças na aparência, com envelhecimento e cor do cabelo. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • luizao:

    eu tbm tenho facilidade em lembrar rostos ,talvez vejo só de passagem,lojas ,ruas ,só saber se isso se chama memoria fotografíca,

    • Cesar Grossmann:

      A memória eidética ou memória fotográfica nunca foi comprovada, Luiz.

  • renarruda:

    Normalmente eu lembro de pessoas que apenas vejo passar de relance no carro, e consigo dizer aonde as vi… e outra coisa que sempre me chamou atenção é o fato de que eu consigo enchergar o envelhecimento de uma forma geral, rosto, corpo… acredito que está certo, pelo fato de que, algumas pessoas que eu conheci quando era pequeno, ainda no jardim, colegas, eu as encherguei mais velhas e depois de 25 anos a encontrar e ver que minha visão estava certa quanto as características futuras da pessoa….

  • Natália:

    Eu sonhei muito com rostos que vi quando era pequena;/

  • larissa:

    oi gente alguem poderia me ajudar se uma pessoa ficar brava com outra quanto tempo vocês lembraram da face da pessoa so virão essa pessoa uma vez por pouco tempo quanto tempo você conseguiu lembra ?.
    Eu so consigui lembra uma semana é normal ou devo ter algum poblema ?

  • Lucélia:

    Interessante saber sobre isso…rsrrs, porque tenho alguns amigos que falam q sou um computador, pela facilidade de gravar nomes e rostos sem qualquer esforço. o incrivel é q sempre me lembro de onde eu vi a pessoa e se nesse momento o nome dela for pronunciado eu tb gravo ….

  • Marcos Vinícius:

    Eu sou bem assim mesmo, o mais bizarro é que ja estou no 1o período de Direito e me lembro do rosto e do nome de meus colegas do jardim de infancia, e não mantive contato por esses anos. Lembro de muita gente mesmo, na praia então é um sufoco.

  • alessandra soares:

    pena que não sou uma dessas pessoas!
    a não ser que seja alguém que eu goste muit=)

  • Vinicius R.:

    Me senti diferente agora! Eu estou cursando o 1° ano de Bacharelado em Ciências Biológicas… Quando eu entrei na minha sala, incrivelmente eu encontrei uma pessoa que estudou comigo na 1ª e 2ª série do ensino fundamental!!! Isso foi em 1998 e 1999. E eu me lembrei muito da pessoa, mesmo ela estando mais velha e com características bem diferentes! Eu sempre olho para uma pessoa e penso: “eu conheço você de algum lugar!”
    Talvez eu tenha uma super-habilidade legal, mas eu gostaria de lembrar sempre de onde eu conheço a pessoa!

Deixe seu comentário!