Crianças vêem o mundo de forma diferente dos adultos

Por , em 2.11.2010

Uma nova pesquisa indica que as crianças realmente não vêem os objetos da mesma forma que os adultos. Elas só têm uma visão “totalmente madura” a partir da idade de 13 anos.

O estudo incluiu 171 crianças, entre 4 e 10 anos. Para saber a diferença entre as percepções, os pesquisadores britânicos mostraram 10 formas em relevo, como quadrados e imagens sombreadas, para cada criança. Em seguida, eles perguntaram aos participantes se aquela imagem era côncava ou convexa. A resposta “correta” assumia que o objeto era “iluminado de cima”, ou seja, a luz que o atingia vinha de cima.

Ao julgar se as imagens sombreadas são côncavas ou convexas, o cérebro adulto assume que a luz vem de cima, a menos que existam razões para se pensar o contrário. Os pesquisadores descobriram que as crianças têm que aprender essa habilidade.

Os resultados mostram que ela vai ficando melhor com a idade. Em média, a cada ano a mais que a criança tinha, ela melhorava 10 pontos nos acertos, com uma melhoria de 0,43 a cada ano. Se crianças de outras idades se desenvolvem nesse mesmo ritmo, os pesquisadores prevêem que os bebês aprendem a assumir que a luz vem de cima com cerca de 21 meses. Mas este aspecto da sua percepção visual não será “totalmente maduro” até mais ou menos a idade de 13 anos.

Segundo os cientistas, as crianças realmente vêem o mundo de forma diferente do adulto, na medida em que suas percepções parecem ser mais variáveis. [NewScientist]

2 comentários

  • Kerensky:

    Penso diferente. Acredito que as crianças vem ao mundo “vendo” como tudo realmente é. Com o convívio com seus semelhantes, acabam tornando-se “sócias” da atual percepção do mundo. Ou seja, tudo o que percebemos é uma descrição que aceitamos sem questionar. Nada é o que parece.

  • Dil ferreira:

    Agora sei porque meu filho gosta da xuxa(xspb)e eu não..hêhê,nada a ver neh..

Deixe seu comentário!