6 conselhos para ter um casamento feliz

Por , em 23.06.2015

O casamento é um evento que não sai de moda. Mas, se a festa de casamento, o vestido, o bolo e o cenário de conto de fadas da coisa toda agrada a muita gente, a continuação dessa história tende a ser um tanto mais realista do que o famoso “Felizes para sempre”. E é justamente aí que a coisa complica.

Como ter um casamento feliz?

Para ajudar nessa batalha diária que é um casamento, o gerontologista estadunidense Karl Pillemer concluiu recentemente um projeto que é considerado o maior estudo em profundidade já feito com pessoas casadas há muitos anos. Originalmente chamado de “Cornell Marriage Advice Project”, ou “Projeto Cornell de conselhos para casamentos”, em tradução livre, os pesquisadores entrevistaram e examinaram a vida de mais de 700 pessoas casadas, o que resultou em um total de 40 mil anos de união.

Para capturar a essência da voz da experiência, Pillemer ainda realizou uma pesquisa aleatória nos Estados Unidos com cerca de 400 casais americanos com 65 anos ou mais velhos, perguntando coisas sobre encontrar um parceiro compatível e outros conselhos de amor e relacionamentos. Em posteriores entrevistas pessoais com mais de 300 indivíduos casados há muitos anos – aqueles com 30, 40, 50 ou mais anos de casamento – Pillemer capturou mais insights para superar problemas comuns de relações. Sua equipe também entrevistou indivíduos divorciados, perguntando como outras pessoas poderiam evitar rompimentos matrimoniais.

Média

A idade média dos entrevistados foi de 77 anos e incluiu 58% de mulheres e 42% de homens. A duração média do casamento na amostra foi de 44 anos, sendo que o casal com o casamento mais longo tinha idades entre 98 e 101 e tinham sido casados por 76 anos. As respostas foram compiladas para as recomendações mais comuns, resultando em uma lista das lições mais frequentes para um relacionamento bem sucedido em longo prazo.

1. Aprenda a se comunicar

conselhos para ter um casamento feliz 1
As pessoas que viveram e usufruíram de um bom casamento ao longo dos anos apontaram o diálogo entre o casal como ponto-chave. Falar, falar, falar. Conversar sobre tudo. E, claro: aprender a ouvir. Os casais que deram certo acreditam que a comunicação aberta pode resolver problemas conjugais dos mais cabeludos. E que, da mesma forma, casais que não se comunicam tendem a não ter um relacionamento duradouro (ou, pelo menos, não ter um bom relacionamento).

2. Conheça muito bem o seu parceiro antes de se casar

Couple Having Breakfast in Bed
Apesar de muitas das pessoas entrevistadas neste estudo terem se casado muito jovens, elas recomendam justamente o contrário.
O conselho dos casais velhinhos é que os mais jovens esperem para se casar até que tenham conhecido todas as particularidades do seu parceiro. O lado bom e o lado ruim, as manias, as reações… Tudo o que for possível.

3. Confie no seu compromisso

conselhos para ter um casamento feliz 3
Uma série de experiências compartilhadas durante o levantamento também resultaram em uma verdade muito pura: nunca se case com a expectativa de mudar de parceiro. A ideia do casamento é o “felizes para sempre”. Se casar já pensando que não vai dar certo e que você pode ter outra pessoa a qualquer momento não parece um bom plano.

4.Trate o casamento como um acordo inquebrável, um compromisso para a vida toda

Heart shaped hand gesture, usual gesture in several countries to have a deal
Ao invés de ver o casamento como uma parceria voluntária que dura apenas enquanto a paixão permite, encare esse compromisso com a seriedade que ele exige. Mesmo que as coisas azedem um pouco com o tempo, respeite os votos que você fez à outra pessoa e, principalmente, lembre-se de porque você os fez.

5. Aprenda a trabalhar como uma equipe

conselhos para ter um casamento feliz 5
Aplique o que você aprendeu em experiências em equipes ao longo da vida – tanto nos esportes, quanto no trabalho e na convivência de uma maneira geral – no seu casamento. Concretamente, esse ponto de vista envolve resolver problemas de forma coletiva, em casal, dividindo responsabilidades, ao invés de colocar tudo nas costas de um parceiro. Qualquer dificuldade, doença ou reviravolta experimentada por um membro do casal deve ser encarada como de responsabilidade do outro parceiro também.

6. Escolha um parceiro que seja muito parecido com você

conselhos para ter um casamento feliz 6
Dizem que os opostos se atraem, mas essa lei parece valer só para a física. Manter um casamento é sempre trabalhoso, mas será muito mais fácil de dar certo se você estiver em um relacionamento com alguém que compartilha seus interesses, ao invés de alguém totalmente diferente de você. A necessidade mais crítica para a semelhança é em valores fundamentais e visões de mundo. Questões controversas como a criação dos filhos, gestão de dinheiro, religião e política podem desgastar a relação em longo prazo. [sciencedaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • ASantana:

    Dicas simples, mas que considero realmente valiosas. Aliás, tudo o que ajudar a manter a instituição familiar considero de grande valor!

Deixe seu comentário!