Aneurismas causam sintomas?

Por , em 20.07.2010

Uma dúvida muito comum sobre aneurismas é se eles provocam algum sintoma, que possa revelar se uma pessoa possui ou não as protuberâncias nas artérias.

Definir os aneurismas como protuberâncias nas artérias parece ser pouco – o que os torna tão letais é que eles podem estourar. Eles possuem sintomas sim, mas as reações do corpo variam dependendo da localização do aneurisma.

Aneurismas localizados na aorta na região do peito (a aorta é a artéria que leva o sangue do coração para outras partes do corpo) podem causar falta de fôlego, voz rouca, dores nas costas e dores no ombro.

Aneurismas na aorta, mas na região do abdômen, podem causar dor na região do estômago, complicar a sua digestão e deixá-lo com falta de apetite.

Os temidos aneurismas cerebrais podem produzir dores de cabeça, dores no seu pescoço e na face, e complicar a sua visão e capacidade de fala. Aneurismas ventriculares (localizados no coração) podem causar batimentos irregulares, dores no peito e falta de fôlego.

Por sorte, os aneurismas podem ser detectados com alguns exames físicos, raios x e ultrasom. O tamanho e a localização do aneurisma também vão determinar o método de tratamento – aneurismas no peito, normalmente, são operados imediatamente enquanto aneurismas abaixo do estômago são observados. Se eles crescerem, os médicos sugerem a operação.

As operações de aneurisma estão se tornando menos invasivas. Os procedimentos mais modernos usam um tubo de poliéster dentro de um cilindro de metal, que desvia a corrente sanguínea do corpo, impedindo que ela passe pelo aneurisma e voltando para a sua circulação.

A maioria dos aneurismas é causada por falta de proteínas que dão mais força à artéria aorta – elas, normalmente, se deterioram com a idade. Ter mais do que 60 anos, ter placas nas artérias, pressão alta, fumar, ter infecções nos vasos sanguíneos e ter alguma anormalidade congênita aumentam suas chances de ter um aneurisma.

Mas um diagnóstico antecipado juntamente com novos métodos de cirurgia estão prevenindo o rompimento dos aneurismas. Então se você está desconfiado que está com um aneurisma, procure um médico sem atraso. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • larissa mim:

    gostaria de saber desta doenca como ela surge e qual os principios sintoma que devemos observar diante da qual estiver que se preocupar e como devemo-nos precaver sobre esta desde ja agradeco por tudo se puder gostaria que me orienta por ocasiao de alerta

  • MARIA MADALENA:

    Eu tenho fortes dores de cabeça,as vezes de um lado só,de chegar eu ficar segurando a cabeça pois parece que vai cair,nessas dores sinto muita pressão na cabeça, minha cabeça simplesmente começa a doer do nada,as vezes de madrugada acordo com dores fortes de cabeça,se eu fico nervosa ela doi,se eu choro ela doi eu vivo de remedio mais ela vai e volta de 04horas que eu tomo o remedio e os remedios que eu tomo é PARECETAMOL DE 750 e DIPIRONA os dois juntos,e também tenho dois casos na familia(avô e um tio) que morreu de fortes dores de cabeça que na época não tinha diagnostico simplesmente falavam há fulano morreu de dor de cabeça hoje que esta tudo mais atualizado,será que eu tenho essa doença?
    Fui ao neuro ele me passou Diasepan e fiz uma tomografia mais deu normal,fui tambem ao oftamologista não tenho problema de vista,uns tempo atras fiz um rai x não deu enxaqueca e nem senusite,mais tem um certo tempo que fiz esse raio x.
    Agora fico perdida,pois,ela dói desesperadamente.

    Desde já agradeço por lê o meu e-mail,espero que me ajudo.

    • antonia efigenia simao:

      tenho tido dor de cabeça constante,doi ate a nuca.fui ao medico pressão normal.sempre 12,13.tive uma trmbose venal.onde minha perna vivi enchada,sera que tem algo ha ver?ESTOU RESEOSA E PREOCULPADA.gostaria de uma opiniao.obrigada

  • cris rodrigues:

    minha mãe teve aneurisma no esstômago, nos rins e na orta, mais ela fez a cirrugia e hoje ela esta muito bem, mais queria saber se corre risco de um dia voltar, ois ela tem 60 anos. beijos.

  • gilberto pereira dos santos:

    fiz uma cirurgia de aneurisma celebral,do lado esquerdo da cabeça,mas escuto um barulho na cabeça,como fosse um grilo.isto e normal?

  • laureni:

    em minha familha desconheço caso mais eu sou fumante

  • Angela:

    Bom dia

    Fiz uma busca pois tenho se3ntido muitas dores de cabeça, tive um desmaio simplesmente senti um aperto na cabeça e senti falta de ar e só acordei no chão, também sinto formigamentos nas prnas e inchaço no rosto, muita dor nas faces parece ser no osso, essa dor as vezes se estende a todos os dentes, sinto muita dor no pescoço e ombros parece decer pelos nervos que ligam a nuca as vezes sinto formigamentos na cabeça por pouco tempo alguns segundos como quando estamos retornando a sentir a pele depois de uma anestesia, as vezes sinto puchar minha vista esquerda que as vezes até fica turva.
    Gostaria de receber uma orientação no meu e-mail. Também procurarei um médico na segunda.
    Agradeço desde já.

  • Luisa:

    Olá, primeiramente parabenizo pelo trabalho e pelo site, no qual se faz muito útil aprimorando meu conhecimento e sanando minhas dúvidas.
    Estou com uns nódulos na parte de trás da cabeça parecido com galo de pancada, o que não se confirma, pois não bati a cabeça e notei que estão aparecendo mais nódulos, já fiz raio-x, portanto ainda não peguei o exame, gostaria de saber se pode ter alguma ligação com um aneurisma cerebral.

  • regina:

    tenho direto dor de cabeça quando nao lateja de um lado lateja do outro ja tirei rx e deu sinusite mais tenho muito medo de te aneurisma qual o medico que posso procuras.

  • luciana:

    A maioria dos aneurismas cerebrais não têm sintomas e sua origem é congênita. Portanto se algum parente seu foi portador sua chance é maior de também ser portador. Tabaco e álcool são óoootimos para desencadear o rompimento de um aneurisma.

Deixe seu comentário!