Apaixonar-se é um processo cognitivo – tudo depende do seu cérebro!

Por , em 27.10.2010

Uma pesquisa recente descobriu que se apaixonar não envolve só o coração, mas também o cérebro.

Quando pesquisadores revisaram estudos sobre cérebro e amor, descobriram que 12 áreas do cérebro parecem trabalhar juntas somente quando você olha para o seu amado.

Segundo pesquisadores, os resultados obtidos confirmam que o amor tem uma base científica. A equipe descobriu que quando uma pessoa se apaixona, áreas diferentes do cérebro liberam substâncias químicas indutoras de euforia, como dopamina, ocitocina (chamada de hormônio do amor), adrenalina e vasopressina (estudos com animais revelam que essa substância causa comportamento agressivo e territorial).

Outros estudos sugeriram que os níveis sanguíneos de fator de crescimento neural (FCN), uma proteína que desempenha um papel na sobrevivência e manutenção das células do cérebro, também aumentam. Esses níveis são significativamente maiores em casais que acabaram de se apaixonar. A molécula também desempenha um papel importante na química social entre os seres humanos, como o fenômeno do amor à primeira vista.

Mas os amores não são todos iguais. Segundo os pesquisadores, diferentes partes do cérebro são ativadas para diferentes tipos de amor. Por exemplo, em um estudo sobre o amor “romântico”, os participantes mostraram atividade cerebral no chamado sistema dopaminérgico subcortical, ativo em pessoas sob o efeito de euforia.

Esse tipo de amor também parece ativar regiões do cérebro associadas com comportamentos emocionais, tais como excitação sexual. Esta conclusão apóia pesquisas anteriores que mostram que a satisfação sexual de um casal e seus sentimentos de amor estão ligados.

Outra área do cérebro envolvida com esse tipo de amor é a da imagem do corpo, ou como uma pessoa entende e imagina alguém. Os pesquisadores dizem que uma melhor imagem corporal pode levar a um melhor relacionamento.

O amor materno já é diferente. A atividade foi maior em uma região profunda no meio do cérebro chamada substância cinzenta periaquedutal (SCP), que contém receptores para o vínculo entre mãe e filho.

Outro estudo, sobre amor incondicional, pediu que os participantes olhassem fotos de crianças e adultos com deficiência intelectual. Em seguida, pediu que eles olhassem novamente para as mesmas imagens, mas desta vez gerassem sentimentos de amor incondicional. Os resultados mostraram atividade cerebral significativa em alguns dos sistemas de recompensa do cérebro (também ligados ao amor entre mãe e filho), juntamente com a região SCP ligada ao amor materno. Os pesquisadores afirmam que o amor materno e o incondicional devem ser ligados a processos similares no cérebro.

Como os pesquisadores provaram que regiões de ordem superior de pensamento do cérebro estão implicadas nesse sentimento, o amor pode ser considerado mais que uma emoção básica, pois também envolve a cognição.

A análise realizada até agora será seguida por um estudo. Assim que for liberado, os pesquisadores tentarão provar que se apaixonar leva apenas cerca de um quinto de segundo. [LiveScience]

Junguianos irão gostar de saber que apaixonar-se é um processo cognitivo! Principalmente o amor “romântico”, que é diferente do desejo sexual.

• MIlton Martins:

A pior ressaca que um ser humano pode passar é quando passa o efeito da dopamina, seja nele ou nela. É cruel!!!….kkkk

TUDO depende do cérebro…

• PEDRO:

DE QUALQUER MODO. SEREMOS SEMPRE NÓS QUEM FAEMOS NOSSAS ESCOLHAS. ESTE É O PAPEL DA CIENCIA NOS EMPRESTAR VERDADES PROVISORIAS. NOSSA MISSAO É INTERPRETAR E FAZER O MELHOR USO DELAS À NOSS CONVENIENCIA.

AMAR NUNCA VAI DEIXAR DE SER BOM A DESPEITO DE QUALQUER CIENCA OU VERDADE PROVISORIA.

Ah, o amor era tão mais lindo sem essa visão científica…

oura nao,sobrevivencia,a proli precisa alimentar-se.
    o amor romantico non ecxiste,conversinha de loser,nao passamos de um acidente da materia e esse tal de amor eh um modo de garantir a perpetuacao da especie

• Ninja:

Ah, isso explica por que as mulheres se apaixonam mais por caras ricos e bem sucedidos.

• willyam hott:

ver a reportagem. é manero.