O aperto de mão certo ajuda a agarrar emprego

Por , em 12.05.2008

“Quem busca um emprego está treinado sobre como agir em uma entrevista; como falar, como vestir-se, como responder as perguntas, portanto todos procuramos e agimos de maneira similar”, ele disse. “Mas o aperto de mão é algo que talvez seja mais individual e sutil, portanto, pode comunicar algo que a vestimenta ou aparência física não podem.”

O aperto de mão pode ser o indicativo de diferenças de personalidade em geral.

Greg também descobriu que aqueles com apertos de mão mais fortes foram avaliados mais positivamente entre os entrevistadores, em parte porque eles também exibiram mais facilidade em conversas casuais, contato visual e em outras habilidades sociais.

“Nós provavelmente não lembramos conscientemente do aperto de mão de uma pessoas ou se ele foi bom ou ruim”, disse Greg. “Mas o aperto de mão é um das primeiras pistas não verbais que nós conseguimos sobre a personalidade em geral de uma pessoa, e essa impressão é o que lembramos.”

Como apertar

Bons apertos de mão envolvem uma agarrada completa e firme, contato ocular e um vigoroso movimento de subir e descer, aconselhou Greg.

Isso pode ser negativo para as mulheres, no entanto, pois sua agarrada tende não ser tão forte. Mas outras pesquisas indicam que as mulheres tendem a ser mais fortes em outros tipos de habilidades de comunicação não verbal, que parecem compensar suas agarradas menos musculosas, disse Greg.

E no estudo, mulheres que tinham uma agarrada mais forte, pareceram ter vantagem sobre os homens.

“Aquelas mulheres pareceram ser mais memoráveis do que os homens que tiveram um aperto de mão tão forte quanto elas. Um aperto de mãos muito bom teve maior impacto no resultado da entrevista para as mulheres do que para os homens.”

Tendência liberal

Um estudo similar realizado em 2000 e publicado no Journal of Personality and Social Psychology, descobriu que pessoas com um aperto de mãos; firme eram mais extrovertidas, abertas a experiências e menos neuróticas ou tímidas do que pessoas com agarradas molengas.

Foi descoberto que mulheres que são mais liberais, intelectuais e abertas a novas experiências tinham apertos de mão mais firmes. Elas passavam uma impressão mais favorável do que as mulheres que eram menos abertas e tinham o aperto de mão menos firme.

Para os homens o resultado foi oposto: Homens mais abertos tinham apertos de mão levemente menos firmes e davam uma impressão mais pobre do que homens menos abertos. [Fonte]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Ginno Geiser:

    Beleza, muitos já aprenderam a ser mais falsos do que já são!
    Qual a proxima dica?

  • Robson Guimarães:

    em que epoca foi dado inicio ao aperto de mão, e saber qtos de tipo de aperto de mão existem.

    obrigado

  • Lucilene Teixeira:

    Também acredito que com esse ato é demostrado a confiança.
    Na faz parte de um conjunto: Olhar, o jeito de falar, andar…

  • Wanderson:

    Eeeeeee. um aperto de mão firme geralmente vem muito bem acompanha de um olhar penetrante e confiante dentro dos olhos de quem o recebe.

  • Bernard Holcman:

    Sensacional esse estudo. Coloquei no meu blog também (thefries.blogspot.com)!
    Abraços,
    Bernard

Deixe seu comentário!