Após lavar as mãos, não as esfregue!

Por , em 20.09.2010

Algumas pessoas têm um hábito arraigado e quase inconsciente de esfregar uma mão na outra logo após lavá-las na pia. Um estudo da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha, concluiu que esse ato logo após a lavagem espalha bactérias da pele pelo ar. Se você esfrega as mãos debaixo de um daqueles secadores quentes, em banheiros de estabelecimentos comerciais, o efeito é multiplicado: o jato de ar se encarrega de propagar os micróbios por todo o banheiro. Se uma pessoa com a imunidade baixa entra ali, vira alvo fácil para infecções.

A coordenadora do estudo da universidade britânica, Anna Snelling, fez uma experiência interessante: pediu para 14 voluntários usarem os secadores de mãos no banheiro. Enquanto alguns eram instruídos a esfregar as mãos, outros não deviam fazê-lo. Ao comparar os resultados, ela descobriu que não esfregar as mãos reduzia o volume de bactérias em 37% comparado a sair do toalete sem lavar as mãos (esperamos que você não tenha se inclinado para essa opção), enquanto esse índice foi de apenas 18% quando os participantes esfregavam as mãos.

Mais higiênicos que os secadores, contudo, são as toalhas de papel, que livram as mãos de praticamente todo o risco de infecção. Mas as toalhas, como todos sabem, gastam papel, ou seja, são danosas aos recursos naturais enquanto preservam nossa saúde. Desafio da tecnologia: encontrar uma nova maneira de secar as mãos, que mantenha a higiene das toalhas de papel, mas poupe o meio ambiente da mesma forma que os secadores. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Alex Moté:

    Cada coisa…rsrsrrsss

  • Costa:

    E para limpar o bum-bum? Usamos papel higiênico ou colocamos a bunda no secador, ou o secador na bunda?

  • Elizeu Moreschi:

    Na minha concepção as pessoas exageram nesses cuidados. Se as bactérias (naturalmente) são nossas companheiras inseparáveis, cuidado excessivo com a limpeza é dispensável.
    Na verdade devemos é cuidar para manter nossa imunidade normal.

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Se mesmo lavando as mãos continuamos com as bactérias na mão, o melhor é mesmo espalhá-las uê! Porque que tenho que carregar as bacterias que resistiram ao sabão comigo? Acredito que em termos de infecção, há + hipótese de eu me infectar do que um cara danado que sem imunidade ser infectado.

    Estou louco!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Se após lavar as mãos e esfregá-las uma na outra espalha bactérias pelo ar, imagine quando um casal está tendo relação sexual, com os corpos se esfregando um no outro, um número maior de bactérias supostamente iria pelo ar. Sinceramente, não acredito nessa. Outro absurdo é evitar enxugar as mãos com toalha de papel. Que você o faça ou não, o meio ambiente não se modificará por isso.

  • Annabela:

    Nossa! Quem vê pensa que todo mundo aqui usa esses secadores quentes pra secarem suas mãos. Aposto que a maioria nem a mão lava.

    Ah, ticatá…rsrs

  • Mercedes:

    Quanto + envelheço mais coisa me aparece….essa agora! Tirem TODAS as bactérias do corpo. Quando uma só atacar por estarmos com baixa imunidade, será um caos total! Ora faça-me o favor…..
    Lógico que higiene é fundamental. Mas essa “doença” por se livrar de bactérias trará graves problemas à saúde, o corpo deixará de auto-combater o que pode….

  • peu:

    nos lavamos a mão com sabão , enxugamos … e ela ainda esta repleta de bacterias , a ponto de esfregarmos uma a outra e espalhar elas ? … entendi certo ?

  • Farofa:

    Desafio da tecnologia: encontrar uma nova maneira de secar as mãos, que mantenha a higiene das toalhas de papel, mas poupe o meio ambiente da mesma forma que os secadores

    Facil secar as mão nas calças

    Pronto estamos todos felizes, tenho minhas mãos secas, Não matei arvores, não usei papel reciclado que é pouco higienico e não gastei energia elétrica desnecessária.

    Espero que entendam o sarcasmo, embora eu continue com a minha visão de que um pouco de sujeira faz bem

  • Elizabeth:

    Será que eu entendi? Lavamos as mãos (que deveriam então estar livres das bactérias) mas ao esfregá-las ou secar com ar estaremos espalhando bactérias no ar.
    Isso quer dizer que lavar as mãos não elimina as bactérias???

  • Marcos:

    Olá Eduardo, beleza ?
    Além do dito por voce, as toalhas de papel dos banheiro são, em sua grande maioria, feitas de papel reciclado, ou seja, não 100% seguras em relação à higiene. Isso sim, acho que é mais preocupante.
    Abraços

Deixe seu comentário!