Você deve dar alimentos orgânicos para seus filhos?

Por , em 23.10.2012

Pode parecer estranho, mas ainda não há evidências concretas de que alimentos orgânicos (livres de pesticidas) são significativamente mais saudáveis do que os convencionais – que contém níveis ditos “seguros” de pesticidas. “Teoricamente, pode haver efeitos negativos, especialmente em crianças com o cérebro em desenvolvimento”, mas faltam evidências científicas rigorosas, explica a pediatra Janet Silverstein, coautora de um artigo sobre o tema publicado recentemente pela Academia Americana de Pediatria.

Os especialistas simplesmente não podem dizer com certeza que orgânicos são melhores sem ter estudos controlados de longo prazo. Essa afirmação do novo artigo está em conformidade com um estudo publicado em setembro por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) no qual os autores concluíram que, embora o consumo de alimentos orgânicos de fato diminui a exposição a pesticidas, os níveis encontrados em alimentos convencionais estavam dentro de limites seguros.

Como os orgânicos em geral são mais caros, Silverstein sugere que pais comprem versões orgânicas só de alimentos que normalmente vêm com mais resíduos de pesticida – incluindo maçã, pêssego, morango e aipo.

Os pediatras, porém, fazem um alerta: optar por orgânicos mas, ao mesmo tempo, comprar menos frutas e verduras por causa do preço, é uma má estratégia – já que esses alimentos trazem diversos benefícios à saúde, como redução do risco de se desenvolver obesidade, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Assim, pais devem buscar dar a suas famílias uma dieta rica em frutas e verduras (orgânicas ou não).[MedicalXpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • bussula:

    A industria de doença é a maior do mundo – nela inclui fabricantes de “defensivos”, ou o que na roça chamam de “veneno”. Normalmente os níveis de veneno nos alimentos são minúsculos em quantidade toleráveis, mas em sua grande maioria tem efeito cumulativo, ou seja com o passar dos anos, podem vir a causar algum tipo de mal aos consumidores. Por outro lado para se fazer agricultura organica exige do agricultor muito conhecimento cientifico, alem de dedicação, disciplina.

Deixe seu comentário!