Aquecimento global: há 95% de chance que sejamos responsáveis

Por , em 27.09.2013

O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC), que estuda a ciência por trás do aquecimento global, dita que os seres humanos são os principais causadores das mudanças no clima. O texto menciona ser “muito provável” que as atividades humanas tenham causado a maior parte do aquecimento da superfície do planeta desde 1950.

A avaliação, divulgada nesta sexta-feira (27), é o primeiro grande relatório do IPCC desde 2007, e apresenta o caso mais forte até agora de que os seres humanos são os provocadores do aquecimento global.

No novo relatório, os cientistas do clima concordam, com pelo menos 95% de certeza, que os seres humanos são os responsáveis pela maioria dos efeitos observados no planeta devido às mudanças climáticas desde os anos 1950, incluindo o aquecimento dos oceanos, o rápido derretimento das calotas polares e o elevado aumento do nível do mar.

Em 2007, o relatório do IPCC já havia ligado as atividades humanas às mudanças climáticas com 90% de certeza – o que tinha sido um salto considerável, já que esse número era de 66% no relatório da organização apenas 6 anos antes, em 2001.

A nova avaliação também contém projeções atualizadas para vários cenários climáticos, incluindo a elevação do nível do mar, o derretimento de geleiras e o aumento das temperaturas médias globais.

O relatório faz parte do último resumo do IPCC sobre mudança climática, o chamado Quinto Relatório de Avaliação de AR5. Os relatórios do IPCC são compostos por quatro seções: uma sobre a ciência da mudança climática; outra sobre as vulnerabilidades e os impactos socioeconômicos; uma sobre as maneiras possíveis de aliviar os efeitos das mudanças climáticas; e a última para analisar os resultados de diferentes estudos e integrar as informações relevantes para os formuladores de políticas de ação. Mais seções do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC serão lançadas em 2014.

O IPCC foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1988 para analisar as pesquisas mais recentes publicadas e revisadas sobre o aquecimento global, além de montar relatórios detalhados sobre os riscos e os impactos das mudanças no clima para o nosso planeta.

As avaliações passam por um extenso processo de revisão que envolve milhares de cientistas e funcionários de governos. Os produtos finais representam o consenso dentro da comunidade científica. Como resultado, os relatórios do IPCC são considerados a autoridade máxima sobre os riscos e os impactos do aquecimento global. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Décio Luiz:

    Clima – correlações
    É chegada a hora de prestarmos justa homenagem a Sir Francis Bacon- Século XVII -. Foi ele, foi ele, sim, quem sugeriu a possibilidade de que grandes massas da terra tenham se movido pelos tempos afora.
    O aquecimento global é um fato .O que se discute:” Até que ponto as ações humanas interferem nas mudanças climáticas do Planeta?”

  • Décio Luiz:

    Economia – Fator terra – Ponto de Vista
    O futuro já começou!
    O pecado de todos nós (raríssimas exceções)
    – “Ruptura do Equilíbrio Homem-Natureza” –
    Diagnóstico preciso pois, também, leva em conta
    as conclusões fundamentais das extrapolações do
    grupo de pesquisadores do M.I.T., liderados por Me_
    adows (D.H.) – (Modelo de Meadows -serve como pa_
    râmetro-, neomalthusiano, fatalista, ‘fixidez do fator terra’).
    Propósito:
    “Conscientização acerca ‘nossas responsabilidades’ básicas
    com as novas gerações”.
    Atenção, mas muita atenção:
    “Corre-se risco de hecatombe sem precedentes na História”.

  • JOTAGAR:

    Creio que a influência humana seja irrelevante se comparado a possíveis causas naturais, como precessão dos equinócios, fato conhecido a séculos e com impacto lento e progressivo sobre o clima do planeta.

    • Nathanael Furtado:

      Bullshit.

      9 em cada 10 cientistas já estão em consenso de que a atividade antrópica é a principal causa.

    • Edir Marcelo Zucolli:

      Nove em cada dez cientistas já concordaram que a Terra é plana e que o Sol gira em torno dela.

  • Edir Marcelo Zucolli:

    Eu quero ver como vai ficar o discurso do IPCC (Instituto de Propaganda do Caos Climático) quando, dentro de cerca de vinte anos, as temperaturas tiverem caído substancialmente tal como sugere a redução na atividade solar.

  • Marte:

    A irresponsabilidade humana é o fim do mundo.

    Somos e estamos atrasados.

  • CertoxErrado:

    Sendo nossa culpa ou não o aquecimento, o problema do ser humano hoje é o consumismo desenfreado estimulado pelo capitalismo, fazendo com que compramos cada vez mais produtos caros e de baixíssima qualidade enchendo o planeta de lixo… e ainda cai bem a frase “Queremos salvar o planeta mas matar o nosso vizinho” -.-
    Creio que o aquecimento seja sazonal ao longo dos séculos!

  • Jobson Andrade Filho:

    Quando não queimamos a mata os vulcões espalham cinza as toneladas. Estava pensando no lance do pré sal. Tirando o petroleo de seu local vão injetar agua do mar para extrair. O sal sólido se disolve com água. Não estariamos desestabilizando na placa continental? Foi feito estudos exaltivos por uma equipe séria (não estou me referindo a turma da petrobras nem do governo… são inescrupulosos ladrões e incompetendes. O lucro da petrobras é em função do roubo no preço de seus produtos). Penso que antes de começarmos a dar vazão a nossa cobiça deveriamos pensar no preço que pagaremos e pode ser demasiado alto.

  • Rogerio79:

    Este IPCC é o mesmo que teve os seus servidores, invadido por hackers e descobriram que eles manipulavam os dados sobre o aquecimento global..

    Acredito no ipcc e em doendes tambem..

    • Nathanael Furtado:

      Exceto que 9 em cada 10 cientistas já estão em consenso sobre o aquecimento ser causado pela atividade antrópica, amigão. Os dados estão aí, basta checar. Não se trata de você “crer” no IPCC ou não.

      Acho que infelizmente a gente vai precisar sentir na pele os piores efeitos disso pra se tocar. Como o ser humano é estúpido!

  • Naldo Soares:

    Somente quando houver 110% de certeza nós mudaremos nossos hábitos,.

    • CertoxErrado:

      Não acredito em mudanças!

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.