Os cientistas concordam que somos responsáveis pelo aquecimento global?

Por , em 19.05.2013

Nas últimas duas décadas, o aquecimento global foi tema de incontáveis artigos, pesquisas, seminários, debates, documentários, e, mesmo assim, muita gente não sabe no que boa parte dos cientistas acredita em relação a suas causas. Seria um fenômeno natural, ou causado pela humanidade (ou ambos)?

Para esclarecer as coisas, uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor John Cook, da Universidade de Queensland (Austrália), analisou 11.994 resumos de artigos sobre o tema, publicados entre 1991 e 2011. Eis o que concluíram: 32,6% (quase 4 mil) reforçaram que o aquecimento global é causado pelo ser humano, enquanto 0,7% (83) apontaram que não. Por fim, 66,4% (cerca de 7,9 mil) não se posicionaram em relação ao papel do ser humano no fenômeno e 0,3% (36) consideraram que a causa do aquecimento global ainda é desconhecida.

“Nossos resultados provam que há um forte entendimento científico, a despeito das percepções contrárias do público”, ressalta Cook. “Isso é significativo porque, quando as pessoas entenderem que cientistas concordam a respeito do aquecimento global, há mais chances de que elas apoiem políticas relacionadas a isso”.

No total, os quase 12 mil artigos foram escritos por 29.083 autores e publicados em 1.980 periódicos científicos.[Science Daily, IOPScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

9 comentários

  • Ayrton Castor Dias:

    Estou convencido que a queima de combustíveis fósseis, tem influência no aquecimento global.

    • Edvaldo Gonçalves:

      Concordo, infelizmente a necessidade, aliada a ganância, torna irreversível esta situação. A ciência pode ajudar apenas com paliativos,

  • Anibal Vilela:

    Qual a percentagem de tais artigos publicados, são elaborados por climatologistas e geofísicos ?
    Dos artigos dos geofísicos e climatologistas, qual a percentagem dos que afirmam categoricamente que o aquecimento global é causado pelo homem ?
    Do total de climatolgistas e geofísicos existentes no mundo, quantos apóiam e quantos negam o aquecimento causado pelo homem ?
    Qual é a fonte de financiamento de pesquisas para os trabalhos publicados ?
    Não tenho nenhum bom motivo para acreditar nessa ladainha. Até mesmo porque essa cantinela já está mudando de “aquecimento global” para “mudanças climáticas”, nos últimos anos porque está ficando cada dia mais difícil sustentar a tese do “aquecimento global” depois dos 3 últimos invernos super rigorosos no hemisfério norte.
    Dá para tocar outra música ?
    Esse funk de aquecimento global pega muita gente, mas já encheu o saco.

  • Rogerio79:

    Aquecimento global já virou “conversa de balcão”
    Será que ainda tem gente, que realmente acredita?

    • Guilherme Borges Cunha:

      Não há como negar que o aquecimento global é causado pelo ser humano. Se você não acredita, provavelmente está assistindo documentários de teorias conspiratórios demais.
      A opinião de o que os cientistas acreditam é irrelevante, já que isso não confirma nem nega os fatos. Isso é apelo a autoridade, porém seus estudos e artigos publicados sim, esses demonstram que o aquecimento global é uma realidade e é causada pelo ser humano.

    • Alexandre:

      Eu acredito que seja real, afinal dá pra perceber que a temperatura ao longo dos anos aumentou, mesmo que seja pouco, mas aumentou.

  • Kleber Rebouças:

    Não parece que a avaliação de resumos ser algo apenas superficial para afirmar que os cientistas concordam?

    Quanto desses estudos realmente merecem créditos?

    Devemos realmente desacreditar os que dizem o contrário em relação ao status quo?

    Será que essa variação não está relacionada a uma tendência de “ir com a maré”?

  • Fagner:

    Engraçado que o povo fala “cientistas” como se fosse uma coisa só.
    Assim como existem uns que concordam, existem outros que descordam.

  • Rodrigo Cavalcante:

    Existe sim um fenômeno climatológico de aquecimento da atmosfera, no entanto esse fenômeno não tem qualquer intervenção antrópica. Estamos, no que seria o final de uma era interglacial, e conforme a climatopatologia, que nos mostra claramente que a quantidade de CO2 na atmosfera esta diretamente ligada às atividades biológicas. Sendo assim, em era glaciais os níveis de CO2 são sempre baixos. Isso significa que, ao contrário do que se propaga na industria do espetáculo, o CO2, como um dos gazes do efeito estufa, não eleva “o clima do planeta” e sim, o a elevação do clima do planeta, e as atividades biológicas não só antrópicas, elevam os níveis de CO2. O CO2 não é o principal gaz do efeito estufa e nem o mas importante, o “vapor d’água” é o principal e mais importante. O vapor d’ água, é responsável por mais de 70% da interação térmica do sistema Terra-Atmosfera.

    Particularmente, não tenho motivos para acreditar no aquecimento global. Isso só me parece, mas uma grande estratégia de atenuar custos e obter lucros do “sistema mercante global” no qual estamos inseridos.

    Nesse meio, existem vários cientistas que defendem o aquecimento global antrópico, outros muitos que condenam e outros agnósticos, que dizem que pode ser que sim, ou pode ser que não.

    É fato que as ações antrópicas estão causando mudanças abruptas no planeta, mas em escala local. No que se trata de “clima”, a escala em ainda maior do que se pensa, pois o clima pode ser afetado não só por fatores como gazes de efeito estufa, oceanos, o Sol, como também por tempestades solares, raios cósmicos, uma grande variedades de outros fatores.

Deixe seu comentário!