Aranhas podem ser assustadoramente engenhosas

Por , em 12.10.2014

A aranha de jardim aí da foto arranjou uma solução bastante surpreendente para um problema sério. Ela quis tecer sua teia na parte superior da garagem, mas o ângulo do telhado era muito ruim. Por isso, ela fez o que qualquer aranha com conhecimentos de engenharia faria – suspendeu uma rocha para ancorar a teia:

aranha engenharia 12

Esse comportamento não é tão incomum quanto parece. Basicamente, ao construir a teia a partir da pedra, a aranha está à procura de bons pontos de ancoragem. Ela puxa todos os fios para verificar se há estabilidade enquanto faz a teia, como se ela estivesse conectada com o chão. A rocha é forte o suficiente para manter a linha esticada, mas não tão leve para que a aranha puxe-a totalmente para cima.

aranha engenharia

Esse tipo de comportamento já foi capturado em vídeo. Confira como esta aranha em Madagascar levanta um caracol até uma árvore. O processo é um lento vai e vem, para garantir que o caracol esteja estável. No fim, essa esperta e assustadora aranha consegue um abrigo bastante engenhoso. [Io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!