Arqueólogos descobrem cemitério de mais de 16 mil anos no Oriente Médio

Por , em 7.02.2011

O debate sobre quando o homem se diferenciou de seus ancestrais e em que lugar os primeiros seres humanos surgiram é bastante polêmica. Recentemente, uma equipe internacional de pesquisadores fez mais uma descoberta envolvendo os primeiros assentamentos humanos: um local de sepultamento que remonta a 16.500 anos atrás, e marca o mais antigo exemplo de cerimonial de enterro, um comportamento que persiste até hoje.

O local está situado na zona norte da Jordânia, no distrito de Al Koura.  Para aqueles que não têm um mapa à mão, a Jordânia está localizada no centro do Oriente Médio, a oeste do Iraque, ao norte da Arábia Saudita, a leste de Israel e ao sul da Síria. Realizada por pesquisadores da Universidade de Toronto, do Canadá, e da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, a escavação foi apelidada de Uyun al-Hammam.

Os túmulos – datados do período conhecido como Kebaran, de 21 a 12 mil anos atrás – revelam o enterro de itens simbólicos junto com o falecido. Entre os objetos encontrados estão ferramentas de pedra, uma colher de osso, partes de animais e ocre vermelho (um mineral de ferro).

Além disso, também foram encontrados enterrados com os humanos uma caveira de raposa e o osso de uma perna. Os ossos tinham ocre vermelho sobre eles. No caso da raposa, os pesquisadores suspeitam que essa tenha sido uma das tentativas de domesticação do animal, mencionadas por outros estudos.

Ainda que a teoria não possa ser comprovada, a ligação entre os homens e diferentes animais, como o cachorro, pode ser encontrada em outros túmulos. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,57 de 5)

11 comentários

  • Johanna:

    A ciência é realmente muito interessante e faz grandes descobertas. Eu precisaria estudar muito mais para poder discuti-la, contudo admiro muito suas incansáveis buscas.
    Ela é o canal para desvendarmos todos os segredos, mas isso leva tempo. Acredito que assim como o buraco de minhoca, que encurta o tempo, exista uma resposta mais rápida para tudo. Por exemplo: Se dizem que somos descendentes de macacos, com toda aquela estória da evolução, por que será que não podemos utilizar hoje os órgãos vitais de “nossos parentes” para salvarmos vidas de muita gente nos hospitais. Que eu saiba, até alguns órgãos de porcos podem ser usados, mas de macacos ainda não. Por outro lado, vemos aí que cientistas descobriram que o nosso DNA tem 80% de similaridade com a argila. Para o autor do livro de Gênesis há mais de 2.000 anos antes de Cristo escrever que Deus formou o homem da argila,(Gênesis 2:7), só existe um meio de entender como ele poderia ter chegado a um conhecimento científico tão profundo, já que ele nem sonhava com o que viria a ser DNA: O próprio autor da obra o teria revelado.
    A Bíblia já nos diz há séculos! Ela é o caminho mais curto.

    • Diogo Cavaleira:

      A tua religião foi criada a partir dos Egípcios, sendo as igualdades tão chocantes que metem nojo quando nos lembramos das atrocidades feitas pela religião Cristã na Idade Média e não passa de uma adaptação das religiões anteriores, como quase todas as religiões.
      Tu na verdade veneras o Sol(Cristo), que viaja com os seus 12 discípulos( as 12 constelações do Zodiaco) cujo nascimento foi marcado pela estrela mais brilhante(Sirius a estrela mais brilhante do nosso céu visível) que recebeu oferendas dos 3 reis magos ( o Cinto de Orion, outra constelação, que também são chamadas de 3 Reis). Sirius alinha-se com as 3 estrelas e aponta para o local exacto onde o Sol vai nascer no dia a seguir ao dia 25 de Dezembro, onde isto tudo acontece. Antes disso o Sol fica 3 dias na mesma posição no céu, não se mexendo durante o dia claro, para que depois de 25 possa iniciar outra vez o caminho pelo céu para um novo ano( Cristo morto durante 3 dias, voltou a vida e ascendeu nos céus)

      Agora, a mensagem por detrás disto tudo é que os maneirismos religiosos são todos iguais, assim como para os Romanos era Jupiter e para os gregos antes era Zeus, todo o panteão foi copiado e renomeado…
      Mas a verdadeira mensagem é que Cristo, sendo fictício ou não, abre nas pessoas a possibilidade de um novo caminho. Para a bondade, carinho, amor que estão presentes nas histórias… Sendo ele verdadeiro ou falso iria querer que as pessoas passem o seu tempo a fazer o bem pelos outros e não as guerras para ver quem é o Deus mais bondoso e pacífico.

  • Jorginho:

    “Recentemente, dois paleoantropólogos questionaram a “humanidade” de alguns fósseis de primatas descobertos. Para eles, a interpretação de fragmentos ósseos de 7 milhões de anos é mais complexa do que alguns pensam.
    Porém, os paleoantropólogos acreditam que os fósseis não sejam restos de alguns dos nossos antepassados hominídeos, mas sim apenas ossos de macaco.
    O Orrorin, o segundo mais antigo, também seria bípede. Os paleoantropólogos também acham que ele pode não ter andado na vertical. E o famoso esqueleto parcial de Ardipithecus de 4,4 milhões de anos se parece muito com macacos do mesmo período.
    Essas questões propostas pelos cientistas nos fazem pensar: será que tais erros de interpretação são comuns? Será que tudo pode ser diferente do que se ensinam nas escolas?
    Datação por carbono 14 não é confiável em fósseis com mais de 40 mil anos.
    A semelhança não implica necessariamente a ancestralidade.
    O histórico é bastante sólido, mas o registro ancestral humano indiscutível só começa em torno de 4.200 mil anos atrás. Há muitos detalhes a serem ainda trabalhados.”
    https://hypescience.com/homem-ou-macaco-cientistas-questionam-fosseis-encontrados-recentemente/

    “Para os paleontologistas, os dinossauros foram extintos entre 66,5 e 66 milhões de anos atrás, quando os restos do impacto de um grande meteorito bloquearam o sol e alteraram de forma drástica o clima e a vegetação. Porém, um osso de dinossauro recém descoberto no Novo México contradiz esses dados.
    …Agora, os cientistas planejam utilizar o método de datação U-Pb para mensurar a idade absoluta de outros fósseis de dinossauros. A expectativa é que esta técnica possa substituir a cronologia relativa, e será usada para reescrever a história da extinção dos dinossauros”.
    https://hypescience.com/dinossauros-viveram-ate-700-mil-anos-apos-a-extincao-em-massa/

    Largue mão de ficar na mesmice!

  • Alberto:

    Também não acho que conseguiremos resposta pra tudo Anônimo, mas acho que buscar respostas é o mínimo que devemos fazer já que acabamos de “despertar” vindo do nada e caminhando pra algo sem sentido nenhum. A evolução é uma teoria, não uma Lei. Você acredita se quiser, eu particularmente sou meio cético quanto a evolução, mas as coisas mudam e se aperfeiçoam, mesmo nós. Não somos perfeitos e nunca fomos, tanto fisicamente quanto mentalmente. Já fomos mais ignorantes e talvez até animais. Por isso devemos estar abertos a novas descobertas e pensar em um meio de conviver dignamente no meio dessa solidão cósmica com as respostas que temos.

  • alessandro:

    No principio criou Deus os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia

    “conclui-se o seguinte, que a terra ja existia além dos 6.000 anos e que ela era sem forma e vazia, agora a formação de tudo que tem nela é que tem 6.000 anos, segundo a minha interpretação.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, primeiramente caro anonimo, se voce procurasse estudar um pouco mais, existem diversos livros chamados sagrados em outras religioes, que falam a mesma coisa que esta escrito na biblia cristã, e esses livros são bem mais antigos, alias, varias passagens da bilia cristã foram copiadas de outros mitos, como os sumerios, egipcios e etc…,

    “Agora tem uma coisa que eu não acredito é a datação de rádio carbono, atraves desta falar que uma rocha, um outro objeto qualquer tem milhares de anos, ou que o universo tenha 13 bilhões de anos, acho impossivel calcular isso.”

    LOL, puts “acho impossivel calcular isso”, meu amigo, voce ja estudou fisica, quimica, ja se aprofundou em algo, a não ser ficar igual um papagaio de boca aberta esperando o resumo mastigado do pastor/padre, larga de ser ignorante meu amigo, para de falar besteiras “acho impossivel calcular isso”, por favor, estuda meu amigo, estuda, porque com isso voce vai tirar suas propias decisoes, não vai ficar preso a uma igreja que te fala o que pode e o que não pode, o que existe e o que não existe.
    Acredito eu que a sabedoria é a maior busca e mais importante do ser humano “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, então meu amigo, busque voce mesmo sabedoria, pare de ficar igual papagaio repetindo o que o pastor/padre acha, isso é ignorancia, é por isso que existe tanto fanatismo hoje em dia, voce ja parou pra pensar quantas pessoas ja morreram nesse mundo em nome de Deus???
    ja parou pra pensar quantas pessoas são descriminadas por pensar diferente, se vestir diferente, ter um Deus diferente? larga de falar idiotice, Mahatma ghandi era hindu, Siddhartha Gautama se tornou o Buda, agora me diz só porque eles não eram cristãos eles estão queimando no marmore do inferno agora???? ahhh não eles não conhecem a verdade ainda né a verdade é a biblia, que tem mais de 25 traducoes diferentes, uma compilação de historias colocadas num livro pela igreja catolica feita pra amedrontar o povo e controla-lo, voce ja ouviu falar em envangelhos apocrifos??? ahhh cansei, VÁ ESTUDAR OTARIO!!!

  • Anonimo:

    bom eu estou no Brasil e aqui é um país democrático, tenho a mesma liberdade que você GUI, não condeno a ciência, quem sou eu… mas a verdadeira é so a de Deus, o homem nunca vai alcança-la, de acordo alguns artigos aqui do hyperciece a ciência já esta acreditando em coisas que não podem ver, em universos paralelos e blá blá, o conhecimento humano é e sempre será limitado meu caro.

  • Walter Weber:

    Bastante interessante, pois isso prova que o nosso planeta tem realmente uns bilhões de anos e não devemos ficar dependentes de um documento de um determinado povo, porque os “nossos” índios daqui do Brasil, tem cerca de 50.000 anos para mais, conforme pesquisas feitas no Piauí.

  • Gui:

    anonimo sai daqui cara,esse site não é o seu lugar…

  • Ester Santurion:

    Porque os humanos não possuiam as ferramentas atuais não quer dizer que eram desprovidos de inteligência e conhecimento, conhecimento da paranormalidade era mais avançado q hoje, relação homem animal mais avançado que hoje,relação homem natureza mais avançado q hoje, cada um no seu tempo o homem sempre foi e sempre será criação diferenciada do Criador.

  • anonimo:

    No principio criou Deus os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia

    “conclui-se o seguinte, que a terra ja existia além dos 6.000 anos e que ela era sem forma e vazia, agora a formação de tudo que tem nela é que tem 6.000 anos, segundo a minha interpretação.

    Agora tem uma coisa que eu não acredito é a datação de rádio carbono, atraves desta falar que uma rocha, um outro objeto qualquer tem milhares de anos, ou que o universo tenha 13 bilhões de anos, acho impossivel calcular isso.

  • Patrix:

    Bacana… Daí vem os “criacionistas” alegar que o mundo tem só seis mil anos….

Deixe seu comentário!