Arqueólogos descobrem tigela de sopa de 2400 anos
Enquanto analisavam uma tumba antiga, arqueólogos chineses descobriram uma tigela de sopa (ainda cheia) que tem a idade estimada de 2400 anos.
A descoberta aconteceu em Xi’an, capital da província de Shaanxi, e os pesquisadores acreditam que a tigela poderá ajudar a entender melhor os hábitos de alimentação das pessoas no período.
A substância foi enviada para um laboratório e os cientistas tentarão determinar quais são os ingredientes da sopa e a que animal pertencem os ossos encontrados no caldo.
O mais fascinante é que a sopa ainda estava líquida, embora sua aparência não seja nada apetitosa. Confira mais imagens:
23 comentários
Estava verde por causa do cobre contido no metal que foi feito o caldeirãozinho. O cobre oxidado é esverdeado.
Ou era feito de cobre ou de bronze.
A base da medicina oriental, a acupuntura, a reflexologia, o escrita, etc, etc, tem mais de 3.500 anos, essa descoberta trará identificações do alimento na época. Pela tradição chinesa a comida contida deve ser a mesma de hoje. Espetacular. Será que divulgarão o sabor?
Aguardemos
Muito legal esta materia.
Muito boa
a materia!
Que viagem no tempo!!! Isso eh que eh maquina do tompo. Quanta emocao para um arqueologo quando encontra um “tesouro” assim? Simples: D+
Qro ser arqueóloga…Arqueologia me encanta, muitooo bom
Parece a sopa de ervilha da minha mãe!
kkkkkkkkk
QUE GRUDE VERDE NOJENTO .
Garanto que algum fabricante se sopa enlatada vai dizer que era dele.
gostei da matéria arqueologia mim fascina
O CORPO QUE LÁ ESTAVA SECOU MAS A SOPA NÃO, QUERO EXPLICAÇÃO.
Pera aew…o cara foi enterrado numa tumba com uma tigela de sopa??????..vai gostar de sopa assim lá na china…
“A substância foi enviada para um laboratório e os cientistas tentarão determinar quais são os ingredientes da sopa e a que animal pertencem os ossos encontrados no caldo.”
Paciência crianças!
da descoberta foi muito legal, mas quem comeu a sopa, e que sabor tinha ela, que ingredientes foram usados? desse jeito vou dormir sem saber o sabor desta sopa…
TÁ. E A SOPA ?
Foi soterrado, por terremoto.
poXA, O hYPE TA APAGANDO MEUS COMENTARIOS….
=(
Nham, nham, nhammmm, sopinha de espinafre, delícia (rsrsrs). Sacanagem, roubaram a sopa do Mun-Rá….
nossa…..espero que publiquem uma matéria sobre o material que vai ser analisado.
Espero que isso contribua para montar um cenário da China a 2400 anos atrás, é incrível essa cultura e rica historicamente, q pena que com só 510 anos nos falta riquezas detalhes na nossa história.
Se o Homer Simpson aparecer nesse laborátório, essa sopa já era…
Evaporar, numa tumba, nunca. Poderia no máximo ressecar, pelas condições de armazenamento.
Que pena que não econtraram uma garrafa de vinho junto com a sopa.
evaporar como se estava numa tumba? ou seja, lugar frio e naturalmente conservador das propriedades que ali estão…O mais curioso não é a sopa estar ali, mas sim os caras só terem encontrado agora… Os antigos nunca deixam de nos surpreender com a habilidade que tinham em construir artefatos e escondê-los de modo excelente.. Matéria muito bacana. Agora espero saber do que a sopa é feita… hehehehe
Nossa! Como isso não evaporou???