Arqueólogos encontram restos pré-históricos em ilha escocesa

Por , em 17.06.2011

Arqueólogos descobriram os restos de um assentamento que pode datar da Idade do Ferro em uma ilha remota da Escócia.

As descobertas foram feitas durante um projeto de cinco anos para criar o registro de mapeamento mais completo do patrimônio construído do arquipélago St. Kilda. A pesquisa, que começou em 2007 e deverá ser concluída no final desse ano, utiliza tecnologia via satélite e digital para mapear os traços de ocupação humana nas ilhas no início da pré-história até as suas modernas instalações militares.

Anteriormente, se pensava que a ilha Boreray de St. Kilda era apenas visitada por moradores para caçar aves marinhas e recolher lã de ovelha. Agora, os arqueólogos encontraram um sistema extenso de campo agrícola e terraços para cultivar colheitas lá. Também encontraram um edifício de pedra intacto, enterrado sob o solo.

O grupo de ilhas St. Kilda é a parte mais remota das Ilhas Britânicas, a 66 quilômetros a oeste das ilhas ocidentais. Hirta, a principal ilha de St. Kilda, foi ocupada até 1930, quando os últimos moradores foram retirados de lá porque seu modo de vida já não era sustentável.

Pesquisadores disseram que ferramentas simples encontradas em Hirta sugerem que viajantes da Idade do Bronze podem ter visitado St. Kilda 4.000 a 5.000 anos atrás, antes de pessoas se estabelecerem lá, em uma data desconhecida.

Boreray é o lar de milhares de aves marinhas e ovinos selvagens. O solo da ilha é fértil justamente por causa das ações de aves marinhas. O ponto mais alto da ilha eleva-se apenas 384 metros.

As descobertas sugerem que Boreray, bem como Hirta, tinha moradores. A equipe de pesquisa disse que o edifício de pedra encontrado está entre os três montes de antigos assentamentos. Poderia conter artefatos da Idade do Ferro.

Até agora, os cientistas pensavam que Boreray era apenas visitada para caça e coleta sazonal pelo povo de Hirta. Os novos resultados mostram que uma comunidade agrícola realmente viveu na ilha, talvez já em período pré-histórico. Os restos agrícolas são uma pequena amostra da vida de quem morou por um tempo em Boreray.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • José Calasans:

    Pois é,vamos continuar procurado exitem muitos mistérios encobertos,que certamente ajudará a enriquecer nossa história.

  • claudemir da silva:

    conhecimentos importantes para novas descobertas do conhecimento humano

  • elisandro:

    avanço importante nas pesquisas cientificas

  • Pancha:

    Essa é difícil, Chloe é bem sexy e parece ter sido uma referência à Lara Croft, a eterna musa (pô, a Chloe é aventureira, durona, sexy, cabelo preso e sotaque britânico, é óbvio que a Naughty Dog queria trollar). mas a Elena é eterna, no final de Uncharted 2, enquanto eu lutava contra Lazarevic, eu também me preocupava com Elena, que estava quase morrendo. Chloe pode ser gostosa e sexy, mas a Elena é simplesmente apaixonante

Deixe seu comentário!