Quando você ouve a palavra “obra-prima”, provavelmente pensa em algum quadro famoso pintado no século 15 ou 16, como a clássica Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. No entanto, é sempre bom saber que obras de arte continuam sendo criadas até hoje. Tome como exemplo a escultura de madeira do artista chinês Zheng Chunhui. É de tirar o fôlego! Com 12,20 metros de comprimento, o trabalho é uma obra-prima moderna da escultura em madeira.
Há muitas coisas sobre a escultura de Chunhui que a tornam incrível. A obra entrou para o Guinness Book of World Records como a maior escultura de madeira contínua do mundo – foi esculpida em um único tronco de árvore. Devido ao tamanho expressivo e seu extraordinário detalhamento, não é nenhuma surpresa que Chunhui tenha levado quatro anos para completar sua arte. A escultura apresenta edifícios, árvores, montanhas, rios, barcos, pontes, nuvens e até mesmo 550 pessoas pequenas esculpidas à mão uma por uma.
A escultura de Chunhui dá um novo toque de contemporaneidade à tradição chinesa de enriquecer e adicionar elementos a obras antigas. A cena retratada na escultura de madeira é baseada na pintura “Ao longo do rio durante o Festival de Qinming”, feita pelo artista chinês Zhang Zeduan. Com quase 1.000 anos de idade, a pintura histórica retrata a vida de pessoas tanto ricas quanto pobres durante o Festival de Qingming. Outros artistas chineses ao longo dos tempos têm reinterpretado e adicionado com elementos culturais de suas próprias épocas a este trabalho.
Confira e se surpreenda com as fotografias desta grande obra. [Bored Panda]