Artista cobre “crânio de bebê” com diamantes e causa polêmica

Por , em 13.01.2011

A última obra de arte de Damien Hirst, um crânio de bebê de platina, incrustado com cerca de 8 mil diamantes, causou grande controvérsia: para muitas pessoas, o crânio é extremamente perturbador e até mesmo ofensivo.

Hirst é um artista conhecido por ser polêmico. Entre suas obras passadas estão uma ovelha dissecada e um tubarão em conserva. Apesar de parecer nojento, não só suas obras lhe renderam fama internacional como também o fizeram ganhar uma grande fortuna. Mas até mesmo alguns de seus fãs admitem que ele foi longe demais com a sua obra “For the heaven’s sake” (expressão que, em português, seria o equivalente a “pelos céus”).

O crânio fazia parte de uma coleção do século XIX que Damien havia adquirido. Ele pegou os ossos, fez uma espécie de forma com eles, preencheu o molde com platina e depois o incrustou de diamantes.

Acredite ou não, esse não é o primeiro crânio de diamante de Damien. O primeiro, chamado “Pelo amor de Deus”, possuía 8600 diamantes – um deles era um grande diamante rosa que custava 6,5 milhões de dólares.

Apesar de alguns argumentarem que as obras de Hirst são apenas moldes, pais, principalmente aqueles que perderam um filho, dizem que a arte de Damien é extremamente ofensiva. E você, leitor? O que acha?

[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

57 comentários

  • Filipe Freitas:

    É a maldade humana expressada em forma de ‘arte’. Tão genial quanto Andy Warhol e seu QI de 86.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Se enterra e se deixa apodrecer um corpo humano, sem ter nenhuma utilidade depois de morto até mesmo impedindo transplante de órgãos. Na natureza todos os copos mortos são devorados por outros animais. Reciclando de uma maneira mais útil. Não sei porque se critica fazer arte com uma caveira? Isso é demais. É ser muito egoísta e inútil.

  • Cintia Mary:

    eu naum acho nada ofensivo…naum está falando de ninguém,nome de ninguém… esse povo devia se preocupar com coisas mais sérias do que isso… existe coisas piores,pais matando filho e etc.
    isso naum vai mudar nada…

  • Lady Macbeth:

    A arte dele é linda,cara é para aqueles que podem e sabem aprecia-la…..Hipocrisia,tem coisas piores e mais feias de se fazer com uma criança…..E outra:Os pais da suposta criança,ao qual pertenceu o cranio não reclamaram,reclamaram?Nossa,vdd…Já são mortos há pelo menos 150 anos…..

  • anonimo:

    Meio esquisito
    tá meio feio…

  • Manuel:

    Todo o artista é discrimidado seja ele qual for, o que para uns é arte pura, para outros é chocante e ofensivo….
    Contudo existem obras de arte muito mais ofensivas do que esta e ninguém se digna a questiona-las…
    Por exemplo em Portugal, toda a gente gosta de ir visitar uma cidade do interior onde existe uma igreja e um plourinho. Todos adoram os ornamentos representados nele etc e tal…
    os plourinhos eram os locais onde se faziam os “autos de fé”…. basicamente queimavam as pessoas vivas por não serem cristãs ou por serem diferentes….

  • Gil Cleber:

    Nada genial. Não vejo nada demais, nem artística nem socialmente.

  • Vanessa:

    Eu achei bem exótico e artístico. Quanto às críticas, é drama exagerado. Tudo que envolve morte ou criança é considerado cruel, juntando os dois então, um prato cheio para mentes retrógradas.

  • Higor:

    Eu achei isso totalmente macabro, ao olhar pra isso não penso em mais nada a não ser em um bebezinho morto…..
    Talvez seja hipocrisia dizer que um crânio adulto não teria tanto impacto, mas é forçar ao fazer algo desse tipo. Dizer que é ultrapassado pensar dessa forma é ridículo, pois tem coisas que não importam quanto tempo passe não muda. Na minha opinião é um desrespeito, expor um cranio infantil dessa forma, ainda mais macula-lo com diamantes.
    Me admira ver tantas pessoas defendendo ele dessa forma ….. lamentável.

  • Alan:

    Não vejo nada de errado. Primeiramente porque nem é um crânio verdadeiro, e sim uma cópia moldada e encrustada de diamantes. Se o cara tem uma ovelha dissecada e um tubarão em conserva entre seus, no mínimo inusitados trabalhos, este crânio não tem nada de mais! (a não ser pelo valor)

  • Talisffx:

    Se o bebê reclamasse dessa arte,ai sim seria ruim.Mas como ele não sabe e nem reclama de nada,ai é outra historia.
    Devemos deixar de ser egoistas.Tenho certeza que o artista queria passar algo além de um simples cranio cheio de diamantes.
    É muito mais util usar um corpo como simbolismo relevante,do que um corpo totalmente inutil.

  • Lady Gaga:

    Eu achei incrível!!!Lindíssimo!!!O corpo humano é fascinante então qual é o problema de se aproveitar disso??E pensem: esse bebê é do século XIX naquela época não quero nem pensar em como esse bebê morreu!!Acho que ficou lindo e nem um pouco ofensivo,nojento nem perturbador.Todo mundo tem crânio ora!!!Muito mais perturbador é ver aquelas mulheres ridículas cheias de silicone que ficam quase peladas no BBB.Pra MIM isso sim é perturbador afinal eu como mulher acho aquilo ridículo.(não se ofendam com o meu comentário a respeito do BBB; só estou mostrando a MINHA opinião.)

  • Angela:

    Eu acho que as pessoas tem que deixar de serem quadradas e terem a mente mais aberta.Eu achei que ficou muito criativo(e caro).Sendo de verdade ou não que diferença faz??Se fosse o SEU FILHO que estivesse ali tudo bem se revoltar, mas não é!!!É apenas…arte!Não achei perturbador e muito menos ofensivo, e digo mais, se eu pudesse e o meu dinheiro desse, eu teria um desses como decoração.(e eu achei a cabeçinha de nenê muito fofa)

  • Matheus:

    Eu compraria,

    Eu acho ossos facinantes.

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Mas, desculpem-me lá…qual é o problema afinal? ele não matou bebé algum, nem roubou ossos dos cemitérios para fazer essa obra. A criatividade não tem limite, claro que tb achei ruim, não compraria isso de jeito nenhum, + devo respeitar que há pessoas que têm fascínio por isso. Assim já sabemos como é o cránio de 1 bebé, beleza?

  • Lucas:

    Não acho isso nada polemico, pela repercussão que leva ate parece que ele matou o bebe ne?? e so assim pra eu ver polemica caso contrario, nao consigo enxerga-la..

  • Jéssica:

    macabro, satanico… cranio vai sempre lembrar coisas do mau?? Se ele enxer um cranio de galinha com diamantes sera satanico?? não vejo o porque da polemica…mas td bem…

  • anonimo:

    numca notei que um bebe tinha cabesa tao grande e os olhos tao pequeno

  • Japaloco:

    As pessoas que perderam um ente querido não devem refletir suas dores nesse crânio, devem procurar dentro de si mesma a melhor forma de lidar com a sua dor. Em minha opinião esse crânio fala por si só:
    Em homenagem a um ente querido que venha a falecer, seria melhor enterrar e deixar a terra comer o corpo? E esquece-lo para sempre, crema-lo e jogar suas cinzas em algum lugar?
    O crânio seria uma belíssima homenagem, e refletiria também os costumes mais antigos de se conservar a memoria de um morto.
    Será que só os egípcios podem mumificar e cobrir seus mortos, e serem considerados como coisas maravilhas e fantásticas?
    Arte não tem idade, e limites. Apenas a consciência e a critica de pessoas sem o devido esclarecimento pode achar isso uma ofensa.

  • Ricardo:

    Por que de adulto pode e de bebê não pode?

  • Breja:

    Kra acima de tudo isto é Satanico, Isto é um incentivo, a Satanismo e praticas semelhantes!!! Sabemos que ossos humanos são usados em rituais, o que ele quer fazer é coisas erradas parecer normal !!!!

  • Darkmorted:

    eu acho isso só uma obra de arte não uma coisa ofenssiva é só um cranio de [diamante] mais nada,quem num tem um cranio?

  • Ze da Feira:

    Só o fato dele manipular um cranio de uma criança, mostra o extremo descaso que ele tem com a mais devastadora tristeza que pode se abater sobre uma pessoa. A perda de um filho. com isso não se brinca.

  • Filippe:

    Alguém me explica oq é tão ofensivo nisso?? p.q
    Mas é sério, não to zuando não, não consigo entender pq tanta polêmica…
    .
    concordo com Bruno Juncklaus

  • chinfor:

    Luna , minha queirda Luna Leia a reportagem primeiro depois voce faça comentários

  • Luna:

    Sabe, naum acho correto ele fazer isso, o bebe naum pode nem descnasar em paz, ele poderiia ter feito um cranio de acrilico seii la, ficaria ate mais interesante, mas ele pegar um cranio de verdade, e ainda por cim de um bebe.. bom pelo menos, naum fez mal a ninguem, mas se ele queria ibope, conseguiu !!

  • clarice:

    pra quem será que ele consegue vender isto que ele chama de “obra de arte” !!???

  • Roberto Brasil:

    A RECEITA FEDERAL DEVERIA DAR UMA INVESTIGADA NESSE CARA , E PROCURAR SABER ONDE ELE ARRUMOU TODOS ESSE DIAMANTES RSRSR
    E SE ELE VIR EXPOR ESSA OBRA DE ARTE, GARANTO PARA VCS QUE ELE SO IRIA VOLTAR COM O CRANIO RSRSRSR

  • anderson:

    bizarro

  • hancok:

    cada um faz arte do jeito que gosta .
    o fato é por ser o cranio de um bebe .
    se fosse de um adulto teria muito mais diamante por isso ele pegou um menor
    so isso

  • Stênio Saraiva:

    Não vejo nenhum motivo para uma polêmica.Isto é apenas uma obra de arte, feita sobre o molde de um crânio de uma criança, que o artista não matou, pois segundo a matéria o referido crânio vem do século XIX.Muito pior são as “obras de arte”, feitas pelos governantes nas áreas de Saúde e Educação.

  • Espedito:

    Ele conseguiu com isso o que queria, polêmica e fama!!!

  • luciana:

    Achei bonito.

  • holiday:

    nojento!

  • gargwlas:

    ofensivo nao (os que se sentiram ofendidos são os inseguros quanto a perda de seus filhos)

    mas macabro sim.

  • Eunice:

    Se os diamantes são dele, ele coloca onde quiser não
    é mesmo? Não acho que está ofendendo alguem com seu ato;pelo
    contrario está valorizando algo que a terra iria consumir
    com toda certeza.Mas com isso não estou querendo contestar ideias, pois cada um tem a sua e temos que respeita-la.

  • Lucyano Valdez:

    Existe uma grande diferença entre talento artístico e esquizofrenia. O que o cara quer é menos ser reconhecido como “artista” do que ficar rico fazendo porcarias.

  • pri:

    Não fiquei muito confortável olhando pra esse crânio, eu não pagaria pra ver uma exposição desse artista, tem outros ourives e designer de jóias tão talentosos e de bom gosto!

  • Wong Kong Fu:

    Dá hora… só acho que deveria ter usado um bebê vivo.

  • Gray:

    Não acho ofensivo. Apenas não consigo ver como arte.

  • Anonimo:

    Achei muito bonito, alias seria ainda mais belo se fosse feito com o cranio do filho ou da filha dele, quem sabe ate dele mesmo, juntamente com outras partes do corpo dele retiradas.

  • Cesar:

    Ninguém tem o direito de não ser ofendido.

  • Elisiario Silveira Ferreira:

    Depois da morte fisíca é pura matéria , que diferença faz cre-
    mar um corpo ou deixa-lo putrefato em um campo santo qualquer?
    Nenhuma diferença , muito pelo contrário, este crânio embelezado está sendo utíl mesmo após a morte terrena.Sem esquecer de dizer que tudo foi feito dentro das normas legais.
    Acho pessoalmente que o artista está valorizando a imagem fi-
    sica da criança e para alguns a espiritual.Depende da óptica
    religiosa ou filosófica.Ser lembrado é melhor do que o esque-
    cimento eterno.Como sugestão,deve-se dar personalidade ao morto.

  • Pardau:

    Maravilhoso!!!

  • Mag:

    Depende do motivo pelo qual ele fez essa obra de arte.
    Se ele fez justamente pra homenagear as crianças que faleceram, ou se fez como protesto pela morte de crianças, então seria o caso de reavaliar, porque ele tem um objetivo em fazer algo tão polêmico, certo???????

  • Attílio:

    Ninguém tem o direito se não se sentir ofendido.
    Em vez de se preocuparem com o próprio nariz as pessoas ficam se preocupando com as coisas dos outros, problema seu se você se sentiu ofendido, isso só mostra que você é um cabeça dura.

  • Alex Keher:

    Isso é tão clichê.
    O ‘artista’ não precisa mais ser talentoso.
    Só precisa causar polêmica.
    E os seus detratores, são justamente aqueles que lhe proporcionam a tão almejada polêmica, que é garantia de fama.
    Concordo plenamente com o Gerson.

  • André Noll:

    Eu acho que ele poria ter coberto outra coisa com diamantes!!!

  • Dani:

    Achei a obra com um forte viés crítico…
    Nenhum crânio, seja infantil ou adulto, coberto por diamantes é mais valioso que a vida…
    Qualquer ser humano (normal) preferiria ter seu filho vivo do que um crânio coberto de preciosidades…
    E isto é o que fazem as autoridades… agem na hora da entrega dos crânios… com indenizações, homenagens póstumas, pedidos de desculpas…
    Crânios vem sendo entregues as famílias desde que o mundo é mundo… Pelas disputas de poder, nas terríveis guerras, em casos violentíssimos como o daquele menino do Rio que foi arrastado do lado de fora do carro num assalto ou da Gabriela que foi baleada no metro, em enchentes que levam os crânios pelos ralos…
    Enfim…esta obra revela uma faceta podre de uma sociedade que valoriza pedras em detrimento a vidas…

  • yuji:

    Tem gosto pra tudo , ou gosto e um assunto que não se discute .

  • Bruno Juncklaus:

    Não achei nada de nojento nem ofensivo, afinal é super normal.
    Vocês acham que bebê não tem crânio? o_o
    É uma coisa linda (molde do crânio) coberta de coisas lindas (diamantes).

    Eu acho tudo isso fantástico.

  • Puluko:

    Eu sou PAI e achei EXTREMAMENTE de mal gosto. Isso só prova que esse “tipo” de pessoa quer fama através de coisas nojentas e perturbadoras.

  • Theo:

    Achei ofensivo sim…
    na minha visao parece que homenageia a morte de criancas…
    Mas eu sou programador nao critico…mas nao gostei nao…

  • luiz:

    Eu até que achei bonitinho…

  • Aline:

    É o mesmo que muitos políticos fazem por aí!
    Roubando tiram dinheiro que deveria ir para hospitais publicos, que poderiam salvar a vida de muitas crianças? Quanto será que vale uma vida?
    Quanto vale uma criança e seu crânio! Realmente se a gente não por a massa cinzenta pra funcionar não dá certo. Obras de arte não vem com legenda explicativa!

  • Gerson:

    O cara cria polêmica e ganha dinheiro com isso…
    Isso é tão arte quanto BBB é cultura.

  • victor iturriet:

    eu acho que é um desperdício, afinal, o que a arte dele acrescenta às pessoas?
    na verdade, o que a maioria das artes visuas acrescenta a alguem quando não tem realmente uma mensagem?
    o que a monalisa tem de tão bonito? a grande técnica de pintura?

Deixe seu comentário!