Este artista arranja pedras para fazer fantásticos trabalhos artísticos

Por , em 8.02.2020

Durante os estudos Jon Foreman entrou em contato com a Land Art e se apaixonou. Ele sentiu que havia mais a ser explorado do mundo natural, especialmente onde mora em Pembrokeshire, País de Gales. Lá o litoral é extenso. Por isso, grande parte do trabalho de Foreman envolve o uso de pedras que ele encontra próximas ao mar.

Foreman disse ao site Bored Panda que ele utiliza vários tipos de materiais naturais, mas as pedras são o que ele consegue manipular melhor. Por causa da variedade de cores, formas, ângulos, posicionamento e espaço. Foreman relata primeiro coletar o material, depois ele começa a posicionar as pedras uma a uma. Durante o processo ele se desconecta do estresse do cotidiano.

Trabalhar com Land Art permite uma grande variedade de ambientes de trabalho. Cada um deles é diferente do outro. Além das pedras, Foreman usa folhas e já criou obras com cacos de vidro, cinzas e detritos em geral. Algumas vezes a areia é usada para criar imagens. O trabalho efêmero pode ser afetado tanto pelo tempo quanto pela interferência de outras pessoas.

Comunidade

Entre os diversos festivais nos quais já exibiu e criou trabalhos está o Llano Earth Art Fest, do qual Foreman participou em 2018. Ele contou ter encontrado no festival, aproximadamente, 30 artistas que, embora já conhecesse on-line há anos, nunca havia encontrado pessoalmente. Foreman relata que, em parte, por conta do festival a Land Art desenvolveu uma comunidade muito próxima e positiva nos últimos anos. Ele ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento desse campo.

No entanto, Foremant também conta que essa comunidade tem sido atacada por artigos. Estes alegam que os trabalhos são prejudiciais ao meio ambiente. Mas Foreman discorda, uma vez que utiliza material do próprio local em suas produções e alega que posteriormente as obras são desmanchadas pela própria natureza, retornando o material para o seu lugar de origem.

Foreman ainda destaca que o trabalho feito com a natureza chama atenção para o fato de que ela precisa ser protegida. Além disso, ele considera que ao mexer nas pedras não interfere na vida dos animais que vivem lá. Por fim, na opinião de Foreman, diversos materiais empregados no cotidiano são muito mais nocivos ao ambiente do que qualquer ciosa que ele faça com Land Art.

https://www.instagram.com/p/B2kErhrjVVj/?utm_source=ig_web_copy_link

Land Art

A Land Art é feita diretamente na paisagem. Isso pode ser feito tanto com modificações para torná-la uma obra de arte quanto com a construção de obras na paisagem com uso de materiais naturais. A Land Art fez parte do movimento mais amplo de Arte Conceitual, dos anos 1960 e 1970. As obras incluem grandes modificações nas paisagens, com uso de equipamentos, e também intervenções menores e efêmeras.

Essas obras costumam ser registradas em fotografias e mapas, que podem ser exibidos em galerias. [Bored Panda, Sculpt The World, Tate]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,93 de 5)

Deixe seu comentário!