9 fotos sem photoshop que misturam lugares reais e carros de brinquedo para fazer fotos históricas extremamente realistas

Por , em 22.10.2013

Michael Paul Smith é um artista que cria miniaturas há 25 anos, fotografando-as para formar imagens de uma cidade americana fictícia cheia de carros antigos, com cenas ambientadas nos anos 1920 a 1950 – a “Elgin Park”.

Como fabricante de miniaturas, Smith é um artista meticuloso. Seus modelos são tão detalhados que passam até mesmo por testes em close-up (como você pode ver nas fotos abaixo). Para dar mais realismo aos cenários registrados, Smith cria dioramas e usa perspectiva forçada.

O resultado é um tipo de ficção histórica, com cenas do dia-a-dia de Elgin Park reproduzidas com bastante fidelidade. Um resultado extraordinário, considerando que Smith não calcula a distância correta para colocar seus modelos – faz tudo “de olho”, usando uma câmera superzoom Canon SX280.

Perspectiva forçada é uma técnica fotográfica em que o fotógrafo coloca objetos grandes mais distantes, tornando-os menores, ou o contrário, coloca objetos pequenos mais próximos, tornando-os maiores na imagem. Isso confunde as noções de maior e menor, criando ilusões tipo “Terra dos Gigantes” e fazendo com que miniaturas aparentem ter o tamanho da coisa real.

Um diorama é um cenário em miniatura, geralmente usado para representar pequenas cenas de ação. Dioramas são um hobby comum entre estudiosos amadores de história, como os aficionados da Segunda Guerra Mundial.

A coleção de fotos de Smith está disponível em seu Flickr, onde ele também mostra como criou as cenas, sem medo de ser copiado. Afinal de contas, quantos por aí conseguem 300 miniaturas de automóveis tão bem feitas, e cerca de 15 prédios em escala? [Bored Panda, Petapixel, FStoppers]

miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-5 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-6 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-7 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-8 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-9 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-10 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-11 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-12 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-25 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-26 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-31 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-33 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-34 miniature-car-photos-elgin-park-michael-paul-smith-22

7 comentários

  • CARLA CRISTINA:

    lindo eu amo ver miniaturas eu ate ja tentei (e ainda tento) mas no final sempre erro a mão e amasso a quase obra de arte sei la acho que sou um pouco bruta para fazer esse tipo de artes acho que deveria usar materiais tipo pinças e etc mas um dia eu vou conseguir

  • Marte:

    Grande trabalho desse senhor. Quanta perfeição, que inveja.

    • Cesar Grossmann:

      Que tal fazer, de brincadeira, um troço assim?

      A parte difícil é conseguir uma miniatura realista (as primeiras ele comprava, mas as fábricas das miniaturas fecharam e ele passou a fazê-las), mas dá para fazer, de brincadeira, com miniaturas comuns, do tipo que se encontra nos bazares e lojas de brinquedos.

      Eu estou com vontade de tentar algo assim…

  • JOTAGAR:

    Isto me faz pensar se nosso contato com o mundo físico é real ou apenas uma ilusão de ótica criada pela mente…

  • Lg Luiz Guilherme:

    Queria mesmo é saber onde ele encontrou essas miniaturas tão perfeitas do Tucker! Sensacional o trabalho…

  • Felipe Santos:

    Muito bem bolado !

  • Daniele Jaqueline:

    Nossa, muito legal! Queria eu saber fazer isso.

Deixe seu comentário!