Árvores bioluminescentes: alternativas à iluminação tradicional

Por , em 22.11.2010

Esqueça os postes de luz que gastam muita energia. Pesquisadores taiwaneses estavam procurando uma alternativa não-tóxica e menos dispendiosa para o pó de fósforo usado em luzes de LED, e aproveitando a bioluminescência, sintetizaram nanopartículas de ouro – que tem forma de ouriços do mar – e transformaram árvores em novos postes de rua.

Como isso acontece? Os pesquisadores usaram plantas Bacopa caroliniana e difundiram suas folhas com nanopartículas de ouro. Eles descobriram que, embora usassem uma luz ultravioleta, as nanopartículas de ouro produziam uma fluorescência azul-violeta, que provocava uma emissão vermelha na clorofila que estava ao redor. A clorofila fez com que as folhas exalassem um brilho vermelho.

A ideia veio como uma alternativa a outras fontes de luz mais caras e tóxicas. A luz emitida por diodo (LED) substituiu a fonte de luz tradicional em muitos painéis de iluminação pública na estrada. Mas, segundo os cientistas, muito diodo, especialmente luz branca emissora de diodo, usa pó de fósforo para estimular a luz de comprimentos de onda diferentes.

O pó de fósforo é altamente tóxico e seu preço é caro. Com a nova criação, os pesquisadores acreditam que podem oferecer uma alternativa mais segura à iluminação tradicional, reduzindo a poluição luminosa e as emissões de carbono, além de reduzir gradualmente os custos de eletricidade.

Segundo os pesquisadores, no futuro, a bio-LED pode ser usada para fazer árvores luminescentes que iluminem as estradas durante a noite. Isto irá economizar energia, além de absorver o CO2, já que a bio-luminescência LED fará com que o cloroplasto realize fotossíntese. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,33 de 5)

18 comentários

  • Gera:

    Nanoparticulas de ouro…
    OURO?????????
    JÁ ESTOU AFIANDO O MACHADO!!!!!

  • Cachorrada:

    Os cachorros terão banheiros com iluminação!!! Até que em fim. Vai dar para fazer uma balada na praça.

  • adailton:

    mais uma que vai para o bau do esquecimento uahsaushauhsuhsuahsa.

  • carlos eduardo:

    massa essa nova tecnologia,pois as arvores terao grande importãcia.elas nao vao deixar de execer seu papel natura e ainda vao fornecer luz de maneira limpa e ecologicamente correta.

  • kelly:

    Como os pássaros irão dormir em árvores bioluminescentes nas cidades?

    • Rogerio79:

      Na verdade as aves não vão se importar com isso. Muitas até preferem dormir em locais bem iluminados.

  • Dener F.:

    Novos tipos de árvores de Natal estão por vir.

  • JEW PIERRIS:

    Ésta idéia é perfeita principalmente para cidades com um índice
    de poluição elevado é uma alternativa bem inteligente de captar o CO2,mas ésta técnica não deve ser utilizada em áreas de preservação ambiental para que não influam no eco sistema.
    Mas como que funcionaria a polinização será que élas transmitem
    a caracteristica?

  • Gray:

    “luz branca emissora de diodo”

    Corrige o erro aí… Não seria diodo emissor de luz branca?

    Gostei do artigo!

  • Rafael Rodrigues:

    Elizabeth / 23.11.2010
    É mais uma tentativa do homem interferir na natureza. Os resultados futuros podem não ser positivos para plantas e animais.

    embora eu não seja fatalista, compartilho da mesma preocupação. Acho que são necessários mais estudos para se ter certeza que isso não altera ou será problemático para as árvores a longo prazo…

  • Elizabeth:

    É mais uma tentativa do homem interferir na natureza. Os resultados futuros podem não ser positivos para plantas e animais.

  • Yuri Herdt:

    Poxa, bem que além deles falarem da parte interessante da pesquisa, poderiam falar da viabilidade financeira, será que vai dar pra substituir os postes por essas arvores? Em uma cidade inteira, iria trazer muito mais paz de espirito…

  • Balacobaco:

    As lanternas do futuro como serão? Um vasinho com bonsai!

  • Gude:

    Dai como sempre a natureza toma seu caminho e essas arvores modificadas tomam o lugar das normais…
    E os animais que dormem nessas arvores vão todos ser extintos por falta descanso…

  • yuji:

    Requer investimento ,vale a pena pesquisar mais.

  • Tony Amorim:

    Seria interessante usar um pouco de engenharia genética, retirando-se genes de vaga-lumes ou outros seres realmente bioluminessentes e implantando-os nas árvores. De fato, pensei que fosse isso quando li o título do artigo.

  • alessandro antonio:

    no mundo do AVATAR ja existe essas plantas. E uma tomada universal CSB

  • Z3hr0_C00l:

    Será que elas conseguirão reproduzir? Seria sensacional ver cidades cheio de verde pela manhã, fazendo sombra e tornando o ambiente mais fresco e a noite, arvores fluorescentes, me sentiria em Pandora.

Deixe seu comentário!