Fungo devastador de bananas atinge as Américas e a preocupação é gigantesca

Por , em 21.08.2019
Bananas

Um fungo que vem destruindo plantações de banana na Ásia e na Austrália chegou nas Américas e está causando sérios problemas na Colômbia.

Se não for contido, poderá devastar o maior comércio internacional de bananas, o das variedades Cavendish, que incluem a banana nanica.

TR4

O nome do problema é TR4 (do inglês “Tropical Race 4”), um fungo capaz de infectar diversos tipos de banana, mas particularmente nocivo às Cavendish, variedades muito comuns no mercado e no comércio de importação e exportação.

A infecção começou destruindo plantações na Ásia nos anos 1990, se espalhou para a Austrália e mais tarde para a África, e agora finalmente chegou às Américas.

O fungo atinge as raízes da banana e alcança seus sistemas vasculares, privando a planta de água e nutrientes.

Ele pode ser transmitido através de plantas infectadas sendo transportadas de uma área para outra, ou através de solo e água contaminados. Não pode ser controlado com fungicidas, então a principal maneira de lidar com ele é tentar impedi-lo de se espalhar.

Colômbia

Uma vez que exames de laboratório confirmaram que plantações na Península de Guajira estavam infectadas com o TR4, a Colômbia declarou estado nacional de emergência no último 8 de agosto. Foi a primeira vez que a presença do fungo foi registrada nas Américas. 175 hectares de cultivo foram afetados até agora.

As fazendas contaminadas estão em quarentena, mas o fungo já pode ter se espalhado para fora da zona de contenção – o que significaria décadas de terror para a produção de bananas em todo o continente americano.

“O solo é muito difícil de conter”, afirmou Fernando García-Bastidas, patologista de plantas da KeyGene em Wageningen, na Holanda, que realizou o teste para confirmar a presença do TR4 nas amostras colombianas. “Quem sabe quantos carros e pessoas entraram naquela fazenda e carregaram [o fungo] para outro lugar?”

Segundo García-Bastidas, quando o TR4 chega em algum lugar, é quase impossível de erradicá-lo.

“Essas epidemias se desenvolvem lentamente, então a [propagação] vai levar algum tempo”, explicou Randy Ploetz, patologista de plantas da Universidade da Flórida (EUA). “Mas, eventualmente, não será possível produzir Cavendish para o comércio internacional”.

Alarmante

A preocupação não é exagerada. Fungos já causaram problemas enormes no passado, por exemplo, na década de 1970, quando bananas do tipo maçã quase desapareceram dos mercados brasileiros.

De acordo com o portal Guara Notícias, esta variedade de fruta quase se extinguiu devido a um fungo conhecido como “mal-do-panamá”. As bananas do subtipo Cavendish são resistentes a ele, e foi assim que ganharam popularidade. Agora, existe a preocupação de que a mesma situação se repita. [Nature, GuaraNotícias]