As curiosas rosas negras de Halfeti

Por , em 7.01.2014

As rosas negras de Halfeti, ou Siyah gul, ganharam fama na internet quando fotos começaram a circular das supostas flores que crescem naturalmente naquela cidade turca, às margens do Eufrates.

Halfeti-black-roses2

Algumas imagens parecem produto de Photoshop, o que levantou a suspeita que se tratava de um boato. Talvez algumas das rosas, as que são totalmente negras (como a acima), sejam realmente modificadas, mas as que têm uma cor avermelhada (como a abaixo) podem ser verdadeiras, pois há uma possível explicação para seu tom estranho.

1044851_531533940227825_1511213483_n

Segundo alguns dos sites que noticiaram o fato, tratam-se de rosas de cor vermelha, mas superpigmentadas. O excesso de pigmentos vermelhos faz com que elas pareçam negras.

Além disso, o pH da água local também pode contribuir para a cor mais escura, já que o pigmento da rosa, a antocianina, apresenta diferentes cores para diferentes valores de pH a que é submetida.

Curiosamente, a antocianina também é encontrada em algumas outras plantas, como o açaí, a framboesa, a cereja, a cereja preta e a berinjela. A planta que mais tem antocianina por gramas é o “maíz morado”, um tipo de milho preto. [OddityCentral, NaturalGarden, Prefeitura de Halfeti, DijigalImaj, Todays Zaman]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!