As leggings podem realmente engordar?

Por , em 26.05.2011

Se há uma peça do vestuário feminino que quase todas as mulheres consideram fofa, prática e confortável é a legging. No entanto, esse item básico tão querido pode ser completamente descartado do guarda-roupa de todas as mulheres do mundo, se for confirmado um boato recente de que as populares calças elásticas podem fazer você engordar.

Segundo Sammy Margo, fisioterapeuta britânico, a legging pode ter um lado negativo. “Ela segura e apoia o quadríceps (músculo da coxa), glúteos e músculos do núcleo em sua barriga, e faz o trabalho que os músculos deveriam fazer”, diz ele. Como resultado, os músculos podem relaxar e “se desligar”, não ficando tão esbeltos e firmes como deveriam.

Em suma, as leggings deixam os músculos “preguiçosos”, o que resulta em pernas e barrigas flácidas e sem definição. E o pior de tudo, elas realmente podem fazer você engordar, enfraquecendo seus músculos e aumentando sua gordura corporal.

Ainda assim, nem todo mundo será vítima da legging. Pode haver um lado negativo em usá-las, mas nem todos os especialistas concordam que ela pode fazer você engordar. “Isso é ridículo”, afirma a Dr. Jana Klauer, especialista em perda de peso. “Não há nada nas leggings que causam qualquer mudança dentro do músculo ou na gordura da perna”.

Ela afirma que se o seu estômago e pernas são flácidas, com certeza é porque você está comendo demais ou não se exercitando o suficiente. Esqueça, baby: não adianta culpar as leggings ou dizer que elas afetam suas pernas positiva ou negativamente; elas são neutras.

A especialista admite que uma legging demasiado apertada em uma pessoa mais robusta pode enfatizar a gordura, mas a roupa em si não pode tornar ninguém gordo ou magro.

Quanto à ideia de que os músculos “se desligam e relaxam” quando usamos leggings, a nutricionista e fisiologista americana Felicia Stoler diz que não há credibilidade para essa declaração de uma perspectiva anatômica ou fisiológica.

“Nossos músculos funcionam quando os usamos, não quando o pomos em determinado vestuário”, explica. Segundo ela, a roupa não tem impacto sobre a utilização das fibras musculares, seja uma legging, uma calça jeans ou qualquer outro tipo.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Anónimo:

    Que estupidez, como umas calças elásticas podem interferir no trabalho dos músculos? É fisicamente impossível.

    Comecei a usar leggings há pouco tempo, sim são bastante confortáveis mas não chega mais disso.

    Usem a abusem, porque isto é mais outra mentira.

  • Guilherme Euripedes:

    Esse artigo já foi mostrado, e novamente eu digo que não faz nenhum sentido ela engordar…Usem e abusem.

    Sou Personal Trainer de Musculação e Condicionamento Físico e MMA.

  • Technomage:

    Bah, ridículo, o coeficiente de elasticidade é muito baixo mesmo para interferir no trabalho muscular.
    E provavelmente, se intereferisse, seria o efeito contrário: Forçaria mais os musculos. Pois os mesmos fazem mais esforço para o movimento de contração.

    Estando a teoria do sujeito certa, quanto de energia uma legging pouparia energia dos musculos? 40J?

    De qualquer forma, esse tipo de pesquisa é o tipo que tem muito respaldo qualitativo, mas quando se põe no papel, percebe-se que quantitativamente todos os resultados são desprezíveis.

  • EuláliaReis:

    Olha EU semre usei legging! Era encarnada por usá-las, mas tinha pernas bem torneadas e as usava desde o tempo que surgiu a Madonna, que as usava com saia por cima! Depois a legging explodiu! Mas é uma pena pois a maioria das mulheres não se tocam e as usam para realmente segurar a celulite, as banhas que sobram! Quem usa a legging com o corpo enxuto não comprometem em nada a gordura, mesmo as estampadas! Elas vestem bem que está com o corpo na medida certa! Como toda moda tem seus prós e contras!Cabe as usuárias usarem o que lhes fica bem!Ser gorda nãoé problema! O problema é ficar ridícula! Fala sério!

Deixe seu comentário!