As pessoas acabaram de perceber que os tucanos são mais estranhos do que elas pensavam

Por , em 25.01.2020

Os tucanos são aves admiráveis com bicos graciosos muito mais estranhas e interessantes do que você poderia imaginar.

Confira uma série de fatos sobre esses animais incríveis, e depois compartilhe com as pessoas que você gosta:

O crânio

Você já viu o crânio de um tucano? Tenho certeza que não. Só não se assuste, eles são MUITO menores do que o seu magnífico bico.

O esqueleto

Aliás, todo o esqueleto do tucano não fica muito longe disso. Sem as penas, o bico do tucano equivale a 50% do volume desses animais.

Sono em bola

Tucanos possuem vértebras modificadas na cauda que permitem que eles a coloquem sobre suas próprias cabeças. Ou seja, quando dormem, esses pássaros parecem fofas bolas de penas coloridas.

A utilidade do bico

O bico alaranjado do tucano não é apenas para exibição. Ele possui uma rede de vasos sanguíneos que o pássaro pode expandir para resfriar sua temperatura corporal – uma função semelhante às grandes orelhas dos elefantes.

Bebês

Você sabe como um bebê tucano se parece? Vai descobrir agora.

Língua

Outro fato surpreendente sobre os tucanos são suas línguas: elas parecem penas e podem ter até 15 centímetros.

Peso do bico

Carregar uma coisa dessas na cara deve ser pesado, né? Não. O bico dos tucanos tem pequenos furos de ar que o deixam bastante leve.

Raio-X

Ainda sobre o bico, é assim que ele se parece em um raio-X:

Tucano-de-bico-arco-íris

O tucano-de-bico-arco-íris é o pássaro nacional de Belize. Estamos falando da espécie Ramphastos sulfuratus, que lembra um tucano típico, exceto por ter um bico mais colorido.

Outros gêneros

Quando você ouve a palavra “tucano”, provavelmente pensa em um gênero específico, o Ramphastos. No entanto, existem quatro outros gêneros de tucano, incluindo Andigena (tucanos da montanha), Selenidera, Pteroglossus e Aulacorhynchus (tucanos verdes). Além disso, tucanos são parentes distantes dos pica-paus.

Confira exemplos dos demais gêneros, na ordem mencionada, abaixo:

Alimentação

Tucanos comem principalmente frutas. Mas eles são animais “oportunisticamente onívoros”, o que significa que, caso não tenham acesso a frutas, comem animais como lagartos, pássaros e insetos que estiverem disponíveis para sobreviver. [TheBoredPanda]

• Guilherme Junqueira de Almeida: